MaisFé.org

Quando o mundo parece estar pior, como podemos encontrar a luz?

Com tanta tragédia e violência acontecendo no mundo, é fácil ficamos apavorados. No entanto, através de Cristo, podemos encontrar paz, amor e clareza ao estudar e aplicar Seus ensinamentos. Aqui estão algumas razões, idéias e fatos para ajudar você a enxergar o bem no mundo, quando tudo o que parece estar terrível.

Nos finais de semana nos Estados Unidos, as televisões, os celulares e as mídias sociais são preenchidos com fotos de morte e violência. Parece que o nosso mundo está ficando mais sombrio, violento e maligno. É nesses momentos que podemos sentir o medo entrar em nossas vidas diárias. Podemos sentir que nossos esforços para fazer o bem não fazem muita diferença porque o mundo já está muito corrompido.

É nisso que o adversário quer que acreditemos. Lemos nas escrituras que esta vida deve ser alegre. A vida é cheia de dificuldades e tragédias, mas o Senhor criou essa vida para nós, para que pudéssemos ter felicidade. O inimigo quer que acreditemos que devermos ter medo da vida e viver todos os dias com esse medo. Ele quer que recebamos inúmeras notícias que prejudicam nossa visão do mundo e que nos fazem pensar que não há esperança.

Se ele pode fazer com que passemos o dia sentindo desespero, medo e pessimismo, ele está nos vencendo. Ele quer que vejamos essa vida como uma experiência cheia de dificuldades e não como uma experiência alegre e um dom precioso.

Mas, felizmente, temos um exemplo de paz. Jesus Cristo é a maior fonte de felicidade para nossas vidas e podemos ser gratos por saber que tudo será corrigido por meio de Sua Expiação. Não importa a tragédia, a dor e a tristeza, a Expiação do Salvador alcança cada indivíduo de uma maneira pessoal.

A Expiação do Salvador não é apenas para quando algo dá errado, é também para quando perdemos as esperanças. Ele nos lembra que Ele “venceu o mundo” e que devemos “ter bom ânimo”em Seu amor. A Expiação de Cristo pode consertar corações, e aquilo que é “plantado em fraqueza por fim será levantado em poder”, como o Élder Holland declara em seu discurso “Como um vaso quebrado”.

Mas, muitas vezes, é incrivelmente difícil ver as coisas boas do mundo quando as notícias mostram apenas coisas ruins. Além disso, lemos nas escrituras que o mundo ficará pior, e isso pode nos encher de medo. Nesta época, nossa visão é a coisa mais importante. Se pudermos nos concentrar no amor de Cristo e ver o bem que está sendo feito no mundo, podemos encontrar a paz para viver cada dia como um dom precioso e cheio de alegria.

O Livro de Mórmon fala de Jesus Cristo

No ano passado, o psicólogo canadense Steven Pinker deu uma palestra fornecendo estatísticas reveladoras que ilustram como somos verdadeiramente abençoados por estarmos vivos neste momento. Devido às notícias que ouvimos, geralmente vemos apenas os eventos ruins e que nos dão medo. Mas, à medida que ampliamos nossa visão, podemos ver que ocorreram tantas melhorias no nosso mundo nos últimos trinta anos.

O Dr. Pinker fornece fatos e estatísticas que mostram que nossa qualidade de vida melhorou, que estamos vivendo mais e que avançamos na criação de um mundo melhor. Ele enfatiza que, embora estejamos vendo tanta negatividade em nosso mundo hoje, na verdade estamos nos tornando pessoas melhores. Ele também nos lembra que o progresso não é algo que simplesmente acontece, mas é algo que se baseia em nosso compromisso de tornar o mundo um lugar melhor.

Sheri Dew disse uma vez que “nossos espíritos desejam progredir” e à medida que progredimos, encontramos um sentimento maior de felicidade.
Se o inimigo pode nos fazer sentir que o mundo está arruinado e que por isso precisamos ter medo, como podemos torná-lo um lugar melhor para as pessoas ao nosso redor? O Dr. Pinker dá uma variedade de excelentes lições e advertências sobre maneiras pelas quais podemos fazer do mundo um lugar melhor continuamente.

