MaisFé.org

5 passos para ser o tipo de homem que Cristo é

“Sensualidade nunca foi virilidade, e nunca o será” ensinou o Elder Carlos E. Asay. “O verdadeiro homem é aquele que cede aos influxos do Espírito Santo e procura adquirir virtudes cristãs. O verdadeiro homem é aquele que permite que o Espírito lhe dirija a vida…O Salvador [é] o modelo perfeito de virilidade.”

Muitas vezes, a masculinidade é relacionada com a agressividade, poder e autoridade. Os homens são ensinados que é melhor ser fortões, arrogantes e descarados. No entanto, o nosso exemplo perfeito, Jesus Cristo, demonstra, através de Suas palavras e de Suas ações, uma definição diferente de masculinidade—uma que é mais suave, mais compassiva e gentil.

O Élder D. Todd Christofferson disse:

“O Senhor perguntou aos discípulos que tipo de homens deveriam ser, Ele próprio respondeu: “Em verdade vos digo que devereis ser como eu sou”. Essa é a nossa busca final. O que foi que Ele fez que podemos imitar como homens?”

Aqui estão algumas respostas.

  1. Ame incondicionalmente.

Eu vos digo, porém: Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” – Mateus 5: 44

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós, que também vós uns a outros vos ameis.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” – João 13:34-35

  1. Tenha empatia

“Jesus, pois, vendo-a chorar, e os judeus que com ela vinham também chorando, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.

E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. Jesus chorou” – João 11:33-35

“E levantaram-se do chão e ele disse-lhes: Bem-aventurados sois por causa de vossa fé. E agora, eis que é completa a minha alegria.

E depois de haver proferido estas palavras, ele chorou e a multidão testificou isso; e pegou as criancinhas, uma a uma, e abençoou-as e orou por elas ao Pai.

E depois de haver feito isso, chorou de novo.” – 3 Néfi 17:20-22

  1. Busque tesouros no céu e não na terra

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;

Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” – Mateus 6:19-21

mudanças em janeiro

  1. Mantenha-se comprometido com a sua família

“Eu vos digo, porém, que qualquer que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” – Mateus 5:28

“E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne?

Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” – Mateus 19:5-6

não fez

  1. Mostre compaixão

“E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

E vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam fatigados e desgarrados, como ovelhas que não têm pastor.” – Mateus 9:35-36

“E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e foi movido de íntima compaixão para com ela, e curou os seus enfermos.

E caindo a tarde, os seus discípulos aproximaram-se-lhe, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si.

Jesus, porém, lhes disse: Não é necessário que vão; dai-lhes vós de comer.” – Mateus 14:14-16

  1. Conheça e trate as pessoas como filhos de Deus.

“E aconteceu que, estando ele em casa assentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e assentaram-se juntamente à mesa com Jesus e seus discípulos.

E os fariseus, vendo isso, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?

Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.” – Mateus 9:10-12

O que aprendi sobre Jesus Cristo com a vista de Élder Oaks

Seja um homem (de Cristo)

Pedro ensinou:”[Cristo] nos chamou por sua glória e virtude” —glória porque somos ministros de Seu evangelho e virtude porque devemos ter um elevado caráter moral. Como observa o Dr. Taylor Halverson, a raiz latina da palavra virtude é vir, que significa “homem”, e Jesus Cristo é o exemplo perfeito do que significa ser virtuoso. Falando da apresentação pública de Pilatos de Cristo, o Elder Christofferson disse: “o Senhor… ficou diante do povo, da mesma forma que Ele está hoje, —o mais elevado ideal de ser homem. Eis o Homem!”

Realmente, eis o Homem. E, por causa de Seu mandamento, seja um homem – seja um homem de Cristo.

Fonte: LDS Living

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *