5 Notas de rodapé interessantes nas escrituras que você provavelmente não viu

Eu entendo. Se o seu estudo das escrituras é parecido com o meu, existe uma boa chance de você não ter o costume de olhar as incontáveis notas de rodapé das obras padrão.

Mas acredite ou não, elas foram criadas por inspiração. Na verdade, muitos Santos dos Últimos Dias brilhantes como Bruce R. McConkie, Thomas S. Monson e Boyd K. Packer passaram muitas horas compilando elas.

O Élder Boyd K. Packer comentou que a compilação das notas de rodapé, referências cruzadas, etc., foi mais tarde o cumprimento da profecia feita no velho testamento de que a vara de Judá (a Bíblia) e a vara de Efraim (o Livro de Mórmon) se tornariam um. As notas de rodapé ajudam a ligar e a fornecer esclarecimentos importantes sobre muitas escrituras.

O Élder Packer também enfatizou que esses livros, quando colocados juntos, representam um banco de dados significativo sobre a vida e os ensinamentos do Salvador.

“Essas referências constituem a maior reunião e mais compreensiva compilação de informações das escrituras, sobre a missão e os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo, na história do mundo.”

Com isso em mente, vamos ver algumas notas de rodapé que podem te inspirar a começar a lê-las, na próxima vez que você estudar as escrituras.

1. 1 Néfi 16:34

E aconteceu que Ismael morreu e foi enterrado no lugar chamado Naom.

Nota de rodapé: Hebraico provavelmente para “consolação, ” do verbo naham “se desculpar, consolar. ”

Pelo contexto histórico, essa nota de rodapé é muito interessante porque Naom era um lugar que já existia (não nomeado por Leí) e seria um nome apropriado para um lugar de sepultamento (tristeza, sofrimento, etc.). Mais tarde, uma pesquisa mostrou que o maior cemitério da Arábia tem um nome idêntico ou similar.

 2. Provérbios 3:5-6

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Nota de rodapé do versículo 6 – Humildade, humilde.

Quando leio a palavra reconhece nesse versículo, não posso dizer que imediatamente relaciono com ser humilde. No entanto, reconhecer o Senhor é um grande ato de humildade. Hoje, vemos no mundo que muitas pessoas são orgulhosas demais para reconhecer que um poder maior guia as suas vidas. Ouvimos frases como “Eu sou responsável pelo meu sucesso. Meu trabalho duro é a razão de eu ser rico. Eu fiz isso.”

Aquela simples nota de rodapé foi um lembrete necessário para mim de que essas frases estão erradas. O Pai Celestial é a fonte de todas as coisas boas ou felizes que acontecem conosco, e é importante que sejamos humildes e reconheçamos as mãos Dele a cada dia em nossas vidas.

3. Alma 18:5

Ora, esta era a tradição de Lamôni, que ele havia recebido de seu pai, de que existia um Grande Espírito.

Nota de rodapé Alma 60:32

Eis que podeis supor que o Senhor vos poupará e condenará os lamanitas, quando foi a tradição dos pais deles que causou seu ódio…

Me lembro de ler essa nota no final da minha missão e a poderosa lição que aprendi. Naquela época, eu estava depressivo e desanimado, enquanto tentava ensinar o Evangelho em uma vila onde outra religião predominava. Eu sentia que as pessoas tinham tanto ódio e tantas concepções erradas sobre a Igreja. Depois de ler essa nota, percebi que era como se fosse o Rei Lamôni e os lamanitas. A maior parte de sua crença, cultura e até mesmo ódio, vinha da “tradição de seus pais. ” Reconheço que se eu estivesse no lugar deles e tivesse a mesma educação que eles tiveram, provavelmente eu teria ideias similares e preconceitos contra a nossa religião.

Isso me ajudou a enxergar essas ,como Deus as via e fomos capazes de construir ótimos relacionamentos e ver grandes sucessos acontecerem naquela vila, enquanto buscávamos entendimento e coisas em comum com a comunidade.

4. Êxodo 4:21

E disse o Senhor a Moisés: Quando retornares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que pus na tua mão, mas eu endurecerei o seu coração, para que não deixe ir o povo. 

Na nota de rodapé em TJS “…e far-te-ei prosperar; mas Faraó endurecerá o seu coração, e não deixará ir o povo.

A escritura inicial implica que o Senhor endureceria o coração do Faraó, o que não faz muito sentido. Por que o Senhor faria o Faraó agir dessa maneira? A tradução de Joseph Smith revela que era necessário que o próprio Faraó, presumidamente sob a influência de Satanás, endurecesse o coração contra o povo.

três nefitas

Christ with Three Nephite Disciples, by Gary L. Kapp

5. Mosias 2:41

E ainda mais, quisera que considerásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. 

A nota de rodapé se refere a várias escrituras, a primeira começa com Mateus 11:29 (28-30): “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma.”

O Salvador nos lembra que o caminho para a verdadeira felicidade, está em nos conectarmos com Ele. Ao seguir o Evangelho Dele, e aplicar a expiação Dele em nossas vidas, encontraremos o resto. Essa é a verdadeira felicidade.

Acima disso, há somente algumas amostras de muitas diferentes notas de rodapé que encontraremos lendo as santas escrituras. Enquanto deve parecer insensato ler cada uma das notas de rodapé, separar um tempo para juntar escrituras diferentes ou esclarecer um versículo, certamente deixará o seu estudo das escrituras melhor.

Fonte: Third Hour

Relacionado:

Uma pergunta do Livro de Mórmon que pode mudar uma vida + a resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *