BrasilMaisFé.org

Por que a dedicação do templo de Fortaleza foi um momento histórico

Para os santos dos últimos dias da cidade costeira do nordeste, que esperaram pacientemente pela dedicação de um templo anunciado há quase dez anos, o Élder Ulisses Soares veio realizar uma grande bênção.

Em várias reuniões de fim de semana nos eventos relacionados à dedicação do Templo de Fortaleza Brasil, o Élder Soares relembrou a conversão de seus pais quando ele tinha cinco anos de idade.

Já que não havia nenhum templo em toda a América do Sul, eles esperaram 14 anos antes de poder ir ao templo para receber as investiduras e ser selados como família.

Falando sobre a mudança de vida de seus pais e a preparação deles para entrar no templo, ele disse:

“Era algo com que eles sonhavam por muito tempo. O alto custo e a distância tornaram essa viagem quase impossível.”

Quando jovem, em 1978 e bem antes da dedicação de um novo templo em São Paulo no final daquele ano, ele partiu em sua missão ao Rio de Janeiro sem nunca ter frequentado o templo. Enquanto ele estava servindo em sua missão, o resto de sua família foi ao templo pela primeira vez.

Um mês antes de terminar a missão, o Élder Soares e meia dúzia de outros missionários receberam a permissão especial de seu presidente de missão para se juntar a uma das caravanas do templo que levavam membros do Rio de Janeiro para o templo de São Paulo.

Ele ficou no templo por cinco horas, recebeu sua própria investidura e depois foi selado a seus pais, que se juntaram a ele naquele dia. Então ele retornou ao Rio para seu último mês de serviço.

“Por causa dessas cinco horas gloriosas no templo”, ele lembrou, “eu aprendi sobre o plano de salvação e as promessas que o Senhor tinha para mim, então eu estava ansioso para compartilhá-las com as pessoas que estava ensinando.”

O casal soares ressaltou a importância e o impacto dos convênios do templo e do serviço no templo em suas vidas em suas vidas.

O Élder Soares enfatizou a pureza da Casa do Senhor e a importância de alguém ser digno de participar das ordenanças do templo, mesmo quando jovem ou como um adulto solteiro. Ele repetidamente gesticulou e apontou em direção ao templo a partir do púlpito do centro de estaca adjacente onde as reuniões de sábado foram realizadas para enfatizar que ele é uma “fortaleza” para ajudar a resistir às tentações, tanto antes quanto depois das missões e do casamento.

O Élder e a irmã Soares também tiveram uma reunião com uma capela cheia de membros da Igreja “pioneiros” de Fortaleza, incluindo alguns que haviam sido batizados mais de meio século antes.

Um momento histórico

A dedicação do templo proporcionou uma oportunidade para celebrar a história da Igreja em Fortaleza, que começou como um ramo em dificuldades frequentado por um punhado de famílias convertidas há 50 anos. A cidade prosperou e agora tem mais de 30 estacas e 90.000 membros.

Elder Soares agora se torna o primeiro apóstolo de fora dos Estados Unidos a dedicar um templo em seu país de origem. Ele dedicou o sétimo templo da Igreja no Brasil em português, sua língua nativa.

“Sou muito grato à Primeira Presidência, eles poderiam ter enviado outro apóstolo”, disse o Élder Soares, o membro mais jovem do Quórum dos Doze, que o Presidente Russell M. Nelson designou para dedicar o templo de Fortaleza.

“Mas eles me deram a oportunidade… eles me deram a missão”, ele acrescentou, se emocionando, “e isso significa muito pra mim. É meu próprio país, minha própria língua e meu próprio povo.”

É a terceira vez que uma oração dedicatória do templo é oferecida em um idioma que não é o inglês, e não sendo necessária a tradução para os membros no evento.

A primeira vez foi em setembro de 2016, quando o então Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência, ofereceu a oração rededicatória no Templo de Freiberg Alemanha, em alemão.

A segunda foi no início deste ano, quando o Élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze, dedicou o Templo de Kinshasa, República Democrática do Congo, com orações em francês, a língua oficial daquele país.

E o elemento histórico da linguagem vai um pouco além: todas as três sessões dedicatórias em Fortaleza foram feitas completamente em português; todos os discursos, todos os hinos, todas as orações e o brado de Hosana.

Após a terceira e última sessão de dedicação do dia, o Élder Soares disse:

“Senti-me como se estivéssemos no céu – acho que o Senhor nos deu a oportunidade de sentir o espírito do país e o espírito do idioma”.

O Élder Larry Y. Wilson , Setenta Autoridade Geral e diretor executivo do Departamento de Templos, também estava em Fortaleza com sua esposa, a irmã Lynda Wilson, que serviu como missionária de tempo integral no Brasil de 1969 a 1971.

“Eu mal posso acreditar na força da Igreja aqui”, disse o Élder Wilson, consciente das mais de 30 estacas que compõem o distrito do templo de Fortaleza.

Tendo servido no Brasil aproximadamente na mesma época em que o ramo de Fortaleza na região nordeste do país começou a se consolidar, o Élder Wilson mencionou as diferenças desde quando chegou em 1969 até o dia de hoje em 2019.

Há cinquenta anos, o Brasil tinha uma estaca, três missões, nenhum templo e nenhuma autoridade geral brasileira. Hoje, a maior nação da América do Sul reivindica 273 estacas e cerca de 1,5 milhão de membros, 35 missões, sete templos e meia dúzia de autoridades gerais nativas, com cinco Setentas Autoridades Gerais e um apóstolo, o Élder Soares.

Uma chuva de bênção sobre o Brasil

A primeira sessão dedicatória contou com a tradicional cerimônia de pedra angular com público. Depois que ele e sua esposa saíram para colocar argamassa em volta da pedra angular que simbolizava o acabamento do templo, o Élder Soares convidou outros líderes visitantes e membros da presidência do templo e suas esposas a fazer o mesmo.

Ele também convidou vários membros de longa data e crianças para participar da cerimônia.

O Élder Soares disse:

“Significa muito para mim fazer parte desse momento histórico e ver o maravilhoso crescimento que aconteceu e as bênçãos que inundaram o Brasil.

É algo que toca profundamente meu coração, porque vejo a mão do Senhor abençoando nosso país, abençoando nosso povo para que ele possa realizar suas próprias ordenanças e fazer convênios com o Senhor ao preparar sua Segunda Vinda.”

Esta é uma tradução do artigo escrito originalmente por Scott Taylor e foi publicado no site thechurchnews.com com o título “How the dedication of the Fortaleza Brazil Temple by Elder Soares became a historic event”.

Relacionado:

Assista a reportagem da Band sobre a dedicação do Templo de Fortaleza

2 comentários sobre “Por que a dedicação do templo de Fortaleza foi um momento histórico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *