Qual é o papel dos anjos? Existe hierarquia entre eles?
Os anjos são seres reais que fazem parte de nossas vidas. Eles são mensageiros especiais de nosso Pai Celestial, que nos trazem ajuda, paz e conforto dos céus. Neste artigo, vamos falar sobre o papel que os anjos desempenham ou desempenharam ao longo da história e se existe hierarquia entre eles.
Vamos começar?
Alguns papéis dos anjos
Segundo as palavras de Morôni, “os anjos [não] cessaram de exercer seu ministério junto aos filhos dos homens. Pois eis que a [Deus] estão sujeitos, para exercerem o ministério de acordo com a palavra de sua ordem, manifestando-se aos que têm uma fé vigorosa e uma mente firme em toda forma de santidade. (Morôni 7:29-30)”
Os anjos estão sob direção de nosso Pai Celestial para nos ministrar, de acordo com as necessidades. Vamos ver alguns de seus papeis com mais detalhes.
Música e Canto
A ocasião mais conhecida em que anjos cantaram na Terra foi no nascimento do Salvador. Mas sabemos de muitos outros momentos de música e canto angelicais. Além dos anjos que cantaram no nascimento de Jesus, outros anjos também louvam a Deus.
No capítulo de abertura do Livro de Mórmon, por exemplo, Leí “viu Deus sentado em Seu trono, rodeado por inumeráveis multidões de anjos em atitude de cantar e louvar seu Deus” (1 Néfi 1:8).
Em nossa dispensação, anjos já se juntaram a mortais em cânticos de louvor e adoração, principalmente em eventos ocorridos nos templos.
Conforto para os que estão perto da morte
Existem relatos documentados de anjos que vieram receber indivíduos no momento ou perto de sua morte, incluindo relatos do Profeta Joseph Smith, do Presidente Heber C. Kimball, do Presidente Wilford Woodruff e do Presidente Rudger Clawson.
Alguém que já faleceu ser enviado a uma pessoa para informá-la que em breve partirá desta vida, ou os anjos podem saudar um mortal no moemnto de sua morte.
Ministração
Os anjos podem ministrar a nós para uma variedade de propósitos, de acordo com nossas necessidades temporais e espirituais, sempre em conformidade com a vontade divina do Senhor.
Els podem ajudar as pessoas a vencerem vícios, fortalecer os filhos de Deus em momentos de duras provações, ajudar na cura dos doentes, e em outros tipos de ajuda temporal.
Existe hierarquia entre os anjos?
As seguintes declarações demonstram que existe uma hierarquia ou classificação dos anjos do Senhor.
Alguns anjos são Deuses
O Élder Orson Pratt declarou:
“Alguns anjos são Deuses e ainda possuem o ofício de anjo. Adão é chamado de Arcanjo, mas ele é um Deus. Abraão, Isaque e Jacó, sem dúvida, têm o direito de oficiar na capacidade de anjos, se assim escolherem, mas ainda assim eles ascenderam à sua exaltação, para um estado mais elevado do que o dos anjos — a saber, a tronos, reinos, principados e poderes, para reinar sobre reinos e deter o Sacerdócio eterno.” (Journal of Discourses, 8:187.5)
De todos os anjos — seres ressuscitados, seres traduzidos ou espíritos — Miguel (Adão) é o anjo principal.
As escrituras o chamam de arcanjo (1 Tessalonicenses 4:16; Judas 1:9; D&C 29:26; 88:112; 107:54; 128:21). O termo “arcanjo” — parte de palavras como patriarca, arquétipo, arcebispo — significa “chefe”, “principal” ou “preeminente”. Miguel, então, é o chefe dos anjos; Joseph Smith explicou que Miguel está próximo em autoridade de Jesus Cristo e “preside sobre os espíritos de todos os homens”. (Teachings of the Prophet Joseph Smith, 157)
O anjo Gabriel, que é Noé, é o próximo em autoridade após Miguel.
Joseph Smith ensinou:
“O Sacerdócio foi dado em primeiro lugar a Adão; ele recebeu a Primeira Presidência e possuía suas chaves de geração em geração. Ele a recebeu na Criação, antes de o mundo ser formado, como está em Gênesis 1:26, 27, 28. Foi-lhe dado domínio sobre todas as outras criaturas vivas. Ele é Miguel, o Arcanjo mencionado nas Escrituras. Depois para Noé, que é Gabriel; ele é o próximo em autoridade no Sacerdócio depois de Adão”.
Anjos que têm corpos de carne e osso, ou seja, aqueles anjos que foram transladados ou ressuscitados, têm maior poder do que seres que são espíritos.
Joseph Smith explicou: “Todos os seres que possuem corpos têm poder sobre aqueles que não têm. O diabo não tem poder sobre nós, a menos que o permitamos.” O Profeta também ensinou:
“Existem três princípios independentes — o espírito de Deus, o espírito do homem e o espírito do diabo. Todos os homens têm o poder de resistir ao diabo. Aqueles que têm tabernáculos têm poder sobre aqueles que não têm.” (Teachings, pp. 189–90.)
Os serafins
Os serafins são anjos que servem ao redor do trono de Deus (Isaías 6:2, 6). Na realidade, parecem ser os mais próximos e íntimos do Senhor.
Segundo o Élder Bruce R. McConkie, “Isaías viu serafins em sua visão e ouviu-os clamar uns para os outros: ‘Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.’ (Isaías 6:3.) O fato de ter visto estes santos seres com asas foi simplesmente, para simbolizar seu ‘poder para se mover, para agir etc., como aconteceu igualmente em visões dadas a outros. (D&C 77:4.)” (Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, pp. 702-3.)
Querubim
Os querubins são representações de criaturas celestiais, mas a forma exata deles é um mistério. Eles são mencionados no Santo dos Santos, na Arca da Aliança (Êxodo 25) e também nas visões de Ezequiel.
“Querubim [é] um servo angélico de Deus [que] encontra-se na mesma categoria de todos os seres viventes que servem a Deus. Na verdade, todas as criaturas vistas por Ezequiel são chamadas de querubins (veja Ezequiel 10:20). Todas seguem os ditames do Seu Espírito e fazem a sua obra. O versículo doze, do capítulo dez, fala de olhos no corpo, costas, mãos e asas dos querubins, e nas rodas. Esses olhos significam luz e conhecimento. Todas as criaturas que servem a Deus com total dedicação, podem ter a bênção de receber a luz de Cristo, por cujo espírito atuam em completa harmonia, concordes com a sua vontade.” (Curso de Religião 302; pg. 270).
Conclusão
Os anjos são seres especiais enviados por Deus. Eles têm responsabilidades e papeis importantes.Que possamos ter a fé suficiente para reconhecer sua ajuda e ser gratos por eles existirem.
Posto original de Maisfé.org