MaisFé.org

Como encontrar paz nas histórias sobre infertilidade encontradas na Bíblia

Quando percebi quantas histórias na Bíblia falam sobre infertilidade, soube que havia algo importante para aprender com essas lições de vida.

É difícil não chorar quando falo sobre as dificuldades que enfrentei com meu marido relacionadas à infertilidade. Foi uma época difícil.

Ao buscar nas escrituras, percebi que muitos casais sofreram com o mesmo problema: Abraão e Sara, Isaque e Rebeca, Jacó e Raquel, Elcana e Ana e Zacarias e Isabel. Fiquei surpresa.

A Bíblia menciona apenas uma ínfima parte de uma vasta história. Por que o Senhor inspiraria os profetas a incluir tantas histórias sobre infertilidade? Então decidi estudar cada uma das mulheres nessas histórias e ao fazer isso aprendi quatro lições importantes que me ajudaram a encontrar paz a despeito de minha dificuldade com a infertilidade.

fé para não ser curado

1. A infertilidade não é um reflexo da nossa dignidade nem capacidade

Quando me deparei com a infertilidade, foi difícil não pensar que a culpa era minha e que Deus não confiava em mim por algum motivo. Será que eu não era fiel suficiente? Será que não seria uma mãe boa o suficiente? Eu ficava acordada durante a noite depois que meu marido dormia e ficava me debatendo para descobrir qual era a característica que me faltava. Meu cérebro dizia que eu estava sendo irracional. Meu coração me mantinha acordada. Uma das maiores lições que aprendi ao estudar essas mulheres na Bíblia é que minha infertilidade não estava de modo algum relacionada à confiança ou a falta de confiança que Deus tinha em mim.

Todas as mulheres das histórias de infertilidade na Bíblia permaneceram fiéis e firmes, mesmo quando as orações e súplicas que faziam para ter filhos não eram respondidas de imediato nem do modo como elas esperavam. Este era o ponto. A fé que elas exerciam não dependia da resposta que recebiam nem se teriam filhos ou não nessa vida. Elas escolheram confiar em nosso Pai Celeste. E isso eu também poderia fazer.

2. O plano de Deus é mais do que vemos atualmente

Amo a história de Isabel, a mãe de João Batista. Sabemos muito pouco de sua história e mesmo assim consegui aprender muito com ela. Isabel e seu marido, Zacarias, tinham orado pedindo filhos, mas as orações não tinham sido respondidas do modo como eles esperavam. Além disso, outras pessoas tratavam-na com desdém porque ela não tinha filhos, o que imagino que só fazia aumentar sua dor de cabeça. Apesar disso, ela e seu marido permaneceram fiéis aos mandamentos e ordenanças do Senhor. Eles devem ter sido pessoas incríveis. No final, eles foram abençoados com filho. Fico imaginando como Isabel deve ter se sentido quando percebeu que o momento de sua gravidez estava pelo menos em parte relacionado ao fato de que seu filho, João, prepararia o caminho para o Messias. Como mulher fiel que ela era, provavelmente usou isso para ensinar o filho a confiar no tempo do Senhor.

revelação pessoal

3. Encontre alegria no presente e seja grata pelo conhecimento que tem

Outra mulher na Bíblia que me ensinou bastante foi Eva. Sabemos que ela tomou a decisão de comer do fruto. Adão e Eva foram expulsos do Jardim e um anjo veio e ensinou sobre Jesus Cristo e Sua Expiação (ver Moisés 5:6-9). Depois disso, o espírito santo caiu sobre ele e prestou testemunho. Eva alegrou-se e disse: “Se não fosse por nossa transgressão, jamais teríamos tido semente e jamais teríamos conhecido o bem e o mal e a alegria de nossa redenção e a vida eterna que Deus concede a todos os obedientes” (Moisés 5:11).

Ela ficou feliz com a decisão que tomou. Não consigo imaginar como foi doloroso ser expulsa e sair da presença do Deus que ela amava. Mesmo assim, ao avaliar a decisão, regozijou-se com o conhecimento que adquiriu, sabendo que por meio da expiação de Jesus Cristo ela poderia voltar a viver eternamente com o Pai Celestial. Eva me ensinou a encontrar felicidade no presente. Ela poderia passar a vida querendo ainda estar no Jardim do Éden e desejando ter de volta a vida que deixou para trás. Em vez disso ela encontrou alegria em sua situação atual e no conhecimento que havia adquirido e do poder da expiação do Salvador. A lição de Eva foi poderosa para mim. Enquanto enfrentei o problema da infertilidade, fui tentada com frequência a concentrar-me apenas nas coisas que me faltavam. Mas quando comecei a focar no presente como Eva fez, também tive alegria.

4. Todas somos mães

Sheri Dew, que já serviu como segunda conselheira na presidência geral da Sociedade de Socorro disse:

“A maternidade é mais do que dar à luz um filho embora isso certamente esteja incluído. É a essência de quem somos como mulheres. Ela define nossa própria identidade, nossa condição e natureza divinas, e as características especiais que nosso Pai nos concedeu. (…) Como filhas de nosso Pai Celestial e como filhas de Eva, todas somos mães e sempre fomos mães.”

Sou grata pelas histórias dessas mulheres maravilhosas e justas que encontrei na Bíblia. Nunca imaginei que poderia encontrar tanto em comum com mulheres que viveram em uma época tão diferente da minha. Mas a fé e a coragem que elas demonstraram ao enfrentar o problema da infertilidade significaram muito para mim. Adquiri um melhor entendimento sobre o que significa ser mãe. Mais importante, aprendi que até mesmo os melhores detalhes são usados por nosso Pai amoroso para nos conceder conhecimento e consolo.

Viver com perfeito esplendor de esperança

“Se tivermos fé em Jesus Cristo, os momentos mais difíceis bem como os mais fáceis da vida podem ser uma bênção. Em todas as condições, podemos escolher o certo com a orientação do Espírito. Temos o evangelho de Jesus Cristo para moldar e guiar nossa vida, se assim decidirmos. E com profetas que nos revelam nossa posição no plano de salvação, podemos viver com perfeita esperança e um sentimento de paz.”

Presidente Henry B. Eyring, segundo conselheiro na Primeira Presidência, “Montanhas para Escalar”, maio de 2002.

Fonte: LDS.org

Relacionado:

O Salvador é capaz de curar todas as nossas mágoas

The post Como encontrar paz nas histórias sobre infertilidade encontradas na Bíblia appeared first on Mormonsud.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *