MaisFé.org

O que é o garment do templo? Saiba mais sobre as “roupas de baixo mórmon”

Nas reuniões semanais de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, não existem roupas especiais que diferenciem os irmãos na congregação. Entretanto, os membros adultos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que fazem promessas especiais com Deus nos templos usam roupas de baixo sagradas chamadas de “garments”.

Os garments fazem parte dessas promessas que fazemos na Casa do Senhor e nesse artigo, explicaremos sobre:

  • Roupas sagradas: os garments do templo
  • Outras religiões que usam roupas sagradas
  • O que as escrituras falam sobre os garments
  • As palavras de nossos líderes sobre os garments

Vamos começar?

Roupas sagradas: os garments do templo

Os garments são roupas de baixo brancas, que são usadas pelos membros da Igreja sob as roupas normais do dia-a-dia como um lembrete físico dos convênios feitos no templo.

Existe um modelo feminino e um modelo masculino, além de modelos especiais para gestantes, mulheres que amamentam e modelos térmicos. Os tamanhos e os tipos de tecido são variados, assim como é possível escolher o comprimento das partes de baixo em alguns modelos.

Os garments são utilizados pelos membros da Igreja a partir do momento que faz convênios no templo até o fim de suas vidas. O site oficial da Igreja diz que,

“O garment serve para lembrá-los de seu relacionamento com Deus, seu compromisso de seguir Sua vontade e as bênçãos e a proteção que Deus prometeu aos fiéis. A Primeira Presidência da Igreja declarou que o modo como vestimos o garment “é uma manifestação externa do compromisso interno de seguir o Salvador” (Carta da Primeira Presidência, 10 de outubro de 1988).”

Apenas os membros adultos da Igreja que já passaram pelo templo usam essas roupas. Elas são um símbolo de fidelidade as promessas feitas. Significam que a pessoa esta disposta a cumprir com os mandamentos e com as promessas que foram feitas dentro da Casa do Senhor. Para os membros da igreja, essa modesta vestimenta, vestida por debaixo das roupas normais juntamente com as roupas usadas dentro do templo representam o caráter pessoal e sagrado de sua relação com Deus e do seu compromisso de ter uma vida bondosa e honrada.

Também pode ser interessante: Por que eu uso o garment do templo?

Outras religiões que usam roupas sagradas

Quando uma pessoa não faz parte de um determinado grupo religioso, os seus símbolos religiosos podem trazer desconforto. Mas para os participantes dessas congregações, eles expressam os mais íntimos sentimentos da alma.

São exemplos deste tipo de vestimentas: o Hábito das freiras, a batina do padre, o xale judaíco de oração. Esta é a mesma razão pela qual os monges budistas usam as túnicas laranjas e os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias usam o garment, ou a “roupa de baixo mórmon”.

A grande diferença é que os garments são roupas sagradas usadas por baixo das roupas normais do dia-a-dia e em algumas religiões, vemos as roupas sagradas sendo usadas por cima.

O que as escrituras falam sobre os garments

Sabendo o que é o garment e o que ele representa para quem o veste, podemos nos perguntar de onde vem essa doutrina – já que não parece se algo tão comum entre os cristãos.

A Bíblia contém muitas referências sobre vestir uma vestimenta especial. No Velho Testamento, os Israelitas foram especificamente instruídos a tornar suas vestimentas um lembrete pessoal dos convênios com Deus ( Números 15:37-41). Entretanto, acreditamos que a origem dos garments está em quando o Senhor fez “vestes de peles” para Adão e Eva após eles serem expulsos do Jardim do Éden (Gênesis 3:21-22).

As palavras de nossos líderes sobre os garments

Algumas pessoas se referem a esta roupa do templo de uma maneira incorreta, dizendo que são uma roupa mágica, ou “roupa de baixo mágica”. Estes termos são incorretos e ofensivos. Não existe nada de mágico ou místico a respeito dos garments do templo. Sobre os garments, nossos líderes já disseram:

Russell M. Nelson

“Seu [garment] simboliza o véu [do templo]; o véu simboliza o Senhor Jesus Cristo [ver Hebreus 10:19–20]. Então, quando você usa seu garment do templo, pode sentir que está verdadeiramente vestindo um símbolo sagrado do próprio Senhor Jesus Cristo—Sua vida, Seu ministério e Sua missão, que foi expiar por cada filha e filho de Deus.”

(“Enter into Thy Closet”, address given at the seminar for new mission leaders, June 26, 2022), não publicado.)

Linda S. Reeves

“Há também grandes bênçãos e promessas de proteção relacionadas ao uso adequado do nosso garment do templo. Passei a sentir que estou, simbolicamente, vestindo-me com trajes reais, dados a mim por meu Pai Celestial. Testifico, irmãs, que, quando nos esforçamos para usar o garment de modo apropriado, nosso Pai reconhece isso como um grande sinal de nosso amor e nossa devoção por Ele.”

(“Dignas das Bênçãos a Nós Prometidas“, Conferência Geral, outubro de 2015)

Jeffrey R. Holland

“Somos batizados uma vez na vida. Tomamos o sacramento uma vez por semana. Frequentamos o templo tanto quanto nossas circunstâncias permitirem. Mas o garment do santo sacerdócio é diferente: honramos esse símbolo todos os dias e todas as noites”

(“O garment do santo sacerdócio”, Liahona, setembro de 2024)

Relacionado:

Posto original de Maisfé.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *