MaisFé.org

Perguntas e respostas: quem foi João Batista?

Você conhece a história do nascimento de João Batista? Ele era primo de Jesus Cristo e veio ao mundo de por meio de um milagre. Seus pais, Zacarias e Isabel, já eram idosos e nunca tinham conseguido ter filhos. A Bíblia não deixa claro se o problema era com Isabel ou com Zacarias, mas o fato é que eles não esperavam mais ter filhos.

Então, aconteceu algo incrível! Zacarias, que era um sacerdote, estava no templo quando o anjo Gabriel apareceu e anunciou que Isabel teria um filho. Só que Zacarias, por ser idoso, ficou em dúvida. Ele questionou: “Como saberei isso? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade.?”

Como parte de sua resposta, o anjo disse que Zacarias perderia a voz até que o bebê nascesse. Quando Isabel finalmente ficou grávida, ela disse:

“Porque isto me fez o Senhor, nos dias em que atentou para mim, para tirar o meu opróbrio entre os homens”.

A missão de João já estava profetizada

O mais interessante é que o nascimento de João Batista não foi só uma surpresa para os pais dele. Ele já estava destinado a uma grande missão muito antes de nascer. Quando Zacarias recebeu a revelação, ele sabia que o nome do menino deveria ser João. Esse nome não era aleatório, tinha um propósito divino.

Anos antes, no Velho Testamento, Isaías já havia falado sobre a missão de João:

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus”. (Isaías 40:3; Lucas 3:4; Mateus 3:3).

Malaquias também profetizou que um mensageiro viria para preparar o caminho para o Senhor (Malaquias 3:1). Até no Livro de Mórmon, um profeta chamado Leí teve essa mesma revelação sobre João. Em 1 Néfi 10:8-10 lemos:

“Sim, ele iria clamar no deserto: Preparai o caminho do Senhor e endireitai suas veredas, pois há entre vós um que não conheçais e ele é mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de desatar a correia das alparcas. E muito falou meu pai sobre isso. E disse meu pai que ele batizaria em Betabara, além do Jordão; e disse que ele batizaria com água; que ele batizaria o Messias com água. E depois de haver batizado o Messias com água, ele reconheceria e testificaria haver batizado o Cordeiro de Deus que iria tirar os pecados do mundo”

Néfi, o filho de Leí, teve a mesma visão e contou que o Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de uma pomba após João batizá-lo (1 Néfi 11:27).

João Batista

O propósito de João Batista

Desde antes de João Batista nascer, sua missão já estava traçada. O anjo Gabriel disse a Zacarias que João seria cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe, e que ele converteria muitos filhos de Israel, preparando-os para a chegada do Salvador. João seria grande aos olhos do Senhor, e sua missão era essencial para o plano de Deus.

Quando João nasceu, com oito dias de vida, na cerimônia de circuncisão, Zacarias profetizou:

“E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir adiante da face do Senhor, para preparar os seus caminhos Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados”.

Esse era o futuro de João Batista: preparar o povo para Jesus Cristo.

Embora a Bíblia não dê muitos detalhes sobre a infância de João Batista, sabemos que ele teve uma vida peculiar. Após a morte de seu pai, que foi assassinado por defender João durante a matança ordenada por Herodes, João cresceu no deserto.

Ele seguia a lei do nazireado, que incluía regras bem específicas, como não cortar o cabelo, evitar certos alimentos e viver uma vida de pureza (Números 6:1-22).

O Élder Bruce R. McConkie comentou que João veio com toda a rigidez dos nazireus, o que o ajudou a se concentrar em sua importante missão (Doctrinal New Testament Commentary, 1:263). Ele viveu uma vida simples, dedicada à sua preparação espiritual.

O ministério de João Batista

Com cerca de trinta anos, João Batista começou seu ministério, e logo atraiu multidões. Jerusalém, toda a Judeia e até as regiões ao redor do rio Jordão iam ouvi-lo pregar.

Ele pregava sobre arrependimento e batizava aqueles que se arrependiam de seus pecados. Mas o ponto central da pregação de João era preparar o caminho para Jesus Cristo.

João era direto em suas palavras, especialmente com os fariseus e saduceus, que achavam que eram superiores por serem descendentes de Abraão. Ele os repreendia e enfatizava a necessidade de um arrependimento sincero (Mateus 3:7-10).

Além disso, João sabia que sua missão maior era batizar o Salvador. E quando chegou o momento, ele ficou surpreso e honrado.

Quando Jesus veio até ele para ser batizado, João hesitou, dizendo que ele, João, é que deveria ser batizado por Jesus, e não o contrário. Mas Jesus insistiu e disse que era necessário cumprir toda a justiça (Mateus 3:13-15).

O testemunho de João Batista sobre Jesus

Depois de batizar Jesus, João viu o Espírito Santo descer sobre o Salvador na forma de uma pomba. Foi um momento incrível e uma confirmação de sua missão. João declarou publicamente que Jesus era o Cordeiro de Deus, aquele que tiraria o pecado do mundo (João 1:29).

O profeta Joseph Smith explicou por que João Batista era considerado o maior dos profetas. Ele disse que João teve a honra de preparar o caminho do Senhor, batizar o Filho de Deus e possuir as chaves do poder naquela época (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 168).

Mesmo sendo tão grande, João sempre apontava seus seguidores para Cristo. Ele entendia sua missão e ao falar de Cristo, em sua humildade, declarou que “a ele convém crescer, porém a mim, diminuir.” (João 3:30).

Infelizmente, a vida de João teve um fim trágico. Ele foi preso por denunciar o pecado de Herodes, que havia se casado com a esposa de seu irmão. Durante uma festa, Herodes, pressionado por sua esposa e enteada, ordenou que João fosse decapitado (Marcos 6:14-29).

Mesmo assim, o legado de João Batista é eterno. Em 1829, ele apareceu como um ser ressurreto a Joseph Smith e Oliver Cowdery e restaurou as chaves do Sacerdócio Aarônico (D&C 13). João Batista não foi apenas um grande profeta, mas um exemplo de humildade e dedicação à obra de Deus.

Veja também: Perguntas e respostas: o que é reverência?

Posto original de Maisfé.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *