Como tornar a Noite no Lar mais significativa?
A noite no lar é um momento especial para as famílias de santos dos últimos dias se reunirem, aprenderem sobre o evangelho e passarem tempo juntos. É uma oportunidade para fortalecer laços familiares, edificar o testemunho e desfrutar da companhia uns dos outros. Para isso confira as seguintes dicas para deixar essa atividade ainda melhor.
1. Estabeleça um horário fixo
Os profetas modernos aconselham que as famílias realizem a noite no lar semanalmente, adaptando-a conforme suas necessidades e horários. Embora os líderes da Igreja recomendem que as noites de segunda-feira sejam reservadas para a noite no lar, até mesmo orientando que deixemos esse dia sem reuniões e compromissos da Igreja, podemos adaptar o melhor dia para a noite no lar. Se não conseguirmos na segunda, podemos estabelecer um outro dia que funcione melhor.
2. Seja consistente
A consistência é essencial. Mesmo que suas noites no lar não sejam perfeitas, cada esforço traz bênçãos espirituais e fortalece sua família. “Cada noite familiar é uma pincelada na tela de nossa alma”, ensinou o Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Nenhum desses momentos isoladamente aparenta ser muito impressionante ou memorável. Mas assim como as pinceladas (…) de tinta se complementam e produzem uma impressionante obra-prima, nossa constância em fazer coisas aparentemente pequenas pode levar a resultados espirituais significativos.
3. O que incluir na Noite no Lar?
De acordo com o Manual Geral da Igreja, a noite no lar pode incluir diversas atividades que fortalecem a união familiar e espiritual:
- Oração
- Estudo do evangelho (usando materiais como “Vem, e Segue-Me”, se desejar).
- Serviço ao próximo.
- Canto de hinos ou músicas da Primária.
- Suporte ao desenvolvimento de metas do programa “Crianças e Jovens”.
- Conselho familiar para discutir metas, problemas ou agendas.
4. Torne a Noite no Lar divertida
Além de momentos espirituais, faça a noite no lar divertida! Inclua jogos, encenações de histórias das escrituras e prepare algumas guloseimas. Lembre-se de manter um equilíbrio entre diversão e espiritualidade, já que o ensino do evangelho é a parte mais importante.
5. Varie as atividades
De vez em quando, é bom sair da rotina. Organize uma noite no lar no parque, faça um projeto de serviço ou até mesmo uma noite de cinema. Segundo o Manual Geral, essas atividades recreativas podem incluir toda a família e fortalecer seus laços.
6. Inclua membros solteiros e convidados
A noite no lar não é exclusiva para famílias tradicionais. Membros solteiros ou pequenos grupos de pessoas podem se reunir para fazer sua própria noite no lar.
Posto original de Maisfé.org