As estatísticas podem nos fornecer uma prova lógica de que esta vida é maravilhosa, e o amor de nosso Salvador Jesus Cristo pode encher nossas almas de alegria. À medida que nossa perspectiva começa a mudar e vemos coisas boas acontecendo ao nosso redor, podemos nos sentir capacitados em nossas próprias habilidades para tornar o mundo um lugar melhor.
Podemos nos aproximar daqueles que estão à nossa volta, podemos enviar uma mensagem amigável ou postar um vídeo que foi inspirador para nós. Podemos sofrer com aqueles que estão de luto devido aos horríveis eventos que aconteceram.

Nosso amoroso Pai Celestial testifica e se lembra de cada um de nossos esforços para fazer o bem e enviará Seu Espírito para nos fortalecer quando sentirmos medo dos eventos que acontecem à nossa volta. James E. Faust nos ensinou que há muita esperança neste mundo em seu discurso “Esperança, uma âncora para a Alma”.

“Em minha opinião, nunca houve na história desta Igreja motivo para tamanha esperança no futuro da Igreja e nos seus membros em todo o mundo. Creio e testifico que estamos indo para um nível mais alto de fé e atividade do que jamais aconteceu antes. Oro para que cada um de nós seja encontrado fazendo sua parte nesse grande exército de retidão.”

Fonte: LDS Daily

2 comentários sobre “Quando o mundo parece estar pior, como podemos encontrar a luz?

  • Pingback: Quando o mundo parece estar pior, como podemos encontrar a luz? - Rádio SUD

  • ANNA CHRISTINA DEGAUT GOES SANTOS

    Primeiramente, parabenizo a todos por este maravilhoso recurso adicional, o qual será de grande valia para o crescimento espiritual dos sábios!
    Quanto ao comentário, penso que, desde que o mundo foi criado, divergências de todas as naturezas acompanharam a evolução humana. Infelizmente, a tendência poderá continuar a fortes degradações. Todos os dias, os meios de comunicação nos bombardeiam com notícia que raramente falam de paz, os temas geralmente são os mesmos. Tantas leis, acordos e tratados são assinados, todavia, as pessoas decidem quebrá-los em interesse próprio. Mesmo em meio a tantos cáos, acredito que, o caminho para longe da violência e em direção à paz está na transformação dos corações. Por mais esforço, reflexão e cuidado que dediquemos à busca da paz, não devemos nunca deixar de buscar maneiras de transformar corações. E o ponto de partida é bem pertinho, com nosso próprio coração e com o coração das pessoas que estão mais próximas de nós. Está escrito em D&C 98:16 ” Portanto renunciai à guerra e proclamai a paz; e procurai diligentemente voltar o coração dos filhos para seus pais e o coração dos pais para os filhos.”
    Nenhum caminho leva à paz, seja individual ou mundial, a não ser que nos afaste dos efeitos do pecado e da influência de Satanás. Satanás sempre ensinou o ser humano a conquistar o que quiser pela força, tirando outras vidas. Gosto da maneira franca com que John Taylor, um Presidente da Igreja desta dispensação, nos indicou o rumo a seguir. Ele disse: “A paz é um dom de Deus. Querem ter paz? Acheguem-se a Deus. Querem que haja paz na sua família? Acheguem-se a Deus. Querem que a paz envolva sua família? Se quiserem, vivam de acordo com sua religião e terão a paz de Deus e ela permanecerá com vocês, pois essa é a origem da paz e ela não permanece em nenhum outro lugar.”
    O poder de decidir está em nossas mãos! Que possamos sempre desejar ser a Luz deste mundo e o Sal desta Terra, e assim, emprestaremos sabor uns para com os outros, a fim de, paulatinamente transformarmos este mundo, conforme os desígnios Divino!

    Sou Anna Christina Degaut
    Moro em Salvador/Ba
    Ala Parque da Cidade

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *