MaisFé.org

Como compartilhar o evangelho de Jesus Cristo?

Como membro da Igreja de Jesus, entendermos a importância da obra missionária, talvez nos cobramos ao pensar que deveríamos compartilhar mais sobre o evangelho, mas não o fazemos.

Afinal, é uma grande bênção ter o conhecimento que temos e as experiências espirituais que vivemos nas capelas, templos ou num estudo das escrituras.

Só que, mesmo sabendo dessa importância, nos sentimos desafiados, inseguros ou até com medo sobre como iniciar essas conversas com amigos, familiares ou desconhecidos. Mas não é impossível e cada um, a sua maneira, é capaz. 

Nosso objetivo é ajudar você a falar sobre sua fé e prestar seu testemunho sobre Cristo. Para isso, é essencial entender o que significa compartilhar o evangelho, a abordagem certa para esse processo, e como o Espírito Santo pode guiar nossos esforços.

O que é compartilhar o evangelho?

Pelo que aprendemos nas escrituras, compartilhar o evangelho é levar as boas novas de Cristo ao próximo, convidar as pessoas a se aproximarem de Deus e viverem os ensinamentos do Salvador. 

Jesus Cristo, ao longo de Seu ministério terreno, demonstrou como o amor, a compaixão e o serviço são essenciais na forma de comunicar o evangelho. Em Mateus 28:19-20, Jesus instrui:

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

Esse mandamento de ensinar o evangelho não foi dado somente aos apóstolos, mas se aplica a todos os discípulos de Cristo.

Líderes da Igreja frequentemente relembram esse dever. O Élder Gary E. Stevenson ensinou:

“Ao amar, compartilhar e convidar, participamos da grande e gloriosa obra que prepara a Terra para a vinda do Messias.”

O que não fazer ao compartilhar o evangelho de Cristo

Evite discussões e confrontos. Evite entrar em debates ou conversas argumentativas, pois isso tende a afastar, em vez de aproximar, as pessoas do evangelho.

Não critique outras religiões ou crenças. É essencial manter o respeito por todas as crenças. O evangelho deve ser compartilhado com amor, sem desrespeitar outras perspectivas religiosas.

Evite abordagens forçadas. Forçar ou insistir em compartilhar o evangelho pode deixar as pessoas desconfortáveis. Permita que a conversa aconteça de maneira natural.

Não julgue quem está preparado. Não decida por conta própria se alguém está pronto ou não para ouvir o evangelho; lembre-se de que cada pessoa tem seu próprio tempo e jornada.

Evite falar sem inspiração do Espírito. Compartilhar o evangelho sem buscar orientação espiritual pode resultar em mensagens sem impressões espirituais. Permita que o Espírito Santo guie cada conversa e testemunho.

O que fazer ao compartilhar o evangelho como um verdadeiro discípulo de Cristo

Ore por orientação e oportunidades. Ore para que Deus mostre a você quando e como compartilhar o evangelho, e para que Ele coloque pessoas em seu caminho que estejam prontas para ouvir.

Ouça ativamente. Antes de falar sobre o evangelho, escute com atenção. Mostrar interesse genuíno pelas preocupações e histórias da pessoa ajuda a criar uma conexão sincera.

Compartilhe o seu testemunho. Falar como o evangelho impactou sua vida pode tocar o coração das pessoas porque o Espírito sempre vai testificar da verdade. 

Demonstre o evangelho por meio do exemplo. Viver conforme os ensinamentos de Cristo, com atos de bondade e paciência, pode ser a forma mais eficaz de mostrar o poder do evangelho.

Use recursos da Igreja. Ofereça materiais e recursos oficiais, como o aplicativo “BIblioteca do Evangelho” e o site da Igreja, para que a pessoa explore no seu próprio ritmo.

Seja amável e respeitoso. Aborde as pessoas com humildade e permita que sintam o amor de Cristo por meio de suas palavras e atitudes.

Aproveite eventos e atividades da Igreja. Convide as pessoas para eventos ou atividades da Igreja, como conferências gerais ou em sua congregação, atividades de serviço ou reuniões sociais, onde possam conhecer mais pessoas que vivem o evangelho de Cristo e sentir o Espírito.

Seja paciente e persistente com amor. Entenda que o processo de aceitação do evangelho é gradual para muitos; continue prestando seu testemunho, demostrando amor e apoio ao longo do tempo.

Expresse gratidão. Ao compartilhar o evangelho, demonstre gratidão pelo que você aprendeu e como isso transformou sua vida. Permita que os outros vejam o valor dessas bênçãos em sua vida.

Deixe o Espírito conduzir. Confie que o Espírito Santo está ao seu lado para direcionar suas palavras e ajudá-lo a saber quando falar e quando ouvir.

Não tenha medo. Lembre-se de que o Espírito Santo é seu guia e que Cristo é seu companheiro na missão de compartilhar o evangelho Dele. Mesmo que algumas pessoas não aceitem de imediato, cada esforço feito com amor tem valor e pode render frutos que se tornarão incontáveis.

Conclusão

Compartilhar o evangelho é um privilégio que permite tocar vidas e levar as bênçãos de Cristo a pessoas ao redor do mundo. É um processo que envolve paciência, amor e a direção do Espírito Santo. 

Compreender o que significa compartilhar o evangelho e como fazer isso da maneira certa, sem pressão, crítica ou medo pode fazer toda a diferença na sua jornada como discípulo de Cristo. Como o Presidente Nelson disse:

 “O evangelho de Jesus Cristo nunca foi tão necessário quanto nos dias de hoje. (…)Contendas violam tudo o que o Salvador defendeu e ensinou. Amo o Senhor Jesus Cristo e testifico que Seu evangelho é a única solução duradoura para a paz. Seu evangelho é um evangelho de paz. Seu evangelho é a única resposta quando muitas pessoas no mundo estão chocadas por causa do medo. Isso reforça a urgente necessidade de seguirmos a instrução dada pelo Senhor a Seus discípulos: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Temos a sagrada responsabilidade de compartilhar o poder e a paz de Jesus Cristo com todos os que estiverem dispostos a ouvir e permitirem que Deus prevaleça na vida deles”.

Veja também: Como posso ser mais grato?

Posto original de Maisfé.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *