MaisFé.org

Como eu posso orar sem cessar?

“Orai sem cessar”, é o que diz a escritura de 1 Tessalonicenses 5:17.

Humanamente, é impossível orar sem cessar! Pelo menos, não do jeito que comumente achamos que deve ser o ato de orar.

Quando pediram ao Salvador, dizendo “ensina-nos a orar” (Lucas 1:11) , receberam uma resposta que não trazia que para orarmos precisávamos ajoelhar, erguer as mãos ou falar em voz alta!

Para o Salvador, o mais importante da oração é o conteúdo. Ele deixa-nos uma advertência em Mateus 6:7 dizendo:

“E orando, não useis vãs repetições.”

Por aqui, entendemos que uma oração deve vir do fundo de nosso coração. Não usar de vãs repetições é o pedido do Senhor.

A oração é uma conversa entre nós e o Pai Celestial. Ele é nosso amigo. Você gostaria que seu amigo falasse sempre as mesmas coisas com você? O mesmo discurso decorado todos os dias?

Assim como nós esperamos ter conversas significativas com nossos amigos, o Senhor também espera que tenhamos com Ele.

Podemos orar sem cessar. E quando a escritura diz orar sem cessar, não quer dizer que devemos ficar o dia todo ajoelhados orando! Orar sem cessar quer dizer que precisamos manter um espírito reverente e um coração puro, capaz de se conectar a Deus a qualquer momento.

Quando vemos uma tragédia pela TV ou uma noticia ruim pela internet, podemos suplicar ao Pai Celestial que ajude às pessoas que estão sofrendo naquelas situações.

Quando vemos o sofrimento e a dor do próximo e nada podemos fazer além de orar, é esperado que façamos isso.

Nossos pensamentos podem estar em sintonia constante com o Espírito de forma tal que consigamos nos dirigir a Ele a qualquer instante – no ônibus, no trabalho ou na faculdade.

Charles Eugène de Foucauld de Pontbriand, ou simplesmente o beato Charles de Foucauld, foi um oficial das Forças Armadas da França que se tornou explorador, geógrafo e posteriormente religioso católico, eremita e linguista. Foi beatificado em 13 de novembro de 2005, pelo Papa Bento XVI. Ele escreveu em seus registros uma belíssima definição do que realmente significa orar:

“Orar significa pensar em Jesus com amor. A oração é a atenção da alma que se concentra em Jesus. Quanto mais uma pessoa ama Jesus, tanto melhor ela ora”.

Frases de Jesus

Estamos pensando no Salvador com amor? Com que frequência nossos pensamentos se voltam a Ele? A frase de Charles de Foucauld diz que “quanto mais uma pessoa ama Jesus, tanto melhor ela ora”, temos amado ao Salvador? Nossas orações têm sido melhores e mais significativas?

Obviamente, é maravilhosa a sensação de desconectar do mundo e estar a sós com o Senhor. Podemos nos entregar ao seu amor através da oração.

No entanto, em boa parte das vezes, não estaremos em casa, não poderemos parar o que estamos fazendo para irmos orar. Mas podemos em pensamento orarmos ao Pai Celestial. E essa oportunidade está disponível sem cessar.

A oração é a porta para a fé. Quem ora deixa de viver de si, para si e a partir da própria força e sabe que há um Deus com quem pode falar.

Uma pessoa que ora entrega-se cada vez mais a Deus. Ela procura desde já a união com Aquele com quem, cara a cara, se encontrará um dia. Por isso, pertence à vida cristã o esforço de orarmos frequentemente.

Não se aprende a orar como se aprende uma técnica. Embora isso soe estranho, orar é um dom que se obtém por meio da própria oração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *