MaisFé.org

O que significa apagar o Espírito de Deus?

Eu amo como as montanhas Wasatch, em Utah, ficam cheias de vida durante a primavera, especialmente nos anos em que as chuvas agraciam as encostas, tornando-as bem verdes à medida que a vegetação cresce.

Essa abundância de vida não dura muito tempo. O ciclo da vida avança implacavelmente à medida que a vida dá lugar a uma nova vida através da morte. Durante o verão, dias extremamente quentes e secos transformaram as profusões verdes em tons pálidos de amarelo, laranja e marrom.

O que uma vez exibiu vida e vitalidade agora corre o risco de uma morte ardente.

Depois de uma época de chuva primaveril neste ano, as montanhas Wasatch estavam prontas para explodir em chamas à medida que o sol e o calor seco sugavam a vida das plantas da montanha. Foi o que aconteceu perto de minha casa em Springville, Utah, neste verão. As montanhas Wasatch irromperam em chamas incontroláveis porque alguém não apagou sua fogueira da maneira certa.

Eu estava no campus da BYU, a cerca de 16 km a norte de Springville, quando um enorme avião passou bem perto de nós. Nunca vi um avião tão grande voar tão baixo e tão perto do campus. Isso chamou minha atenção. Enquanto observava o avião se deslocar para o sul, e via uma grande nuvem de fumaça preencher o céu próximo à montanha enegrecida, percebi que este avião devia estar combatendo o fogo.

Fazendo um gracioso contorno, o avião foi para leste e depois para norte até ser posicionado para fazer um ataque certeiro contra o fogo. Com precisão, o avião jogou cerca de 46 mil litros de retardador de chamas para extinguir o fogo. Onde o retardador de fogo atingiu, o fogo foi imediatamente e permanentemente apagado. E o retardador criou uma barreira, que impedia que o fogo se espalhasse, extinguindo o poder do fogo contra qualquer coisa que fosse tocada por ele.

Vi realmente como se apaga um incêndio naquele dia.

Não apague o Espírito

Quando li a exortação de Paulo em 1 Tessalonicenses 5:19 para não apagar o Espírito, lembrei-me do poder do retardador de chamas para apagar imediatamente e permanentemente um incêndio.

Apagar é uma palavra poderosa e evocativa. Significa extinguir, desaparecer, abolir, eliminar. A palavra eliminar literalmente significa excluir ou provocar a morte. Queremos matar a palavra de Deus? Tentamos apagar a palavra de Deus? Procuramos remover a palavra de Deus? Pense nisso, a palavra de Deus é transmitida aos nossos corações através do Espírito Santo. Se apagarmos a palavra de Deus, não teremos vida. Se matarmos a chama do amor de Deus, como é expressa em sua palavra revelada e registrada, estamos extinguindo a nossa fonte de vida.

Desde então pensei no fogo do Espírito de Deus. Cantamos regularmente este belo hino na Igreja “Tal como um facho de luz vem ardendo o Espírito!” Será que o Espírito de Deus pode realmente ser desligado e apagado, assim como o raivoso fogo nas montanhas que testemunhei neste verão?

Como apagamos o Espírito de Deus

Será que perdemos os sentimentos à medida que visualizamos mais um post das mídias sociais de modo que o espírito da verdade não tenha mais lugar em nosso coração? Será que os nossos vícios nos levam a abusar de alimentos, mídias sociais e outras substâncias, ao procurar nos desligar da realidade da vida, incluindo nos desconectar do Espírito de Deus?

Estamos tão viciados em mais uma notícia sobre algum problema no mundo sobre o qual temos muito pouco controle ao ponto de desperdiçarmos nossas vidas observando os problemas de outras pessoas em vez de servir dentro de nossa própria comunidade imediata? Será que deixamos o amor de Deus brilhar e em seguida, permitimos que fique dormente por falta de uso, por falta de respirar o oxigênio do amor em nossos relacionamentos e ações?

Estamos cheios de raiva por causa de alguma pequena injustiça, de modo que o nosso potencial de amar foi apagado completamente?

Estamos permitindo que nossas dúvidas nos impeçam de avançar em qualquer direção, apagando o poder da revelação que vem por meio da vida e de ações diligentes? Estamos perdendo o Espírito de fogo prometido àqueles que agem por meio da fé porque estamos paralisados por nos perguntar frequentemente “e se”?

Estamos deixando que a auto-crítica, críticas sobre a Igreja, sobre os líderes ou membros apaguem o Espírito de Deus que está pronto para “queimar” a Expiação em nossas almas? Nosso desejo de buscar a perfeição nos outros e em tudo está apagando a força vital que só a Expiação de Jesus Cristo pode fornecer? Estamos tentando destruir os propósitos de Deus ao esperar que todos e tudo sejam perfeitos imediatamente?

Temos medo de deixar nossos corações arderem com o amor de Deus? Estamos sempre dando voltas, assim como aquele avião, esperando para jogar todo o líquido retardador do Espírito no exato momento que sentimos que estamos sendo complacentes demais, humildes demais, confiando demais em Deus e em seus servos?

Quando é que o fogo do Espírito entra nas nossas vidas? Quando ponderarmos as verdades do céu. Quando servimos os outros intencionalmente. Quando cumprimos com os nossos convênios, mesmo com nossos defeitos. Quando defendemos a Igreja e o Evangelho, mesmo com o mundo os ridicularizando e lhes apontando o dedo de escárnio. Quando vivemos aquilo que acreditamos.

A exortação de Paulo para não apagar o Espírito me levou à reflexão e à ação, para me fazer refletir no que estou fazendo para alimentar o fogo da verdade que Deus colocou em minha alma.

Fonte: LDS Living

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *