3 maneiras de incluir as crianças na reunião sacramental
3 maneiras de ajudar as crianças a sentirem que a reunião sacramental é para elas—não apenas para o pai e a mãe
Recentemente, participei de uma conferência de estaca que contou com uma oradora de nove anos de idade.
“Sim, você ouviu direito. Eu tenho nove-anos-de-idade”, ela anunciou com confiança durante sua introdução, sorrindo para a congregação. Sua coragem ao compartilhar um testemunho puro e simples tocou os corações de todos, e as crianças na sala ficaram especialmente atentas durante seu discurso.
Essa experiência é apenas um exemplo de por que é importante envolver as crianças em nossas reuniões da Igreja.
“Há uma preocupação de que, ao longo dos anos, as crianças cresçam com a ideia de que ‘A reunião sacramental é a reunião do pai e da mãe, então meu trabalho é apenas ficar quieto para que eles possam aprender, e depois eu vou para minha reunião, que é a Primária’”, explicou recentemente a Presidente Susan H. Porter no podcast do Church News.
“[O] Senhor quer nutrir cada pessoa que Ele convidou para Sua reunião, e isso inclui as crianças.”
A reunião sacramental não é apenas para adultos, e podemos fazer muitas coisas para ajudar nossos jovens membros a se sentirem necessários, vistos e ouvidos. Aqui estão três maneiras de incluir mais as crianças na reunião sacramental.
1. Manter uma linguagem simples
Podemos ter os membros mais jovens da congregação em mente ao discursar ou participar das reuniões de jejum e testemunho.
Essa consideração pode significar dirigir-se diretamente às crianças e jovens, focando nas verdades puras do evangelho e fazendo contato visual. Embora esses esforços pareçam simples, eles podem ajudar nossas crianças a se sentirem vistas e amadas, permitindo que sintam mais o Espírito na Igreja.
A Presidente Porter exemplificou esse princípio na conferência geral de abril de 2024. No início de seu discurso, ela convidou as crianças a prestarem atenção especial, explicando o conceito de oração com uma linguagem clara e simples:
“Meninas e meninos, onde quer que estejam no mundo, quero compartilhar algo com vocês.
Nosso Pai Celestial ama vocês! Vocês são filhos Dele. Ele os conhece. Ele quer abençoar vocês. Oro sinceramente para que vocês sintam o amor Dele.
Vocês gostam de receber presentes? Gostaria de falar sobre um presente muito especial que o Pai Celestial deu a vocês para ajudá-los. É o presente da oração. A oração é uma grande bênção! Podemos conversar com o Pai Celestial a qualquer hora e em qualquer lugar.”
2. Convidar as crianças a participarem das reuniões sacramentais
Convidar as crianças a participarem das reuniões beneficia todos na congregação.
“Quando as crianças são convidadas a falar e orar, seus próprios testemunhos do Salvador são fortalecidos. Elas se sentirão parte do corpo de Cristo, e nós as reconheceremos como tal”, explicou a Presidente Porter.
“Veremos elas com novos olhos, tendo sido ensinados por seus testemunhos do Salvador.”
Podemos também encorajar as crianças a se manterem engajadas, fazendo perguntas sobre a reunião após a Igreja e incorporando tópicos e histórias que elas estão aprendendo na Primária em nossas reuniões sacramentais.
De acordo com o Manual Geral da Igreja, crianças batizadas a partir de oito anos podem fazer orações de abertura ou encerramento e dar discursos na reunião sacramental (veja as seções 29.6 e 29.2.1.4).
3. Incluir músicas da Primária e números musicais
A música é outra maneira maravilhosa de envolver as crianças na igreja. Os líderes locais da Igreja podem priorizar a inclusão de músicas da Primária em nossas reuniões sacramentais e convidar as crianças a participarem de números musicais.
O hinário revisado da Igreja inclui músicas da Primária, e ajuda as crianças a sentirem um senso maior de pertencimento. Algumas dessas músicas infantis já foram lançadas no primeiro lote digital, incluindo “Quando o Salvador voltar”, “Quero andar com Cristo”, “Pense na canção” e “Getsêmani”.
Essas músicas convidam o Espírito e ocupam um lugar especial no coração das pessoas, independentemente da idade e do lugar. Em um artigo para o Church News, a Presidência Geral da Primária e o Conselho Consultivo escreveram:
“Para onde quer que viajemos pelo mundo, adoramos perguntar o que os membros da Igreja mais lembram de seus dias na Primária. A resposta mais comum é a música inspirada da Primária e como ela continua a abençoar a vida dos santos em todos os lugares, às vezes em seus momentos mais difíceis. … A música sacra é uma parte vital de seu alicerce espiritual que as abençoará, as fortalecerá e as guiará por toda a vida.”
Fonte: LDS Living
Veja também: Palavras do Profeta para um novo diácono
Posto original de Maisfé.org