MaisFé.org

3 lições da Conferência Geral que precisávamos muito aprender

A conferência geral é sempre tão inspiradora e tão edificante, não é? E você não precisa olhar para além dos discursos dados na Conferência Geral para entender que existem profetas vivos no mundo hoje.

Sempre me pergunto como os apóstolos e os membros da Primeira Presidência (bem como outros oradores) prepararam os seus discursos. Será que eles trabalham nisso durante seis meses?

Bem, pelo menos todos sabemos que da próxima vez, provavelmente, eles precisarão de mais preparação do que nunca. Obrigado pelo suspense, Presidente Nelson.

Em preparação, tenho certeza que os oradores anotam mensagens específicas e temas que eles querem incorporar em seus discursos, coisas que o mundo precisa desesperadamente ouvir.

Aqui estão 5 dessas lições ou temas que você pode ter perdido durante o fim de semana da conferência.

  1. “Irmãs e irmãos”

Gostaria muito de ver as anotações da Primeira Presidência (ou seja quem for que decide a ordem dos oradores). Você também acha que no topo da lista, em vez do nome de Elder Holland, eles colocam “Arma Secreta” na folha de papel?

Elder Holland é o orador favorito de quase todo mundo. O domínio da linguagem, simbolismos, o tom e a maneira com que ele fala, criam obras-primas da oralidade.

Em seu discurso, mais alguém notou as três palavras que são geralmente faladas em uma ordem diferente?  Tenho a certeza que sim, porque está no subtítulo acima.

“Irmãs e irmãos”

Isto pode não parecer grande coisa, e eu certamente não quero colocar palavras na boca do Elder Holland…, mas esta simples frase é falada com tanta paixão e tanto propósito.

No mundo de hoje, a nossa língua é dominada por palavras no masculino. A forma como administramos remédios e os procedimentos médicos é baseada em pesquisas que, em sua maioria, gira em torno de como o corpo masculino reage. Até as nossas histórias familiares e registros só contêm nomes e informações dos homens de antigamente.

Antes de me chamarem de feminista, ou dizerem que luto pela igualdade de gênero ou algo assim, espero que compreendam o meu ponto de vista. Não estou tentando igualar os homens às mulheres. Eles são diferentes para propósitos divinos. E eu entendo isso.

O que estou tentando salientar é que o Elder Holland sabe que o valor de um homem e o valor de uma mulher são iguais aos olhos de Deus.

Quando Cristo estava na terra, Ele constantemente quebrou as tradições sociais para ajudar as mulheres e os rejeitados. Ele curou os seus problemas de sangue. Ele ensinou samaritanas perto do poço. Ele não acusou nenhuma delas depois de cometerem adultério. Ele conhecia o seu valor aos olhos de Deus.

Em apenas três palavras simples, Elder Holland quebrou a nossa tradição social.

Irmãs, saibam que são amadas. Saibam que vocês são valorizadas tanto quanto os homens são. Saiba que as bênçãos do Evangelho e a mão estendida do Salvador são tão facilmente acessíveis a vocês quanto a todos os homens que estão em sua vida.

  1. A doutrina é clara

Quando ouvi o Presidente Oaks falar, eu pensava “Uau!” e “o quê?” ao mesmo tempo. É um daqueles discursos que você pode ler várias vezes e ainda encontrar coisas novas todas as vezes.

Ele falou sobre a doutrina oficial da Igreja. Precisávamos desesperadamente desse lembrete.

Ao citar Elder Christofferson e Elder Andersen, o Presidente Oaks certificou-se de que entendíamos exatamente o que se entende por doutrina oficial. Não é uma referência obscura ou crença pessoal de qualquer um dos líderes da Igreja. São coisas que são ensinadas por todos os 15 membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos.

Bem, não está assim tão secreto. Na verdade, ele disse exatamente o que eu escrevi acima no subtítulo. O que está escondido, na verdade, é a maneira como realmente vivemos este conceito.

O Presidente Oaks começa com duas histórias sobre pessoas que ficam presas pelo lado especulativo dos ensinamentos da Igreja. Embora sejam preocupações válidas… quando as seguimos, estamos minimizando nossa capacidade de confiar no Senhor!

Não é nosso dever compreender e saber de todas as coisas enquanto estamos na terra. A nossa aprendizagem deve ser alimentada por princípios e aplicações do Evangelho em nossas vidas, e não apenas por especulações sobre os “e se…”

Tanto os membros como os críticos ficam facilmente presos nos detalhes que quase não têm aplicação em nossas vidas… é exatamente sobre isso que Cristo estava nos alertando quando Ele disse para não tirar ou adicionar às preciosas verdades do Evangelho.

Você precisa de um exemplo sobre o que estou falando?

Temos os diáconos que entregam o Sacramento. As evidências arqueológicas a favor e contra o Livro de Abraão. As razões para a poligamia, e a proibição do sacerdócio aos negros no passado. As evidências geológicas do Livro de Mórmon. As razões para quaisquer e todas as mudanças atuais que estamos testemunhando na Igreja.

Preciso continuar?

Embora não haja problema em refletir e aprender sobre essas coisas, nosso foco deve estar sempre em aplicar e compartilhar o evangelho. As moças não são impedidas de servir a Deus por não serem autorizadas a entregar o Sacramento. As verdades do Livro de Abraão nos ajudam a nos relacionarmos com Deus a um nível muito pessoal, independentemente do que os egiptólogos dizem.

Com a fé em Cristo no centro de nossas vidas, tudo vai funcionar exatamente como se deve. Perfeitamente, nem mais nem menos.

  1. “Você se esforça…?”

Presidente Nelson, como te amamos. E como amamos o fato de nos deixar ansiosos, aguardando os próximos seis meses.

Tenho a certeza de que você provavelmente já leu as perguntas atualizadas para a entrevista de recomendação para o templo. Isso provavelmente ficou mais popular no Twitter do que qualquer outra coisa da conferência. Com exceção de “menos Wi-Fi e mais amor ao Pai“, porque isso foi fantástico!

As três palavras nas perguntas atualizadas para a entrevista para recomendação para o templo que tiveram o maior impacto em mim foram “você se esforça…?”

Estas palavras acrescentam um elemento tão pessoal à dignidade para se entrar no templo. Essa entrevista é sobre a pessoa que está sendo entrevistada, não sobre o que os outros pensam sobre essa pessoa. As palavras são “você se esforça?”, não “as outras pessoas veem você se esforçar?”

Essencialmente, você tem que perguntar a si mesmo, “estou fazendo o melhor que posso?”

Deus conhece o seu coração. Ele conhece seus desafios. Ele conhece sua situação. Mais ninguém compreenderá melhor a sua situação do que o seu Pai Celestial e você mesmo.

Então, você se esforça?

Você se esforça para seguir o Salvador da melhor maneira que pode? Você se esforça para guardar os mandamentos de Deus e ouvir a Sua voz? Você se esforça para dar ouvidos às palavras que Seus servos compartilham conosco? Você se esforça para amar aqueles ao seu redor, e servi-los da melhor maneira que puder?

O padrão do templo não é perfeição, é persistência.

Levar as mensagens ao coração

De longe, estas não são as únicas lições ou as lições secretas que podemos aprender ao assistir os discursos da conferência.

O verdadeiro poder das mensagens vem na forma de como as vivemos.

Mas você já sabe disso. É o que esta presente na Igreja, nas escrituras, nas nossas mentes e nos nossos corações… em todos os lugares. As palavras que foram compartilhadas são para nos inspirar e elevar, e não nos condenar e desencorajar.

Todos nós temos coisas que precisamos melhorar. São as desvantagens e vantagens de ser mortal.

Independentemente de onde estejamos, não nos esqueçamos de abrir os nossos corações. Deixemos as palavras entrarem. Encontremos tesouros escondidos enquanto estudamos os discursos frequentemente. Que aprendamos lições que são personalizadas para nós. Que encontremos o poder nos testemunhos e nas histórias.

Mas o mais importante, que levemos estas mensagens para os nossos corações, e as vivamos!

Para que, quando o Bom Pastor nos chamar, conheçamos a sua voz, e O sigamos.

Fonte: Third Hour

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *