Dicas dos Apóstolos para aprender um novo idioma

Em um mundo cada vez mais conectado aprender um segundo ou terceiro idioma pode ser uma chance para servir de maneira mais eficaz no Reino de Deus. Eu, que escrevo este artigo, estou me esforçando para aprender um novo idioma agora mesmo. E é tão difícil. Felizmente, nosso líderes nos deram dicas de como aprender um novo idioma. E elas foram valiosas pra mim, e talvez o sejam pra você. Confira:

 

1. Ache uma grande motivação para aprender

O Élder Dieter F. Uchtdorf contou que para aprender inglês teve dificuldades, mas conseguiu aprender quando foi verdadeiramente motivado a isso:

“Quando completei onze anos, tive que sair às pressas da Alemanha Oriental por causa da orientação política do meu pai. Passei a frequentar a escola na Alemanha Ocidental, que na época era ocupada pelos americanos. Nessa escola, exigia-se que todas as crianças aprendessem inglês, e não russo. Aprender russo tinha sido difícil, mas o inglês foi impossível para mim. Achei que minha boca não tinha sido feita para falar inglês. Meus professores se esforçaram. Meus pais sofreram. Mas eu sabia que o inglês definitivamente não era o meu idioma.

Mas, então, algo mudou em minha vida de jovem. Quase todos os dias, eu ia de bicicleta até o aeroporto para ver os aviões decolarem e aterrissarem. Li, estudei e aprendi tudo o que pude sobre aviação. O meu maior desejo era tornar-me piloto. Já podia me ver sentado na cabine de um avião comercial ou de um caça militar. Sentia no fundo do coração que esse era o meu destino!

Descobri, então, que para tornar-me piloto, teria de aprender inglês. Da noite para o dia, para surpresa total de todos, pareceu que minha boca havia mudado. Consegui aprender inglês. Ainda assim, foi necessário muito trabalho, persistência e paciência, mas consegui aprender inglês!

Por quê? Por causa de um motivo muito forte e justo!

Nossa motivação e pensamentos acabam influenciando nossas ações.” (“O poder de um Testemunho Pessoal”, Conferência Geral, outubro de 2006)

2. Visualize o potencial de ajudar outros ao aprender um novo idioma

RussellEssa pode ser nossa melhor motivação para aprender um novo idioma: aprender para ajudar outras pessoas. É verdade que o aprendizado de um novo idioma ajuda no progresso profissional e em realizações importantes na vida acadêmica e social. Mas o Presidente Russell M. Nelson, quando ainda não era uma Autoridade Geral, viu que deveria aprender mandarim para ajudar o povo Chinês. O Élder Neil L. Andersen, contou a sua história:

Em 1979, cinco anos antes de ser chamado como autoridade geral, o irmão Nelson participou de uma reunião pouco antes da conferência geral. “O presidente Spencer W. Kimball desafiou todos os presentes a alargar os passos para levar o evangelho ao mundo todo. Um dos países que o presidente Kimball mencionou especificamente foi a China, declarando: ‘Devemos prestar serviço aos chineses. Precisamos aprender a língua deles. Devemos orar por eles e ajudá-los’.”

Aos 54 anos, o élder Nelson teve um sentimento durante a reunião de que deveria estudar mandarim. Mesmo em meio à vida atribulada de cirurgião cardíaco, ele imediatamente encontrou um professor para ensiná-lo.

Pouco tempo depois de iniciar seus estudos, o doutor Nelson participou de uma convenção e inesperadamente se sentou ao lado de “um renomado cirurgião chinês, o doutor Wu Yingkai. Como o élder Nelson estava estudando mandarim, começou a conversar com o doutor Wu.”19

O desejo do doutor Nelson de seguir o profeta levou o doutor Wu a visitar Salt Lake City e também propiciou que o doutor Nelson viajasse à China para dar palestras e realizar cirurgias.

Seu amor pelos chineses e o amor e respeito deles por ele aumentaram.

Em fevereiro de 1985, dez meses após seu chamado para o Quórum dos Doze, o élder Nelson recebeu um surpreendente telefonema da China pedindo-lhe que fosse a Pequim operar o coração do cantor de ópera mais famoso do país. O cantor sofria de insuficiência cardíaca. Com o incentivo do presidente Gordon B. Hinckley, o élder Nelson retornou à China. A última cirurgia que ele realizou foi na República Popular da China.

