Sinto medo porque minha família não é membro da Igreja. O que posso fazer?
Pergunta
Sou recém-conversa na Igreja e me batizei sem a minha família. Tenho muitos medos por causa disso: medo de não conseguir continuar sozinha no evangelho, medo da minha família não receber a salvação e medo da minha família um dia ficar contra a Igreja. O que posso fazer?
Resposta
Primeiramente, parabéns por sua decisão de seguir Jesus Cristo. Sei que não é a decisão mais fácil que podemos tomar nessa vida, mas com certeza é uma das mais recompensadoras.
Quando eu me batizei na Igreja, fiquei maravilhada com o evangelho de Jesus Cristo, com a nova comunidade de Santos que agora eu fazia parte e com tantas coisas que precisava fazer para ser uma discípula de Cristo. Mas assim como você, também adquiri vários medos.
Eu tinha medo de não ser aceita pelos membros, tinha medo de não conseguir cumprir com as coisas que prometi em meu batismo e também, tinha medo da minha família não receber a salvação – já que também me batizei sem minha família.
E por muito tempo, esses medos fizeram parte de mim, mas tudo mudou quando percebi que existem coisas que não dependem de mim. Por isso, gostaria de responder sua pergunta em três partes.
Medo de não conseguir continuar sozinha
Quando começamos uma nova jornada em nossa vida, é normal termos sentimentos de insegurança, pois estamos saindo de nossa zona de conforto.
Se tornar uma discípula de Jesus Cristo é sair totalmente de sua zona de conforto, é mudar seus hábitos e cultura, é um processo para se tornar como nosso Mestre. E por existir tantas mudanças, podemos nos sentir incapazes de continuar no caminho.
Antes de compartilhar algumas dicas do que você pode fazer, gostaria de dizer que você não está sozinha. Agora, mais do que nunca, você tem muitos irmãos e irmãs que estão com o mesmo objetivo que você e, algo ainda mais especial, você tem a companhia constante do Espírito Santo em sua vida.
Por isso, estamos todos juntos nessa!
Como já mencionei anteriormente, ser um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e discípulo de Cristo não é um evento único. Na verdade, ser um seguidor de Cristo é um processo que dura toda nossa vida.
E por ser um processo, essa jornada está cheia de coisas simples, mas que precisamos fazer todos os dias.
Para continuar no caminho de Cristo, sozinhos ou acompanhados, precisamos:
- Fazer oração
- Ler as escrituras
- Ir à Igreja
- Servir
Se quiser saber mais sobre cada uma dessas coisas, vou deixar alguns artigos linkados acima.
Medo da minha família não ser salva
Por sua família não ter tomado a mesma decisão que você, é natural se preocupar por sua vida espiritual. Mas por mais que você ame sua família e deseje que eles estejam com você por toda a eternidade, eles é que precisam decidir seguir Cristo.
Você pode compartilhar o evangelho, continuar amando e servindo seus familiares, convidá-los para ouvir a mensagem dos missionários, para ir para a Igreja, para participar de atividades com os membros, mas no final, a decisão é deles.
Continue sendo uma boa filha, uma boa irmã, uma boa esposa e o Senhor um dia conduzirá sua família ao caminho do convênio – seja nesta vida ou na próxima.
Medo da minha família ir contra a Igreja
Assim como o ponto anterior, não podemos ter certeza das decisões de sua família. É possível que eles nunca se oponham a nada do evangelho ou também pode ser que eles se incomodem com o fato de que você é membro da Igreja de Jesus Cristo.
A verdade é que nunca saberemos.
Entretanto, podemos sempre ser amorosos e pacientes ao explicar a doutrina da Igreja e as diretrizes que podem estar causando algum tipo de confusão, nos esforçando para ser pacificadores em todos os momentos.
Também, podemos continuar sendo bons exemplos para aqueles à nossa volta, além de sempre fortalecermos nossa fé e testemunho em Cristo – para que a oposição não nos abale com facilidade.
Conclusão
O medo é uma ferramenta de Satanás para impedir nosso progresso aqui na Terra, já que esse sentimento pode nos paralisar de certo modo.
Boyd K. Packer, que já foi membro dos Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou certa vez:
O medo é o oposto da fé.
Então, meu conselho para você neste momento é que você possa escolher ter fé. Quando temos fé em nosso Salvador Jesus Cristo, confiamos Nele e em Seu poder, e como consequência, o medo é substituído pela certeza de que podemos tudo em Cristo, que nos fortalece (Filipenses 4:13).