MaisFé.org

Perguntas e respostas: por que Lúcifer mentiu?

De acordo com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, qual foi a mentira que Lúcifer contou na vida pré-mortal? Apesar de ser um anjo “que possuía autoridade na presença de Deus” (D&C 76:25), por que Lúcifer mentiu e buscou glória para si mesmo?

Dado que não há más influências na vida pré-mortal, como todos são anjos e filhos e filhas do Pai Celestial, como é que Lúcifer foi influenciado pelo mal? Por que ele abusou de seu arbítrio, já que não há influência maligna no céu? Logicamente, Lúcifer foi influenciado?

duvidas e perguntas

Resposta

Vamos responder as suas perguntas uma a uma.

De acordo com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, qual foi a mentira que Lúcifer contou na vida pré-mortal?

Tanto quanto posso determinar, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não tem declarações oficiais sobre Lúcifer além do que pode ser encontrado nas escrituras. É interessante que você pergunte que mentira (singular) Lúcifer contou na vida pré-mortal. Vamos voltar às escrituras:

“E o que for mais ou menos do que isto é o espírito daquele ser iníquo que é um mentiroso desde o princípio.” (Doutrina e Convênios 93:25)

“E ele tornou-se Satanás, sim, o próprio diabo, o pai de todas as mentiras, para enganar e cegar os homens e levá-los cativos segundo a sua vontade, sim, todos os que não derem ouvidos à minha voz.” (Moisés 4:4)

“Vós tendes por pai o diabo, e quereis realizar os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não permaneceu na verdade, porque não há verdade nele; quando fala mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8:44)

De um modo geral, alguém que diz uma mentira não é considerado fundamentalmente um mentiroso. Estes versículos, especialmente o último, sugerem que a língua nativa de Lúcifer é mentir. Se ele foi assim “desde o princípio”, então é razoável supor que ele contou muitas mentiras no reino pré-mortal.

Apesar de ser um anjo de alto escalão, por que Lúcifer mentiu e buscou glória para si mesmo?

No das contas, apenas Lúcifer e Deus poderiam responder a isso. Mas a escritura nos dá algumas ideias.  Primeiro, temos aquelas já dados, descrevendo Lúcifer como simplesmente um mentiroso. Por qualquer motivo, ele “ama e faz mentira”. Isaías, ao comparar o rei de Babilônia com Lúcifer, nos ajuda a entender melhor:

“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

Subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.” (Isaías 14:12-14)

Aqui, o orgulho, mesmo a arrogância, é claro. É mostrado novamente nas próprias palavras de Lúcifer, conforme relatado no livro de Moisés:

“E eu, o Senhor Deus, falei a Moisés, dizendo: Aquele Satanás a quem tu deste ordem em nome de meu Unigênito é o mesmo que existiu desde o princípio; e ele apresentou-se perante mim, dizendo: Eis-me aqui, envia-me; serei teu filho e redimirei a humanidade toda, de modo que nenhuma alma se perca; e sem dúvida eu o farei; portanto, dá-me a tua honra.” (Moisés 4:1)

Dado que não há más influências na vida pré-mortal, como todos são anjos e filhos e filhas do Pai Celestial, como Lúcifer foi influenciado pelo mal?

Não sei se isto é um dado adquirido. Não sabemos quase nada sobre as nossas vidas pré-mortais. Só foi revelado o conhecimento necessário para compreender e escolher o plano de salvação.

Muitos se perguntam sobre a origem do mal. Por haver uma guerra no céu por causa de nosso arbítrio sugere que já tínhamos o poder de escolha – caso contrário, como aqueles que seguiram Lúcifer teriam sido responsabilizados por isso? A guerra também demonstra claramente que houve oposição.

É possível que essa oposição tenha sido simplesmente o fato de que houve ooder de escolha – se alguém tem a opção de obedecer a Deus, então, por definição, também tem a opção de desobedecer a Deus.  Não se pode ter um sem o outro. 

