Como manter um diário quando a gente odeia escrever no diário

Este ano, eu fiz uma meta para manter um diário com mais frequência, e embora eu ainda não seja uma ávida mantenedora de registros por qualquer meio, eu estou um pouco melhor. Na verdade, tudo começou a dar certo quando simplesmente descobri o que funciona para mim, e pode não funcionar para você! Então eu compilei uma lista de maneiras de desfrutar mais do ato de manter o diário e espero que algo aqui seja de utilidade para você.

Responda a uma pergunta

A pergunta pode ser qualquer uma que você queira, embora eu sugira fortemente escolher algo sobre o que você vai gostar de escrever. É possível usar a mesma pergunta todos os dias ou ter perguntas diferentes para cada dia da semana. Faça o que der certo para você!

Aqui está uma lista de perguntas que podem ser úteis:

  • Como eu vi a mão de Deus na minha vida hoje?
  • Qual foi a coisa mais engraçada que aconteceu hoje?
  • Quais foram as melhores e piores partes do meu dia?
  • Hoje em especial sinto gratidão por…

Diário digital

Manter um diário online tem, de longe, sido a chave para manter os registros no diário para mim. No final do dia, eu estou cansada e a última coisa que eu sinto vontade de fazer é pegar o diário físico e escrever à mão por vários minutos. Para mim, digitar é muito mais rápido e mais divertido! Com meu diário digital, posso adicionar fotos, links e muito mais para personalizar meu diário. Além disso, é gratuito, acessível em qualquer lugar e mais fácil de pesquisar seu conteúdo se você estiver procurando algo específico que você escreveu anteriormente.

Diário de voz

O registro no diário em áudio é uma ótima opção para pessoas que não gostam de escrever. É rápido e facilmente acessível para quase qualquer pessoa com um smartphone. Ele também permite que você leve o diário para onde você for, que é uma grande vantagem, para que você possa gravar seus pensamentos ao andar pela casa, pelo bairro ou qualquer outro lugar!

Use uma agenda como diário

Esta é uma das maneiras mais fáceis de manter um diário, e é muitas vezes negligenciada. Muitas pessoas usam uma agenda, mas não conseguem enxergar o potencial de ela servir como diário! Ela já inclui todos os seus planos, eventos e listas de coisas a fazer… Então, adicione uma observação ou duas sobre como o evento foi e pronto!

Seja criativo!

Há muitas maneiras diferentes de refletir sobre nossa vida e manter o controle das coisas que fizemos. Não precisa ser colocando algo no papel com a caneta, gravando ou digitando, se isso não é algo que lhe interessa! Crie um diário de passagens onde você pode colar todos os seus esboços (passagens de viagem, ingressos de cinema etc.) em suas páginas. Pegue um caderno de rascunhos e esboce algo que você viu naquele dia! Escreva poemas, faça um scrapbook, tire uma foto com a Polaroid por dia ou faça qualquer outra coisa que imaginar! Mantenha um registro de sua vida da maneira que você achar que melhor o representa.

Defina uma meta numérica

Outra coisa que me ajudou a registrar com mais frequência no diário foi definir um objetivo numérico. Eu defini uma meta para o diário, pelo menos, 50 vezes este ano, e ter um certo número que eu estou esperando para alcançar me ajudou me manter na linha com o passar dos meses. Manter um registro dos meus esforços permite-me ver facilmente o meu progresso e me motiva a ser mais coerente.

Registre suas experiências espirituais

Tão importantes quanto os acontecimentos cotidianos de nossa vida, as experiências espirituais são muitas vezes ainda mais comoventes. Eu mantenho um diário de minhas experiências espirituais desde que eu tinha 13 anos e, embora eu seja lamentavelmente não tão consistente, é surpreendente olhar para trás e lembrar de experiências que de outra maneira eu teria esquecido completamente. Fortaleceu meu testemunho e impulsionou meu espírito em épocas de desânimo, e não posso recomendar essa prática o suficiente.

Manter um diário é a coisa mais próxima que temos para tocar uma lembrança, e estou determinada a fazer mais do mesmo e fazer do meu jeito. Só cabe a você descobrir o seu!

Quais são algumas outras formas criativas de manter um diário ou coisas que ajudaram você? Nós adoraríamos ouvir suas ideias e dicas nos comentários!

Esta é uma tradução do artigo escrito originalmente por Amy Keim e foi publicado no site thirdhour.org com o título “How to Journal When You HATE Journaling”.

Relacionado:

Como ter um diário pessoal me ajudou a escrever livros

Um comentário em “Como manter um diário quando a gente odeia escrever no diário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *