MaisFé.org

O que significa o termo “filhos dos homens” nas escrituras?

Pergunta

Sempre vejo a frase “filhos dos homens” nas escrituras. O que isso significa?

Resposta

Obrigado por essa pergunta. É um privilégio tentar responde-la.

Uma resposta simples, é a seguinte:

Filhos dos homens = qualquer pessoa nascida na terra desde a época de Adão e Eva até os dias atuais e todos aqueles que nascerem até o final do milênio, e antes do julgamento final.

Uma resposta mais elaborada é:

Espiritualmente falando, nosso DNA está a uma geração de distância do nosso Pai Celestial.

Na Conferência Geral de 2003, o presidente Gordon B. Hinckley afirmou:

“Nunca se esqueçam, meus queridos amiguinhos, que vocês são realmente filhos de Deus, que herdaram parte de Sua natureza divina, que Ele os ama e deseja ajudá-los e abençoá-los. Oro para que nosso Pai Celestial os abençoe. Que Ele sorria para vocês lá do Céu. Que vocês andem por Seus caminhos e sigam Seus ensinamentos. Que jamais falem as coisas ruins que os meninos e meninas estão inclinados a falar na escola. Que orem sempre a Ele, e o façam sempre em nome de Seu Filho Amado, o Senhor Jesus Cristo. Que cada um de nós decida sempre segui-Lo com fé. Que a vida seja boa para vocês, pois são de fato filhos de Deus, dignos e merecedores de Seu amor e bênção.”

Somos filhos literais de Pais Celestiais em espírito. Viemos do céu, onde Deus, que é o nosso Pai Celestial, é o Pai de todos nós. Ele ofereceu a cada um de Seus filhos um plano onde poderíamos crescer e desenvolver qualidades divinas de acordo com a nossa vontade, desejo e arbítrio moral.

Para descrever aqueles mesmos espíritos que desceram do Céu, para receberem um corpo físico, sempre lemos nas escrituras sobre “Os filhos dos homens.”

Se pudéssemos traçar uma linha até nossos ancestrais, poderíamos desenhar uma linha direta até Adão e Eva, que são nossos primeiros pais terrenos.

nomes

Nosso estado decaído

Como descendentes de Adão e Eva, herdamos uma condição decaída durante a mortalidade (ver Alma 42:5-9, 14). Fomos separados da presença do Senhor e sujeitados a morte física. Também fomos colocados em um estado de oposição, no qual somos testados através das dificuldades da vida e das tentações do adversário (ver Néfi 2:11-14; D&C 29:39; Moisés 6:48-49).

Nessa condição decaída, entramos em conflito. Somos filhos espirituais de Deus, com o potencial para nos tornarmos “participantes da natureza divina,” (2 Pedro 1:4).

No entanto, “somos indignos diante de ti; por causa da queda, nossa natureza tornou-se má continuamente” (Éter 3:2). Precisamos nos esforçar continuamente para sobrepujar paixões e desejos injustos.

Repetindo as palavras de um anjo, o Rei Benjamim disse:

“Porque o homem natural é inimigo de Deus e tem-no sido desde a queda de Adão e sê-lo-á para sempre; a não ser que ceda ao influxo do Santo Espírito e despoje-se do homem natural e torne-se santo pela expiação de Cristo, o Senhor; e torne-se como uma criança, submisso, manso, humilde, paciente, cheio de amor, disposto a submeter-se a tudo quanto o Senhor achar que lhe deva infligir, assim como uma criança se submete a seu pai.” (Mosias 3:19).

Agora, indo além, compartilharei um conjunto de escrituras que ilustram como (sendo filhos dos homens) seremos salvos e redimidos somente através de Jesus Cristo.

Lemos sobre esse fato no livro de Mosias, capítulo 3 versículos de 5 a 10:

“Pois eis que o tempo se aproxima e não está muito longe, em que, com poder, o Senhor Onipotente que reina, que era e é de toda a eternidade para toda a eternidade, descerá dos céus no meio dos filhos dos homens e habitará num tabernáculo de barro; e fará grandes milagres entre os homens, como curar os enfermos, levantar os mortos, fazer andar os coxos, dar vista aos cegos, fazer ouvir os surdos e curar toda espécie de enfermidades.

E expulsará demônios, ou seja, os espíritos malignos que habitam no coração dos filhos dos homens.

E eis que sofrerá tentações e dores corporais, fome, sede e cansaço maiores do que o homem pode suportar sem morrer; eis que sairá sangue de cada um de seus poros, tão grande será a sua angústia pelas iniquidades e abominações de seu povo.

E ele chamar-se-á Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Pai dos céus e da Terra, o Criador de todas as coisas desde o princípio; e sua mãe chamar-se-á Maria.

E eis que vem aos seus para que a salvação seja concedida aos filhos dos homens pela fé em seu nome; e mesmo depois de tudo isso, considerá-lo-ão um homem e dirão que está endemoninhado; e açoitá-lo-ão e crucificá-lo-ão.

E no terceiro dia ressuscitará dentre os mortos; e eis que ele julga o mundo; e eis que todas estas coisas são feitas para que recaia um julgamento justo sobre os filhos dos homens.”

Para resumir o que compartilhei: Somo filhos dos homens na carne, e ao trabalharmos e caminharmos com um coração obediente e fé perante nossos Pais Celestiais, nos tornaremos Filhos de Deus!

Fonte: AskGramps

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *