MaisFé.org

Como apoiar os nossos líderes na Igreja?

Desde a criação do mundo, o Senhor chamou servos e os deu autoridade para ensinar as Suas palavras e guiar o Seu povo na Terra. Hoje, não é diferente. Temos profetas e apóstolos vivos que lideram a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e ajudam as pessoas a se achegarem a Cristo.

A história da viúva de Sarepta, em 1 Reis 17:8-16, é um exemplo de como confiar e apoiar os líderes do Senhor (mesmo em circunstâncias difíceis).

O profeta Elias foi enviado pelo Senhor a Sarepta durante um período de grande seca e fome. Ao chegar, encontrou uma viúva que coletava gravetos para preparar uma última refeição para ela e seu filho. Mesmo diante de sua situação desesperadora, Elias lhe pediu água e pão, dizendo:

“Não temas; vai, faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traz-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Pois assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra.” (1 Reis 17:13-14)

Apesar da situação crítica, a viúva escolheu confiar nas palavras de Elias e fez o que ele pediu. Ela preparou o pão e deu primeiro ao profeta, acreditando na promessa que ele havia feito em nome do Senhor. Como resultado dessa demonstração de fé e obediência, a promessa foi cumprida:

“E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram ele, ela e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que falara pelo ministério de Elias.” (1 Reis 17:15-16)

A viúva de Sarepta seguiu as instruções de Elias, mesmo quando parecia ilógico ou difícil. Ela confiou que o Senhor cumpriria Suas promessas através do profeta. Ela demonstrou sacrifício ao dar o pouco que tinha para alimentar Elias primeiro e fé no Senhor e em Seus servos.

Por seguir o conselho do profeta, ela e suaa viúva e seu filho foram abençoadas com a provisão necessária para sobreviver à crise. Essa história ensina como o apoio aos líderes chamados por Deus traz bênçãos e proteção.

Da mesma forma que o Senhor chama profetas, Ele também prepara líderes em nossas alas e estacas, que nos ajudam de uma maneira ainda mais próxima e pessoal. Mas esses líderes não trabalham sozinhos. Eles precisam do nosso apoio. O Presidente Russell M. Nelson ensinou:

“Todos os líderes na Igreja do Senhor são chamados pela devida autoridade. Logo, nenhum profeta ou líder desta Igreja chama a si mesmo. Ninguém jamais foi eleito profeta. O Senhor deixou isso bem claro ao dizer: ‘Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei’. Vocês e eu não ‘votamos’ nos líderes da Igreja — em nenhum nível. Mas temos, sim, o privilégio de apoiá-los.”

Temos o “privilégio de apoiá-los” quando oramos por eles, seguimos seus conselhos, aceitamos chamados e designações e evitamos as críticas.

O que não devemos fazer

Ao apoiar um líder na Igreja, há comportamentos que devemos evitar para manter o respeito e a harmonia dentro da congregação. Aqui estão algumas coisas que não devemos fazer:

  • Criticar. Evite comentários negativos ou críticas públicas que possam minar a confiança em seu líder.
  • Questionar a autoridade do chamado. Não é adequado questionar se o líder é “digno” ou “capaz” de exercer seu chamado. Quando questionamos, demonstramos falta de confiança no processo de revelação e inspiração.
  • Desrespeitar instruções ou decisões. Se seu líder oferece orientações que estão de acordo com a doutrina de Cristo e os princípios do evangelho, não há motivos para desrespeitamos suas decisões.
  • Fazer fofocas. Evite espalhar boatos sobre a vida pessoal do líder ou sobre suas ações dentro e fora da Igreja.
  • Comparar com líderes anteriores. Um líder nunca vai ser como o outro. Somos todos diferentes e temos diferentes experiências de vida que moldam nossas atitudes, decisões e maneiras de pensar. Cada pessoa exerce maneiras diferentes de liderança e está tudo bem.

O que podemos fazer para apoiar nossos líderes

Para apoiar nossos líderes podemos tomar várias atitudes positivas, demonstrando respeito e cooperação. Aqui estão algumas formas de apoiá-los:

  • Orar por eles. Ore para que os líderes recebam inspiração e força para cumprir seus chamados e para que possam lidar com seus desafios pessoais.
  • Seguir suas orientações. Apoie seus líderes ao seguir suas instruções e conselhos, confiando que eles estão agindo de acordo com a vontade do Senhor.
  • Apoia-los publicamente. Durante as reuniões, ou ao serem chamados, levante a mão em sinal de apoio e compromisso, faça comentários positivos e demonstre apoio e encorajamento.
  • Servir com disposição. Esteja disposto a aceitar chamados e servir nas responsabilidades que o líder delegar. Lembre-se que esses chamados são ponderados e inspirados, se eles estão pedindo, é porque o Senhor precisa da sua ajuda para edificar o Seu reino na terra.
  • Oferecer ajuda prática. Pergunte como você pode ajudar de alguma maneira. Ofereça seu tempo e talento em apoio às necessidades em sua ala ou estaca.
  • Ser paciente e compreensivo. Entenda que os líderes também são humanos e cometem erros. Mostre paciência e ofereça apoio em vez de condenação.
  • Agradecer pelo serviço. Expresse gratidão pelo tempo e esforço que os líderes dedicam ao serviço, seja em conversas pessoais ou com pequenos gestos de apreço.
  • Apoiar suas famílias. As famílias dos líderes também precisam de apoio, já que o serviço pode ser exigente. Mostre consideração e compreensão por suas circunstâncias.

Essas atitudes mostram que respeitamos e apoiamos o chamado de nossos líderes. Além disso, é por meio do nosso apoio que continuamos a edificação da Igreja do Senhor e a pregar o evangelho de Jesus Cristo.

Veja também: 11 perguntas (muito boas) do Presidente Nelson para você

Posto original de Maisfé.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *