MaisFé.org

Perguntas e respostas: o que é reverência?

A reverência é uma virtude essencial para a adoração entre os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

De acordo com o Guia de Estudos das Escrituras, reverência é o “profundo respeito pelas coisas sagradas”. O Élder L. Tom Perry ensinou que “a reverência emana de nossa admiração e respeito pela Deidade”.

A reverência, mais que um simples comportamento externo, reflete a verdadeira devoção e adoração a Deus. O Presidente David O. McKay disse que a “reverência é o respeito profundo mesclado ao amor” (Conference Report, abril de 1967, p. 86).

O presidente McKay também ensinou:

“A maior manifestação da espiritualidade é a reverência; de fato, a reverência é a espiritualidade. A reverência é um respeito profundo misturado com amor. É uma “emoção complexa formada por vários sentimentos da alma”. [Um escritor] disse que ela é “o mais nobre dos sentimentos humanos”. Em outra ocasião, eu disse que se a reverência é o estado mais nobre e elevado, a irreverência é o estado mais baixo no qual um homem pode viver no mundo. (…)

A reverência abrange a consideração, a deferência, a honra e a estima. Sem um certo grau de reverência, portanto, não há cortesia, gentileza nem consideração pelos sentimentos ou direitos alheios. A reverência é a virtude fundamental na religião. É um dos “sinais de força; a irreverência, um dos indicadores mais seguros de fraqueza. Nenhum homem se erguerá a posições elevadas”, afirmou alguém, “se zombar de coisas sagradas. As grandes lealdades da vida”, continua ele, “precisam ser tratadas com reverência ou serão renegadas nos dias de tribulação”.

Ter uma atitude reverente

Nas escrituras há diversos exemplos de reverência. No Livro de Mórmon em Mosias, enquanto o Rei Benjamim pregava para o seu povo, eles suplicaram pela “remissão de [seus] pecados”. Em resposta, o Rei Benjamim disse:

“E permitiu ele que pedísseis em vão? Não; ele derramou sobre vós o seu Espírito e fez com que se enchessem de alegria os vossos corações e fez com que se fechassem as vossas bocas para que não vos pudésseis exprimir, tão grande era a vossa alegria.”

Quando recebemos o Espírito Santo e a remissão de nossos pecados, quando nossos desejos justos são atendidos ou quando recebemos uma bênção tão grande que é difícil descrever em palavras, temos a certeza que cultivamos uma atitude reverente.

“A reverência convida a revelação”

Algo muito comum é sentir que não recebemos revelação ou que elas raramente acontecem. Muita gente lembra de momentos no passado, como quando os missionários as visitaram ou quando serviam missão, e parece que naquela época o Espírito Santo estava mais presente.

Hoje, essas pessoas podem sentir que estão longe de tudo aquilo. Ou até se sentirem desanimadas por serem incapazes de receber revelação. Mas, se pararmos para refletir, talvez o que esteja faltando é reverência.

O Presidente Boyd K. Packer explicou bem isso quando disse que “a reverência convida a revelação”. Quando respeitamos profundamente as coisas sagradas, como fazíamos antes, nossas ações refletem isso.

Oramos de forma sincera, lemos as escrituras com um desejo real de aprender, servimos ao próximo com dedicação, frequentamos o templo e honramos nossos convênios, e nos arrependemos dos nossos erros. Tudo isso abre uma porta para a revelação.

Uma segunda história do Livro de Mórmon sobre reverência reflete exatamente isso. Lembra do capitão Morôni? Ele era tão dedicado e reverente que, para ele, defender sua fé e sua liberdade era algo sagrado. Ele até escreveu no estandarte da liberdade:

“Em lembrança de nosso Deus, nossa religião e nossa liberdade e nossa paz, nossas esposas e nossos filhos”.

Morôni era um homem de fé firme, que orava com devoção e lutava para proteger o que era sagrado. A escritura diz que “se todos os homens tivessem sido e fossem e pudessem sempre ser como Morôni… o diabo nunca teria poder sobre os corações dos filhos dos homens”.

Isso mostra o impacto de uma vida reverente e dedicada.

chance

“Tão grande era o júbilo da multidão, que ficaram prostrados”

O terceiro exemplo impressionante é quando Jesus visitou os nefitas. Em 3 Néfi 17, vemos como aquelas pessoas se sentiram após ouvir a oração do Salvador.

“E as coisas que disse em sua oração não podem ser escritas e a multidão que o ouviu deu testemunho. E desta forma testemunham: Os olhos jamais viram e os ouvidos jamais ouviram, até agora, coisas tão grandes e maravilhosas como as que vimos e ouvimos Jesus dizer ao Pai; E não há língua que possa expressar nem homem que possa escrever nem podem os corações dos homens conceber coisas tão grandes e maravilhosas como as que vimos e ouvimos Jesus dizer; e ninguém pode calcular a extraordinária alegria que nos encheu a alma na ocasião em que o vimos orar por nós ao Pai. E aconteceu que, após haver terminado a sua oração ao Pai, Jesus se levantou; mas tão grande era o júbilo da multidão, que ficaram prostrados”

A reverência deles era tão grande que mal podiam expressar a alegria que sentiram. Durante Seu tempo entre os nefitas, Jesus Cristo foi exemplo de reverência, e ensinar sobre reverência é, acima de tudo, dar o exemplo. Reverência é algo ativo, cheio de entendimento e amor. Quando temos essa atitude, nos preparamos para o dia em que “todo joelho se dobrará e toda língua confessará” que Jesus Cristo é o Senhor.

Ao seguirmos o exemplo de pessoas como o capitão Morôni, os nefitas e o próprio Cristo, podemos fortalecer nossa espiritualidade e nos preparar para as bênçãos eternas que o Senhor deseja nos conceder.

Posto original de Maisfé.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *