3 elogios que mais magoam as mulheres do que ajudam

Por causa do fato de nossa cultura estar tão saturada com elogios superficiais, a maioria de nós os utiliza pela força do hábito, sem ao menos pensar. Embora jamais devemos ter medo de compartilhar uma palavra agradável sobre o outro, pensar um pouco mais antes de elogiar pode ser um longo caminho a ser percorrido na comunicação. Dizer da maneira correta e pensada significa evitar mensagens perigosas e não intencionais que podemos nem perceber que estamos enviando.

Elogios sobre o tamanho

 elogios

Os elogios que tratam somente sobre o tamanho criam uma ideia perigosa de que o tamanho de uma mulher afeta diretamente seu valor. É bom reconhecer quando alguém está tentando fazer escolhas mais saudáveis, mas ao elogiar somente a perda de peso, começamos a incentivar a perda de peso a qualquer custo.

Em vez de usar elogios que se concentram em resultados (ou seja, perda de peso) e reforçar comportamentos potencialmente danosos, devemos enquadrar nossos elogios para que se concentrem na razão por trás dessas mudanças desejáveis (ou seja, exercício regular e uma dieta saudável). Em vez de dizer: “Você parece tão magra. Emagreceu foi?” por que não dizer: “Você parece tão saudável e feliz”. Estas mudanças sutis passarão cada vez mais a mensagem “você parece tão bem!” Esses comentários transmitem que você percebe e se preocupa com a felicidade e o bem-estar da outra pessoa, não apenas com a sua aparência.

Elogios que se fixam em apenas um atributo

O Élder Holland observou: ”Vocês podem dizer de modo muito mais positivo que ‘Susana é bonita e Sandra é inteligente’, mas Susana só vai se lembrar que não é inteligente, e Sandra, que não é bonita. Elogiem cada [pessoa] individualmente pelo que é, e [ajudem-na] a escapar da obsessão de nossa cultura em comparar, competir e de nunca sentir que somos ‘suficientemente bons’.” (Élder Jeffrey R. Holland, “A Língua dos Anjos”, A Liahona, maio 2007).

Elogios excessivos do tipo “você é melhor que todos” podem fazer alguém se sentir inadequado, ou pior, extremamente incapaz. Esses pensamentos atrapalham porque tentam definir uma pessoa com base em um único atributo. Em vez de usar clichês, por que não tenta ser mais criativo ao fazer elogios, reconhecendo algo novo e genuíno sobre a pessoa e que você não tinha notado antes? Adicione diversidade à conversa. Tente algo como: “Além de você ser inteligente, também cozinha muito bem”. Evite definir a pessoa com os seus elogios e deixe-os saber que ela é um “pacote completo”.

Elogios comparativos

elogios

“Você tem o cabelo crespo mais bonito de todos. Queria que o meu fosse assim”. Pare aí mesmo! No minuto em que você começa a se “meter” no elogio, já cometeu um erro gigantesco.

A verdade é que, quando dizemos algo negativo sobre nós mesmos, as chances de que provavelmente há alguém na sala lutando com o mesmo problema é muito grande. Ao nos compararmos, conectamos nossas inseguranças com as de outra pessoa.

Vou contar um segredinho: é como um jogo que ninguém ganha. Há muitos problemas com comparações: elas se autoperpetuam de modo indefinido, comparam as coisas erradas, julgam com base nas aparências e não na realidade. Também comparam o nosso pior com o melhor do outro, criam inveja e orgulho, e se concentram muitas vezes em coisas que não podemos mudar, nos impedindo de nos desenvolver e trabalhar nas coisas que podemos mudar, como a nossa perspectiva.

Conclusão

elogios

Então, sempre que for tentado a se colocar no meio do elogio, recue. Concentre-se no que é positivo, porque a melhor maneira de construir sua autoimagem e elevar o nível de confiança é ajudar a construir a de outro. E lembre-se que o sucesso de outra pessoa não diminui o seu. Você é bonita de uma forma diferente de qualquer outra pessoa. É talentosa, peculiar, gentil e inteligente.  Mais importante, você é amada pelo seu Pai Celestial. Ele vai Se orgulhar de sua bondade ao elevar outra pessoa por meio de seus elogios pensados e que têm o poder de mudar perspectivas e lembrar-nos do que mais importa.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

5 Elogios que Podem Fortalecer Seu Casamento

 

The post 3 elogios que mais magoam as mulheres do que ajudam appeared first on Mormonsud.net.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *