Essa escritura faz referência a Deus ou a Jesus?
Pergunta
Enquanto lia capítulo 3 de 1 Néfi, me perguntei se ao fazer referência ao Senhor o Néfi fala de Jesus Cristo ou do Pai Celestial. Quando a palavra ‘Senhor’ é usada nas escrituras, como você distingue a quem ela se refere?
Resposta
Essa é uma pergunta comum e é muito fácil se confundir, especialmente para aqueles que estão começando a entender o evangelho de Jesus Cristo, então você definitivamente não é a única com esse tipo de dúvida.
Para ter certeza, há vários pontos nas escrituras onde pode ser um pouco ambíguo se o Pai ou o Filho está sendo mencionado, especialmente sem a ajuda de profetas vivos. Provavelmente é por isso que houve tanta confusão nos primeiros séculos depois de Cristo, quando houve tantos debates no Império Romano sobre a natureza da Divindade em geral.
Mas para ajudar a esclarecer isso, vamos revisar dois princípios básicos das escrituras sobre o Pai e o Filho e seus papéis.
O Pai é Deus, o Pai e criador de nossos espíritos, incluindo o espírito de Jesus Cristo, nosso Salvador. (ver Romanos 8:16 e Dicionário Bíblico: “Primogênito”)
Jeová, o sagrado nome de Jesus Cristo nas escrituras, às vezes é chamado de figura paterna porque, sob a direção de Seu Pai, Ele criou o mundo e tudo que há nele. Ele também é o Pai de nossa Salvação por ter dado Sua vida para que pudéssemos nos arrepender e voltar a presença de Deus.
Deus, Senhor, Adonai
Keith H. Meservy, professor emérito de escrituras antigas na BYU, destaca o seguinte:
Frequentemente nos é dito que Jesus Cristo é o Deus do Velho Testamento. Mas quando abrimos nossas Bíblias, encontramos poucas evidências disso. O que está faltando nas traduções fica claro no texto hebraico original, onde Jeová, o nome do Salvador no Antigo Testamento, aparece mais de 5.000 vezes!
Então, por que Jeová está ausente de nossas traduções bíblicas? A resposta pode ser encontrada na forma como Seu nome tem sido tratado pelos judeus desde os dias de Malaquias e Zacarias. Jeová é o nome de Deus, e judeus devotos, em reverência a Ele, nunca dizem Seu nome. Em vez disso, substituem por Adonai, um título hebraico que significa “Senhor”. Então, sempre que falam Dele ou leem em voz alta Seu nome nas escrituras, substituem por Adonai (Senhor).
Os tradutores da versão da Bíblia do Rei Jaime do hebraico seguiram a prática judaica. Em vez de imprimir Jeová, o nome de Deus, substituíram pelo título em inglês ‘Lord’ (‘Senhor’ em português), impresso em maiúsculas pequenas, todas as vezes que o nome Jeová aparecia no texto hebraico.
Jesus conquistou Seu título como nosso Senhor por meio de Seu sacrifício expiatório. O título “Senhor” abrange todos os Seus papéis únicos dentro da família de Seu (e nosso) Pai. Jesus é nosso Mediador, Salvador, nosso Advogado junto ao Pai.
Então, sempre que vemos a palavra “Senhor” nas escrituras, seja apenas essa palavra, “Senhor Deus” ou qualquer outro uso desse termo, é seguro presumir que se refere a Jesus Cristo, especialmente porque as escrituras são consistentemente referidas por seus autores como “as palavras de Cristo”.
Fonte: Ask Gramps
Veja também:
Os membros da Igreja de Jesus Cristo acreditam na Trindade?
Perguntas e respostas: Quem é Deus para os Santos dos Últimos Dias?
Posto original de Maisfé.org