MaisFé.org

Bebidas Energéticas e a Palavra de Sabedoria

Imagina só, você recebe uma dica valiosa de alguém que realmente se importa com você. Essa é basicamente a ideia da Palavra de Sabedoria, que é como um guia de saúde dado pelo Senhor. Nela, Ele deixa claro algumas coisas que devemos evitar e o que devemos fazer para viver de forma saudável.

Nosso Pai Celestial nos deu orientações importantes sobre como cuidar de nosso corpo, encontradas em Doutrina e Convênios 89, conhecida como a Palavra de Sabedoria. Nela, aprendemos a manter a saúde por meio de uma alimentação saudável e evitando tudo que seja viciante ou prejudicial. Por exemplo, o Senhor nos orienta a evitar o consumo de álcool e cigarro, que são drogas (veja D&C 89:5-8).

Embora o uso de medicamentos seja permitido quando necessário, o uso indevido ou ilegal de drogas deve ser evitado para manter nosso corpo limpo e livre de dependências. Um corpo puro é mais receptivo ao Espírito Santo.

Além disso, o Senhor nos aconselha a evitar “bebidas quentes” (D&C 89:9). Os profetas explicaram que isso se refere ao café e ao chá preto, que contêm substâncias prejudiciais. O conselho é abster-se de todas as bebidas que contenham substâncias prejudiciais, sejam elas quentes ou frias. Devemos também evitar qualquer prática que prejudique nosso corpo, como comer em excesso ou de forma inadequada.

Bebidas energéticas

Agora, vamos falar de bebidas energéticas. Será que podemos fazer uso delas?

Primeiro, vamos esclarecer que bebidas energéticas não são a mesma coisa que aquelas bebidas esportivas, os isotônicos, que ajudam na reidratação depois de um exercício intenso. Esses isotônicos não fazem mal se usados da forma correta e com orientação médica.

As bebidas energéticas são estimulantes que podem causar insônia e aumentar a frequência cardíaca. Em níveis muito altos, a cafeína pode até causar crises epilépticas, derrames e, em casos extremos, até morte. Além disso, essas bebidas aceleram a perda de cálcio e magnésio no corpo, o que pode causar câimbras e, a longo prazo, osteoporose.

Outro ponto preocupante é que elas têm um alto potencial de causar dependência. Essa mistura também pode mascarar os efeitos do álcool, fazendo com que a pessoa beba mais do que deveria e se coloque em situações de risco.

Vários países já controlam a venda dessas bebidas, limitando seu acesso por causa dos perigos que elas podem representar. Mesmo que não haja uma proibição legal no seu país, isso não significa que deva consumi-las sem pensar ponderar a respeito dos riscos.

O Presidente David O. McKay disse algo que se aplica diretamente às bebidas energéticas:

“Nosso povo não crê no consumo de estimulantes (…) Os verdadeiros santos dos últimos dias abstêm-se de consumir fumo e bebidas estimulantes ou alcoólicas. E, por preceito e exemplo, ensinamos o mesmo às outras pessoas”

E o Presidente Brigham Young complementa:

“Quando estamos cansados, algumas pessoas dizem que precisam de algum estimulante (…) Em vez de apelar para esse tipo de estimulantes, devemos procurar descansar”.

Experiências e testemunhos sobre a Palavra de Sabedoria

Um presidente de estaca ia ajudar um jovem a completar os papéis para a missão, mas descobriu que o rapaz consumia 12 bebidas energéticas por dia! O presidente sugeriu que ele parasse antes de enviar os papéis.

No início, o jovem disse que não era um vício e que podia parar quando quisesse. Mas, no dia seguinte, ele percebeu que era mais difícil do que pensava. No final, ele conseguiu se livrar desse hábito, mas levou meses.

A lição que ele aprendeu foi: “Não se enganem. Só porque algo não é mencionado especificamente na Palavra de Sabedoria, não significa que não haja consequências negativas.”

Em uma outra experiência, um professor universitário que não era membro da Igreja e perguntou a um aluno Santo dos Últimos Dias se certas substâncias eram contra a Palavra de Sabedoria.

Quando o aluno dizia que sim, o professor perguntava por que outras substâncias ruins não estavam na lista. O aluno respondeu: “Eu preciso fazer escolhas porque Deus me deu mandamentos, e também porque Ele me deu um cérebro.”

Ele estava certo! Nem tudo o que devemos ou não fazer está escrito nas revelações, e precisamos usar a sabedoria que Deus nos deu para tomar decisões corretas.

Por fim, o Presidente Joseph F. Smith disse:

“Prefiro sentir-me cansado e exausto devido ao trabalho e dar à natureza a chance de restaurar-se, a tentar medicar-me usando narcóticos e drogas que prejudicam nossa saúde física e espiritual. Mas se não cumprirmos a Palavra de Sabedoria, como teremos a sabedoria para sermos governados em nossa própria conduta?”

Nota do editor:

Esse artigo não expressa a posição oficial da Igreja sobre o uso de enrgéticos. A Palavra de Sabedoria inclui a proibição de: café, chá preto,  bebidas alcoólicas, fumo e drogas (estas últimas só podem ser usadas com recomendação de médicos competentes). Outras substancias poderão ser evitadas segundo o discernimento de cada pessoa. Ninguém deve adicionar elementos à Palavra de Sabedoria para outras pessoas quando for ensinar na Igreja ou em nome da Igreja.

Posto original de Maisfé.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *