4 dicas do Élder Jeffrey R. Holland para todos os professores da Igreja
Nota da editora: Artigo originalmente publicado em 2017 e atualizado para maior clareza.
“Todos queremos ensinar como Jesus ensinou. Sua instrução era simples, direta e poderosa. Ele, muitas vezes, contou histórias ou parábolas para que as pessoas pudessem compreender facilmente. Sem exceção, Suas lições eram espiritualmente motivadoras. Ele amava Seus ouvintes. E também, os que tinham ouvidos para ouvir e olhos para ver, o amavam”, disse o Élder Jeffrey R. Holland durante uma reunião do conselho mundial para professores de 5 de novembro de 2017.
E sobre o que significa ensinar à maneira do Salvador, ele compartilhou: “amar, motivar, ajudar os outros a entender, assim como Cristo fazia.”
Mas, para aqueles de nós que não são perfeitos como Jesus Cristo, como podemos tornar esse alto padrão uma realidade? Bom, o Élder Holland nos ajuda com a resposta:
“Vocês têm amados líderes comprometidos a orientar, treinar e incentivar vocês. Vocês recentemente organizaram reuniões de conselho de professores em que outros professores compartilharão ideias com vocês. Vocês têm manuais e dicas de ensino e vários recursos auxiliares ao seu alcance. Vocês conseguem!”
Ao mesmo tempo, o Élder Holland nos deu alguns avisos sobre as coisas que são potencialmente perigosas para os professores.
“Deixe-me começar algumas coisas que não devemos fazer, coisas que acho que impedirá o ensino pelo Espírito.”
1. Não se programe, planeje ou se prepare demais
Quando fazemos isso, “esquecemos que estamos ensinando pessoas, seres humanos, uns aos outros, e estamos usando material — estamos usando lições e doutrina — para fazer isso”, o Élder Holland compartilha.
2. Não sintam que há material demais e que há necessidade de falar tudo
O Élder Holland nos lembra que nosso foco principal é manter um bom relacionamento com as pessoas que estamos ensinando, “e não deixar o material brutalizar a lição e nos brutalizar”. Quando isso acontece, estamos propensos a ficar ansiosos e frenéticos, algo que torna difícil para nós sentir o Espírito.
3. Não seja alguém que fica enrolando na aula e diz “não me preparei. Vim confiando que o Espírito do Senhor nos dará direção”
Essa pode ser uma das mais perigosas de nossas tendências como professores. Como o Élder Holland enfaticamente diz: “Isso é pedir demais do Espírito. É pedir ao Espírito que faça o trabalho dele e o nosso trabalho também”.
4. “Se não receberdes o Espírito, não ensinareis”
Após citar essa escritura em Doutrina e Convênios 42:14, o Élder Holland diz: “[A escritura] não significa apenas que vocês não vão ensinar, e não significa apenas que vocês não poderão ensinar, significa que vocês não deverão ensinar” se não tiverem o Espírito. Contudo, mais uma vez o Élder Holland oferece palavras de consolo para aqueles que possam ficar com medo dessa perspectiva, reforçando sua mensagem inicial: “Vocês conseguirão!”
Fonte: www.LDSLiving.com