Talvez Lúcifer só precisasse saber que havia opções, e ele mesmo preferia mentiras, desobediência e maldade. Ou talvez houvesse um “agente sedutor” como temos na mortalidade:

“E é necessário que o diabo tente os filhos dos homens, ou eles não poderiam ser seus próprios árbitros; porque, se nunca tivessem o amargo, não poderiam conhecer o doce” (Doutrina e Convênios 29:39)

Nós simplesmente não temos revelação sobre se este também foi o caso na vida pré-mortal. (Veja também 2 Néfi 2 para mais informações sobre arbítrio e oposição.)

Por que ele abusou de seu arbítrio, já que não há influência maligna no céu? Logicamente, Lúcifer foi influenciado?

Estas são repetições das questões acima. No final, sabemos que, no reino pré-mortal, usamos nosso arbítrio para escolher seguir a Cristo. Também sabemos que temos oposição, incluindo Satanás, e arbítrio nesta vida para que sejamos livres para escolher. 

Suponho que alguém poderia estudar e buscar mais revelação pessoal de Deus sobre a questão das más influências no reino pré-mortal, mas acredito que faríamos melhor ao estudar como se achegar a Cristo neste reino mortal. Isto remete-me para a sua primeira pergunta – que mentira? João escreveu algo muito relevante para isso:

“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o anticristo, que nega o Pai e o Filho.” (1 João 2:22)

A rebelião de Lúcifer no reino pré-mortal não era qualquer mentira, era negar Jesus Cristo, que foi “escolhido desde o princípio”:

“E eu, o Senhor Deus, falei a Moisés, dizendo: Aquele Satanás a quem tu deste ordem em nome de meu Unigênito é o mesmo que existiu desde o princípio; e ele apresentou-se perante mim, dizendo: Eis-me aqui, envia-me; serei teu filho e redimirei a humanidade toda, de modo que nenhuma alma se perca; e sem dúvida eu o farei; portanto, dá-me a tua honra.

Mas eis que meu Filho Amado, que foi meu Amado e meu Escolhido desde o princípio, disse-me: Pai, faça-se a tua vontade e seja tua a glória para sempre.

Portanto, por ter Satanás se rebelado contra mim e procurado destruir o arbítrio do homem, o qual eu, o Senhor Deus, lhe dera; e também por querer que eu lhe desse meu próprio poder, fiz com que ele fosse expulso pelo poder do meu Unigênito.

E ele tornou-se Satanás, sim, o próprio diabo, o pai de todas as mentiras, para enganar e cegar os homens e levá-los cativos segundo a sua vontade, sim, todos os que não derem ouvidos à minha voz.” (Moisés 4:1-4)

Lúcifer estava mentindo quando disse que seria o filho de Deus e “redimiria toda a humanidade ” – eu afirmo que ele não tinha essa intenção. Mesmo que o fizesse, estava mentindo quando afirmou que salvaria a todos, retirando o nosso arbítrio.  Ele estava oferecendo um plano que era auto-contraditório. 

Só podemos ser salvos através do exercício adequado do arbítrio. Sem o arbítrio, não há salvação ou exaltação. Lúcifer estava mentindo quando rejeitou Jesus Cristo.

E Lúcifer estava se rebelando ao tentar destruir nosso arbítrio e tomar a honra de Deus para si mesmo – negar a Deus. A descrição de João de um mentiroso se encaixa perfeitamente em Satanás, desde o princípio.

Oro para que todos nós busquemos a Cristo com todo o nosso coração, mente e força, para que não sejamos enganados ou seduzidos pelas mentiras de Satanás.

Fonte: Ask Gramps

Veja também:
Tudo o que você precisa saber sobre o Plano de Salvação
Quão bem você conhece o Plano de Salvação?

A verdade sobre as mentiras do adversário

Posto original de Maisfé.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *