Primeira Presidência anuncia novas normas para criar alas e estacas
A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou novas normas para a criação e ajuste de limites geográficos de alas e estacas. Essas normas entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024.
Leia o trecho do comunicado assinado pela Primeira Presidência abaixo:Estimados irmãos e irmãs,
Estimados irmãos e irmãs,
“Um padrão mundial e uniforme foi estabelecido para se criar novas unidades ou alterar os limites de estacas e alas. Uma nova medida de participação será acrescentada ao processo de proposta de alteração de limites para ajudar a avaliar a força da unidade quando alterações de limites forem analisadas. Os líderes devem usar os novos requisitos mínimos descritos no
documento anexo ao analisarem propostas de alteração de limites. O Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, bem como o sistema de proposta de alteração de limites, o qual pode ser acessado por meio da seção Recursos para Líderes e Secretários, serão atualizados para refletir essas mudanças no início de 2024.”
Um padrão mundial
Essas mudanças eliminam as diferenças anteriores entre alas e estacas nos Estados Unidos ou Canadá e os demais países onde a Igreja está organizada. Líderes são instruídos a utilizar os novos requisitos mínimos ao considerar propostas de limites geográficos, que agora incluem o número de “adultos participantes” e “jovens participantes”.
Adultos e jovens que pagam integral ou parcialmente o dízimo, possuem recomendação atual para o templo, servem em chamados na Igreja, são membros novos frequentando a reunião sacramental durante o primeiro ano de batismo ou estão matriculados no seminário são considerados participantes. Essa medida visa ajudar a identificar membros ativos e avaliar a viabilidade de propostas de limites das unidades da Igreja.
O novo comunicado que apresenta os requisitos para alas e estacas não impõe mudanças imediatas nos limites geográficos existentes, mas indica que propostas já submetidas serão avaliadas com base nos novos padrões a partir de 1º de janeiro de 2024.
Agora, os requisitos unificados para criar uma estaca incluem a necessidade de 2 mil membros totais, em vez dos anteriores 3 mil para os EUA e Canadá e 1.900 para outros países. Uma estaca exigirá 150 portadores do Sacerdócio de Melquisedeque ativos e dizimistas integrais capazes de servir como l[ideres, além de 500 adultos participantes.
Já as alas deverão ter 250 membros, 20 portadores ativos do Sacerdócio de Melquisedeque e 100 adultos participantes, com as mesmas condições de liderança. Esses novos critérios visam fortalecer as alas da Igreja e promover uma avaliação mais precisa ao considerar alterações nos limites de suas áreas locais.
Fonte: Church News
Veja também: Primeira Presidência fala sobre uma maior reverência pelo Salvador nas capelas