Você entende “perfeição” do jeito certo? Descubra aqui
Recentemente, me deparei com algumas definições que mudaram a forma como penso sobre perfeição.
No livro Wrestling with the Restoration, Steven C. Harper fala sobre Efésios 4:12–13, que ensina que o propósito da Igreja é “o aperfeiçoamento dos santos… Até que todos cheguemos à unidade da fé, … a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.”
“Não interpreto a palavra aperfeiçoamento nessa passagem como sendo sem falhas ou livre de erros”, explica Harper. “A palavra grega traduzida como aperfeiçoar transmite a ideia de equipar ou preparar, e não de impecabilidade.”

O significado de Katartismós
Harper faz referência ao Dicionário Grego de James Strong, que traduz καταρτισμός (katartismós) como “fornecimento completo (objetivamente): aperfeiçoamento”. A fonte também cita o Outline of Biblical Usage de Larry Pierce, que define a palavra, no contexto de Efésios 4:12, como “fornecimento completo, capacitação”.
Assim, esse significado ajuda a aliviar a pressão que podemos sentir ao tentar nos tornar perfeitos. Afinal, como humanos, nunca conseguiremos ser impecáveis por conta própria.
O que podemos fazer é permitir que Cristo nos equipe ou nos prepare para nos tornarmos completos Nele. Desse modo, ao fazermos convênios e participarmos ativamente de Sua Igreja, nós nos preparamos espiritualmente para melhorar a cada dia.
Como ensinou a ex-presidente geral da Sociedade de Socorro, Jean B. Bingham:
“Os equipamentos espirituais que nos impedem de nos machucarmos nas rochas da adversidade são: nosso testemunho de Jesus Cristo e os convênios que fazemos. Podemos confiar nesses suportes para nos guiar e nos levar a um lugar seguro.”

O significado de Téleios
Harper também aponta a diferença entre as palavras gregas para “aperfeiçoamento” e “perfeito”. Esta última — τέλειος (téleios) — é definida como “completo” ou “maduro”.
De forma semelhante, o Presidente Russell M. Nelson explicou o significado de téleios:
“Observem que a palavra não implica “estar livre de erros”, mas, sim, “alcançar um objetivo distante”. De fato, quando os escritores da versão grega do Novo Testamento queriam descrever a perfeição de comportamento, ou seja, a precisão ou excelência no desempenho humano, utilizavam outras palavras e não o termo teleios.
“A perfeição que o Senhor imagina para nós, é muito mais do que um simples desempenho sem erros. É a eterna expectativa, manifestada pelo Senhor na grandiosa oração que fez ao Pai em nosso favor, de que pudéssemos ser aperfeiçoados e capazes de viver com Eles na Eternidade vindoura.”
Enquanto estamos sendo equipados ou preparados para esse destino espiritual, podemos lembrar de quem, no fim das contas, irá nos aperfeiçoar. Assim, reconhecer nossa necessidade do Salvador nos ajuda a ter mais paciência conosco e com os outros quando inevitavelmente erramos.
“Procuro lembrar de quem é a Igreja — A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, escreve Harper. “Ela é composta pelo Cristo perfeito e por santos imperfeitos trabalhando juntos.”
Portanto, enquanto você continua no processo de aperfeiçoamento, permita que o Salvador te equipe e te prepare. Ele pode te fornecer tudo o que você precisa para um dia voltar a viver com Deus.
Fonte: LDS Living
Veja também
The post Você entende “perfeição” do jeito certo? Descubra aqui appeared first on maisfe.org.
Posto original de Maisfé.org