O que significa Deus colocar inimizade entre Eva e Lúcifer?
O que significa quando Deus colocou uma inimizade entre Eva e Lúcifer?
Resposta:
Essa é uma questão muito mais profunda do que podemos pensar. Existem camadas nesse diálogo que eu nunca ouvi na Escola Dominical. Então, fico feliz em explorar esse assunto com você. Tenha em mente que usarei principalmente a linguagem de Gênesis, em vez da cerimônia do templo. No entanto, você pode reconhecer algumas palavras do templo também.
E porei inimizade
- entre ti e a mulher
- entre a tua semente e a sua semente;
- (Ele) te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gênesis 3:15 (pontos de referência e parênteses acrescentados)
A primeira interpretação é que Eva, por si só, não será condenada ao inferno por causa da sua transgressão. Lembre-se de que isso ocorre no contexto da guerra no céu. Todos estavam ou com o Pai Celestial ou com Lúcifer. Nada de ficar em cima do muro.
Assim, Satanás presumiu que Adão e Eva seriam imediatamente condenados a estar entre os seguidores dele. E, sem Adão e Eva, a humanidade não estaria se multiplicando na Terra — o que frustraria os planos do Pai. Mas não foi bem assim que aconteceu. O Senhor tem uma maneira de transformar o mal em Seus justos propósitos.
Ela não se tornaria uma das seguidoras de Satanás. Ela ficaria com Adão e estará sob a proteção do Senhor. Esta é a primeira camada de inimizade entre a serpente e a Mulher.
O Jardim
A próxima interpretação é que Eva representa todas as mulheres. Agora, se considerarmos o ato de Eva comer o fruto como algo que é um protótipo das mulheres, precisamos refletir sobre o que isso significa.
No Jardim, tudo o que eles precisavam foi provido para eles. Mesmo sendo instruídos a cultivar e cuidar do jardim (Gênesis 2:15) isso não exigia muito esforço.
“E toda planta do campo que ainda não estava na terra, e toda erva do campo que ainda não brotava; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra e regava toda a face da terra. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda árvore agradável à vista e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” Gênesis 2:5-6, 9
Os vapores regavam todas as plantas. As plantas não tinham inimigos naturais (insetos, ervas daninhas, etc.). Mesmo quando consideramos o significado simbólico/metafórico da narrativa, não havia muito o que fazer para cuidar do jardim.
Eles recebiam os bons frutos que as plantas (o Senhor) lhes forneciam gratuitamente. Mas o verdadeiro ‘cultivar e cuidar’ parecia ser nada mais do que pedir a crianças para realizar algumas tarefas domésticas. Elas não ‘ganham a vida’.
Curiosamente, o mundo perfeito que não carecia de nada foi criado propositalmente com uma coisa inatingível — a árvore do conhecimento do bem e do mal. E não foi porque não havia o suficiente. Foi porque era proibido.
Como provedor, Adão (o homem) estava perfeitamente feliz em colher o que lhe era fornecido. E as necessidades eram atendidas. E quanto a Eva?
O papel de Eva
Para os fins de sua pergunta, devemos reconhecer que a literatura antiga de muitas culturas ao redor do mundo tende a incluir a curiosidade de uma mulher como um catalisador em suas histórias de origem.
No caso de Pandora (na Mitologia Grega), ela acabou sentindo o peso do mundo sobre seus ombros, mas foi aliviada pela esperança (o único item restante na caixa — um presente de Prometeu — cujo nome significa ‘previdente’).
No caso de Eva, ela queria mais conhecimento. Mas o Pai (que conhece o fim desde o princípio) providenciou a esperança do Salvador para toda a humanidade, o que aliviou seus fardos após serem expulsos do Jardim do Éden.
O próximo aspecto que lemos é que fala sobre a inimizade entre ‘o teu descendente e o dela’. Isso se refere ao fato de que os espíritos que seguem Satanás não podem nos possuir quando quiserem, porque somos os descendentes de Eva. Isso só acontece se os convidarmos. No final, temos poder sobre nossos corpos no sentido espiritual.
Outro aspecto é o que os judeus ortodoxos afirmam: Os descendentes da Mulher é o povo da aliança (judeus). Aqueles que não fazem parte da aliança (gentios) são os descendentes de Satanás. Para os Santos dos Últimos Dias, somos um povo da aliança.
E os não pertencentes à aliança são o descendente de Satanás. Não se engane. Isso não significa que os gentios sejam maus. Isso significa que, sem alianças, eles estão sob o poder dele. E ele exerce domínio sobre eles.
E, através de tristes experiências, vimos a inimizade que a maior parte do cristianismo sente em relação a nós. Isso é inevitável para um povo da aliança.
Adão e Eva foram colocados sob aliança com o Senhor para receber essa proteção, criando inimizade entre nós e o poder do diabo. E, se não vivermos de acordo com essas alianças, nós também estaremos sob o poder dele.
Jesus Cristo
O próximo aspecto: uma interpretação cristã comum indica que o descendente é Jesus Cristo. Por extensão, a mulher é Maria, a mãe mortal do Salvador. Haverá inimizade entre Jesus e Satanás. Também houve proteção oferecida a Maria em seus primeiros anos para se tornar o vaso escolhido que carregou o Salvador ainda no ventre até Belém e cuidou Dele depois.
Embora Satanás possa pensar que obteve vantagem com a crucificação (ferindo Seu calcanhar), o Senhor conhece o fim desde o princípio. E a culminação da Expiação de Cristo esmagou a cabeça da serpente.
A leitura final, que compartilharei hoje, diz respeito à Árvore da Vida. Não apenas Satanás foi proibido de se aproximar dela, mas também havia outra separação.
“E havendo lançado para fora o homem, pôs querubins a oriente do jardim do Éden, e uma espada flamejante, que se revolvia para todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.” Gênesis 3:24
Os mortais também não têm permissão para se aproximar da Árvore da Vida, e não teremos esse privilégio até a ressurreição.
Eu sei que isso é muito para absorver. E isso é apenas o começo. Espero que o Espírito possa te ajudar a entender ainda mais.
Fonte: Ask Gramps
Veja também: Perguntas e Respostas: O que é ser uma testemunha especial de Cristo?
The post O que significa Deus colocar inimizade entre Eva e Lúcifer? appeared first on maisfe.org.
Posto original de Maisfé.org