Há apenas dois anos, em outubro de 2015, o presidente Russell M. Nelson foi novamente condecorado com uma declaração oficial, nomeando-o “um velho amigo da China”. (“A Voz do Senhor“, Conferência Geral, outubro de 2017)

 

3. Não é impossível aprender um novo idioma

Missionários no CTM aprendendo língua - russoO Presidente Thomas S. Monson contou uma interessante experiência sobre o aprendizado de um novo idioma.

“Há muitos anos recebi uma ligação desesperada do responsável pelo centro de treinamento missionário. Ele disse: “Presidente Monson, tenho um missionário que está voltando para casa. Não há nada que o faça desistir”.

Repliquei: “Bem, isso não é incomum. Já aconteceu antes. Qual é o problema dele?”

Ele respondeu-me: “Ele foi chamado para uma missão de língua espanhola e está absolutamente convencido de que não conseguirá aprender o idioma”.

Disse a ele: “Tenho uma sugestão. Amanhã de manhã faça com que ele assista a uma aula na classe que estiver aprendendo japonês. E então peça-lhe que compareça ao seu escritório ao meio-dia”.

No dia seguinte ele me telefonou às 10 horas e disse: “O rapaz está aqui comigo agora, e ele me garante que está absolutamente certo de que pode aprender espanhol!”

Querer é poder.” (“Aprender, Fazer e Ser“, Conferência Geral outubro de 2008).

Para o missionário americano a estrutura do idioma latino era mais fácil de ser compreendida. Isso não significa que você não possa aprender idiomas cuja estrutura seja completamente diferente. Como o Presidente Monson disse: “querer é poder”

 

4. Algumas Dicas Específicas para o Aprendizado de um Novo idioma

Agora falamos muito de motivação. Mas a motivação deve gerar uma ação inteligente. É preciso um plano com um conjunto de ações nas quais o novo idioma poderá se desenvolvido.

Muitos missionários precisam aprender um novo idioma em curtíssimo tempo para pregar o evangelho. O Guia para o Serviço Missionário “Pregar Meu Evangelho” possui dicas preciosas para os missionários. Felizmente, as Autoridades Gerais ensinaram que o Guia se aplica a todos os membros da Igreja, e não apenas aos missionários. Sendo assim, no capítulo 7 do Guia que se chama “Como posso aprender melhor o idioma da minha missão?”

“Você precisa esforçar-se diligentemente para aprender [o] idioma de sua missão. Não se surpreenda se essa tarefa a princípio parecer difícil. Aprender um novo idioma requer bastante tempo. Seja paciente com você mesmo. Procure a ajuda de [outras pessoa].

Não pare de melhorar sua capacidade de falar o idioma depois que as pessoas começarem a compreender o que você diz. À medida que sua capacidade de falar o idioma melhorar, as pessoas prestarão mais atenção no que você está dizendo em vez de prestarem atenção na maneira como você fala.  (…)”

O Manual também dá os seguintes conselhos sobre aprender um novo idioma:

  • Assuma a responsabilidade. Crie ou ajuste regularmente suas metas de aprendizado do idioma e seu plano de estudo. Esforce-se para usar o idioma em todas as oportunidades.
  • Torne seu estudo significativo. Pergunte a si mesmo: Por que estou estudando isso? Como isso irá me ajudar a comunicar-me melhor? Relacione o que você está estudando com situações reais e atividades de seu dia-a-dia. Estude partes do idioma que irão ajudá-lo a dizer o que você quer dizer. (…)
  • Procure comunicar-se. Procure encontrar um equilíbrio adequado entre o estudo da gramática e estrutura do idioma, e o aprendizado por meio de suas atividades diárias. Nada substitui uma conversa com pessoas locais que falem o idioma.
  • Aprenda cuidadosamente os conceitos novos. Você poderá lembrar e usar eficazmente os princípios do idioma se revisar regularmente o que estudou e praticar esses princípios novamente em outras situações.

Para ler mais sobre como os missionários estudam clique aqui.

 

Você já aprendeu um idioma diferente do seu país de origem? Esta aprendendo um novo idioma? Já ajudou outros a aprenderem? Conte pra gente nos comentários.

The post Dicas dos Apóstolos para aprender um novo idioma appeared first on Mormonsud.net.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *