Ser organizado faz realmente alguma diferença na minha vida?
Doutrina e Convênios 109:8 é a escritura chave para começarmos a entender a importância de sermos organizados. Vamos a escritura na íntegra:
“Organizai-vos; preparai todas as coisas necessárias e estabelecei uma casa, sim, uma casa de oração, uma casa de jejum, uma casa de fé, uma casa de aprendizado, uma casa de glória, uma casa de ordem, uma casa de Deus.”
O contexto desta escritura refere-se à organização necessária para edificar o templo de Kirtland. Porém, podemos aprender com essa escritura o que o Senhor espera de nós – organização.
Talvez você nunca tenha notado a importância da organização em sua vida, mas iremos lhe ajudar nessa tarefa hoje.
Para iniciar a nossa conversa, gostaríamos de dizer que organização está intimamente relacionada com produtividade – quanto mais organizados nós somos, mais produtivos.
Segundo o IBC, há 3 principais vantagens da organização e gostaríamos de citá-las aqui:
1) Maior Produtividade
Existem diversos motivos que podem influenciar no aumento da produtividade, porém a organização é um dos principais, pois ser organizado tem relação com o bom planejamento do nosso dia, e isso resulta em estabelecer prioridade para as tarefas e fazer tudo aquilo que realmente precisa, evitando distrações e esquecimento.
2) Maior aproveitamento do tempo
Ser uma pessoa organizada é ser capaz de planejar bem o seu dia, dedicar mais tempo suficiente para cada tarefa a ser executada, além de evitar o desperdício de tempo à procura de objetos, e-mails ou documentos que podem ficar perdidos no meio da desorganização.
3) Maior facilidade
Ser uma pessoa organizada também pode facilitar bastante a sua vida. Como? Simples! Quando você sabe onde está tudo o que precisa ou o que necessita ser feito, isso quer dizer que você é uma pessoa organizada e consequentemente tem mais facilidade no seu dia a dia.
Viu só que grandes vantagens?
Avaliando sua vida pessoal, poderia dizer que você é uma pessoa organizada?
Quando somos organizados temos tempo suficiente para tudo aquilo que realmente importa.
Jim Collins em seu livro “Empresas feitas para vencer”, escreveu que:
“Quando você diz que não tem tempo para alguma coisa, é porque aquilo não é uma prioridade para você.”
Como estabelecermos nossas prioridades se não tivermos organização?
Todas as pessoas no mundo têm o mesmo número de horas diárias, mas com frequência notamos que uns têm feito melhor uso do tempo. Por que isso acontece? Porque há organização!
Tudo bem se você não estiver sendo uma pessoa muito organizada nos últimos tempos. Sempre é tempo de mudanças. E hoje gostaríamos de compartilhar 4 dicas valiosas para te ajudar nesse processo.
Dica 1: Transcreva dados
Evite sobrecarregar o seu cérebro. Para isso faça uma lista com os seus afazeres ao invés de deixá-los na memória. Quando você coloca tudo no papel e fora de sua cabeça, isso te ajuda a pensar de forma objetiva, e permite que você tome as melhores decisões.
Dica 2: Tome grandes decisões logo pela manhã
Se você tiver alguma decisão para tomar é preferível que seja pela manhã, começando pelas mais simples, pois quanto mais volume de decisões você tiver mais neuro-recursos utilizará. Ou seja, é como uma bateria, quanto mais você utiliza menos carga terá.
Quem trabalha o dia todo com pequenas decisões, na hora em que surgir uma grande decisão, estará neurologicamente esgotado.
Por isso, programe suas tarefas de tomadas de decisões importantes no início do dia, dessa forma você vai maximizar os recursos do seu cérebro o que permitirá que você tome as melhores decisões.
Dica 3: De olho na organização do ambiente físico
Quando você consegue se organizar, a começar pelo seu ambiente físico, automaticamente diminui a carga em seu cérebro.
Que tal começar tendo um lugar designado para itens que é comum serem esquecidos, como chaves, óculos e celular? Dessa forma, o seu ambiente físico servirá como lembrete, o que vai aliviar a tensão do seu cérebro e assim passará a se lembrar das coisas.
Dica 4: Ser multitarefa é um equívoco
É muito comum no dia a dia você se pegar verificando um e-mail enquanto conversa ao telefone, ou mesmo mandar mensagem durante uma reunião de trabalho. Ser multitarefa é um equívoco!
Quando você faz isso, na verdade está alternando rapidamente sua atenção de uma coisa para a outra. Essa rápida transição esgota o seu suprimento de glicose para o cérebro, e esse, é o principal combustível para a comunicação dos neurônios.
Fazer esse tipo de coisa constantemente, leva o seu cérebro a atingir um nível de fadiga muito mais cedo do que se você tivesse se concentrado em uma coisa de cada vez, sem contar que esse tipo de atitude pode reduzir o seu nível de inteligência (QI) em até 10 pontos, segundo pesquisas de Daniel Levitin, autor do livro A mente organizada.
Concluindo…
Motivos não faltam para ter uma vida mais organizada não é mesmo? Mudar hábitos não é nada fácil, mas também não é impossível. Esperamos que você consiga fazer as alterações necessárias e desfrutar de uma vida mais tranquila e feliz.
Referências: