Por que devo planejar meu dia antes de começá-lo?
Os dias são corridos e tempo, parece que está voando, é o que ouvimos o tempo todo e às vezes, nós falamos isso também.
Nosso grande poeta, tradutor e jornalista brasileiro, Mário Quintana, escreveu um poema intitulado O Tempo, que diz:
“A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…”
Sábio poema não é? E reflete perfeitamente a realidade. A verdade é clara: se não planejarmos bem nosso tempo, ele irá passar sem que tenhamos feito nada de útil! É isso que queremos para nossas vidas?
Que história nosso dia a dia está contando?
Há algum tempo, participei de uma palestra e uma frase daquele dia, ficou gravada em minha mente: “Que tipo de ancestral nós temos sido?” A forma como gasto meu tempo, reflete muito em minhas escolhas e decisões, e elas, por sua vez, refletem em minha história. A história que quero contar.
Uma famosa frase da obra Alice no País das Maravilhas, diz que quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve e isso é um fato – se não temos planejamento do nosso dia, como ele será? Não temos ideia!
Por outro lado, se temos em mente nossas ações ou anotações em uma agenda, o que pretendemos para aquele dia, a probabilidade de êxito é maior.
Hábitos
Stephen Covey, foi um autor mundialmente conhecido e membro da Igreja, escreveu em seu livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” sobre o princípio 90/10. O princípio 90/10 é bem simples: de 100% das coisas que acontecem em nosso dia, 10% não estão sob nosso controle. Já o que acontece nos outros 90% é de nossa responsabilidade, ou seja, nós é que provocamos.
Covey usa um exemplo simples para demonstrar o princípio (imagine que seu dia começa no 0%): “você está tomando o café da manhã com sua família e sua filha deixa o leite cair em sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.” Nesse exemplo, os 10% aconteceram na primeira parte do dia.
Agora, sua reação define como serão os outros 90% do seu dia: “… você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar… censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa… resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola”.
Os eventos seguem a partir daí: “você tem de levar sua filha pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado… 15 minutos de atraso e uma multa. Vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você.”
Toda ação tem uma sequência de reações: “… você percebe que esqueceu sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso para o dia acabar e, quando chega em casa, sua esposa e sua filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você.”
Esse exemplo traz claramente a lição: não foi culpa do leite, da sua filha, tampouco da sua esposa ou do policial que não foi gente boa”. Não foi karma ou o universo.
A culpa foi única e, exclusivamente, sua. É claro que você não teve culpa por sua filha ter derrubado o leite, mas a sua reação nos 5 minutos seguintes foi definitiva para o andamento do resto do dia.
Pense em como essa situação seria diferente: “O leite cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar… você diz a ela, gentilmente: ‘Está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado’. Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, acenando com a mão.”
O início do dia foi exatamente o mesmo; os 5 minutos depois foram diferentes e ditaram o ritmo do dia todo. Esse é o princípio 90/10: se todos os 10% que acontecerem em partes do seu dia forem seguidos de 5 minutos de reações positivas e construtivas, os outros 90% serão proveitosos, apesar das possíveis adversidades dos 10%.
Estar atento ao seu próprio comportamento e pensar antes de reagir – “isso é realmente necessário” – mudam seu dia.
90%
Então, se você planeja seu dia, antes de começar, pode ser que algo venha a dar errado, no entanto, você tem controle em 90% dessas coisas! Que tal planejar e fazer dar certo?
O Senhor ordenou, em Doutrina e Convênios 88:119: “Organizai-vos; preparai todas as coisas necessárias.” Essa escritura, está intimamente ligada a organização de nosso dia – devemos nos preparar para ele!
No capítulo 8 do manual Pregar Meu Evangelho “Usar o tempo com sabedoria”, aprendemos valiosas lições também.
O Presidente M.Russell Ballard em um discurso proferido para os Jovens Adultos da Área de Salt Lake, em 18 de Outubro de 1981 ensinou:
“Estou plenamente convencido de que se não estabelecermos metas na vida e aprendermos a dominar as técnicas para alcançarmos nossas metas, podemos chegar à uma idade avançada e rever nossa vida, percebendo que atingimos apenas parte de nosso pleno potencial. Se aprendermos a dominar os princípios do estabelecimento de metas, seremos então capazes de fazer uma grande diferença nos resultados que alcançaremos nesta vida”.
As metas expressam o desejo de nosso coração e nossa visão do que podemos realizar. O estabelecimento de metas e o planejamento são atos de fé. Devemos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para cumprir nossas metas, respeitando, porém, o arbítrio das outras pessoas.
O apóstolo Paulo, em sua primeira carta aos Coríntios, capítulo 14, versículo 40 ensinou:
“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.”
Também outra referência à organização, temos no livro de Habacuque, capítulo 2, versículo 2. Lemos:
“Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão, e grava-a claramente em tábuas, para que nelas leia o que correndo passa.”
O glorioso processo da Criação, também foi planejado. No capítulo 4 do Livro de Abraão, há o relato do planejamento da Terra e de toda a vida sobre a Terra. Nesse capítulo, são apresentados os planos para os seis dias da criação. Sugerimos uma leitura cuidadosa desse capítulo.
Ao planejarmos nosso dia, teremos mais calma e tranquilidade. Estaremos mais atentos aos sussurros do Espírito Santo e conseguiremos nos desenvolvermos melhor, rumo ao nosso pleno potencial, como nos ensinou o Presidente M.Russell Ballard.
The post Por que devo planejar meu dia antes de começá-lo? appeared first on Mormonsud.net.