MaisFé.org

O que significa ser transfigurado?

Mary Elizabeth Rollins relatou uma experiência que teve em uma reunião com Joseph Smith. Foi isto que aconteceu:

“Enquanto estávamos ali, falando com eles, Joseph e Martin Harris entraram. Ele disse ‘aqui há o suficiente para uma pequena reunião.’ Joseph olhou em volta, solenemente. Foi a primeira vez que alguns deles o viram. Eles colocaram uma tábua apoiada em duas cadeiras para fazer um banco. Martin Harris se sentou numa caixa, próximo de Joseph. Eles cantaram e oraram. Joseph se levantou e começou a falar conosco.

A medida que ele começou a falar solenemente e sinceramente, seu semblante mudou e ele ficou mudo. Aqueles que olharam para ele naquele dia disseram que havia uma luz dentro dele, em cada parte de seu corpo. Nunca vi nada assim na terra. Não conseguia tirar os olhos dele. Ele ficou tão branco que qualquer um que o visse pensaria que era transparente. Lembro-me que pensei que quase conseguia ver os ossos através da carne. Passei por muitas mudanças desde então, mas isso está marcado em meu cérebro. Me lembrarei disso e verei nos olhos da minha mente enquanto permanecer nesta terra.

Ele ficou assim por alguns minutos. Ele olhou para a congregação como se penetrasse a cada coração. Disse ele: ‘sabeis quem esteve dentre vós? Um dos Smith disse ‘um anjo do Senhor’. Martin Harris disse: ‘foi o nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.’ Joseph colocou as mãos sob as de Martin e disse: ‘Deus o revelaste a ti. Irmãos e Irmãs, o espírito de Deus esteve no meio de vós. A Salvador esteve aqui esta noite e quero vos dizer para nunca o esqueceres. Há um véu sobre os vossos olhos, pois não aguentarias olhar para Ele.”

Em outra ocasião, ela relatou o mesmo acontecimento com uma formulação ligeiramente diferente. Ela disse:

“De repente ele parou e parecia estar paralisado. Ele estava olhando para frente e seu rosto brilhava mais que a vela que estava numa prateleira atrás dele. Pensei que quase conseguia ver os ossos de seu rosto. Parecia que havia um holofote dentro dele.”

Pessoalmente, acho as descrições feitas por ela absolutamente fascinantes. Mas o que exatamente aconteceu aqui? Por que Joseph estava brilhando? Bem, chamamos isso de “transfiguração”.

O que é transfiguração?

A transfiguração torna uma pessoa capaz de resistir à presença de Deus ou de seus mensageiros. Doutrina e Convênios 67 ensina,

“Pois em tempo algum, na carne, o homem viu Deus, a não ser vivificado pelo Espírito de Deus. Nem pode homem natural algum suportar a presença de Deus; nem segundo a mente carnal. Não podeis suportar a presença de Deus agora nem o ministério de anjos; portanto, continuai pacientemente até que sejais aperfeiçoados.”

Isto de “ser vivificado pelo Espírito de Deus” é a transfiguração. Moisés descreve esta experiência com um pouco mais de detalhes na Pérola de Grande Valor:

“E viu Deus face a face e falou com ele e a glória de Deus estava sobre Moisés; portanto, Moisés podia suportar sua presença.

Mas agora meus próprios olhos contemplaram Deus; não, porém, meus olhos naturais, mas, sim, meus olhos espirituais, porque meus olhos naturais não poderiam ter contemplado; pois eu teria fenecido e morrido em sua presença; mas sua glória estava sobre mim e eu contemplei sua face, pois fui transfigurado diante dele.

E aconteceu que, quando Moisés pronunciou essas palavras, eis que Satanás veio tentá-lo, dizendo: Moisés, filho de homem, adora-me.

E aconteceu que Moisés olhou para Satanás e disse: Quem és tu? Pois eis que sou um filho de Deus, à semelhança de seu Unigênito; e onde está tua glória, para que te adore?

Pois eis que eu não poderia olhar para Deus, a não ser que sua glória estivesse sobre mim e eu fosse transfigurado perante ele. Mas posso olhar para ti como homem natural. Não é certamente assim?

Bendito seja o nome de meu Deus, pois seu espírito não se apartou completamente de mim; por outro lado, onde está tua glória, porque para mim é treva?”

Moisés 1:2, 11-15

A partir da experiência de Moisés, vemos claramente que a transfiguração ocorre por necessidade—não é apenas um toque visual para fazer tudo um pouco mais brilhante. Um homem ou mulher mortal não seria capaz de suportar a presença de Deus, a menos que a Sua glória repousasse sobre eles também.

Outros casos

Já vimos Moisés e Joseph Smith, mas há registros de outros casos semelhantes de transfiguração? Sim, há sim. Esta lista está longe de ser completa, mas aqui estão algumas histórias que você provavelmente já ouviu antes, mas pode não ter associado com a transfiguração:

Transfiguração de Jesus Cristo

Em Mateus 17 lemos:

“Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, e Tiago, e João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.”

Mateus 17:1-3

Transfiguração de Abinádi

“Ora, aconteceu que depois de Abinádi haver pronunciado estas palavras, o povo do rei Noé não se atreveu a deitar-lhe as mãos, porque o Espírito do Senhor estava sobre ele; e seu rosto resplandecia com extraordinário brilho, como o de Moisés no monte Sinai enquanto falava com o Senhor.”

Mosias 13:5

Transfiguração dos discípulos de Jesus nas Américas

“E aconteceu que depois de haver assim orado ao Pai, Jesus aproximou-se dos discípulos […] E aconteceu que Jesus os abençoou enquanto oravam a ele; e seu rosto sorriu-lhes e a luz de seu semblante iluminou-os; e eis que se tornaram brancos como o semblante e as vestes de Jesus; e eis que sua brancura excedia toda brancura, sim, não poderia haver coisa alguma na Terra tão branca como sua brancura.

[…] E tornando a afastar-se um pouco deles, Jesus inclinou-se até a terra; e orou novamente ao Pai […] E depois de haver proferido estas palavras, Jesus voltou novamente para junto de seus discípulos; e eis que oravam a ele firmemente e sem cessar; e novamente lhes sorriu; e eis que estavam brancos como Jesus.”

3 Néfi 19:24-30

chance

O efeito da experiência de Moisés no monte Sinai

“E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai (e Moisés trazia as duas tábuas do testemunho em sua mão, quando desceu do monte), Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele. Olhando, pois, Aarão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia, pelo que temeram de chegar-se a ele.”

Êxodo 34:29-30

Como uma observação, é interessante que a reação israelita é semelhante à reação, por exemplo, dos pastores na presença do anjo que anunciou o nascimento de Cristo:

“E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo.”

Lucas 2:9-10

Outra transfiguração de Joseph Smith

Compare a transfiguração de Moisés e a visão subseqüente da criação com a seguinte visão de Joseph Smith, como relatado por Anson Call:

“… enquanto ele [Joseph] estava falando, seu semblante mudava para branco; não o branco mortal de um rosto sem sangue, mas um branco brilhante vivo. Ele parecia absorvido em olhar para algo a uma grande distância, e disse: Estou olhando para os vales daquelas montanhas [as Montanhas Rochosas].’ Isto foi seguido por uma descrição vívida do cenário destas montanhas, assim como quando me tornei familiarizado com elas.”

Transfiguração ilimitada às pessoas

Antes de iniciar este princípio, precisamos rever algumas escrituras. Primeiro, Doutrina e Convênios 93:27-28 menciona que,

“[…] homem algum recebe a plenitude a não ser que guarde [os] mandamentos [de Deus]. Aquele que guarda seus mandamentos recebe verdade e luz, até ser glorificado na verdade e conhecer todas as coisas.”

Além disso, Doutrina e Convênios 88:67-68 menciona que,

“[…] o corpo que é cheio de luz compreende todas as coisas. Portanto, santificai-vos, para que vossa mente concentre-se em Deus; e dias virão em que o vereis…”

Em outras palavras, o padrão é este: obediência + santificação = luz adicional e verdade. Observe como este mesmo processo é evidente em referência à própria terra na seção 88 combinada com versículos da seção 130:

“E também, em verdade vos digo que a Terra vive a lei de um reino celestial, porque cumpre o propósito de sua criação e não transgride a lei – Portanto, será santificada; sim, embora vá morrer, tornará a ser vivificada e suportará o poder pelo qual será vivificada; e os justos herdá-la-ão.

Os anjos não habitam em um planeta como esta Terra; Mas habitam na presença de Deus, em um globo semelhante a um mar de vidro e fogo, onde todas as coisas passadas, presentes e futuras manifestam-se para sua glória; e estão continuamente diante do Senhor.

Esta Terra, em seu estado santificado e imortal, será transformada como em cristal e será um Urim e Tumim para os seus habitantes, pelo qual todas as coisas pertencentes a um reino inferior ou a todos os reinos de uma ordem inferior manifestar-se-ão àqueles que nela habitam; e esta Terra será de Cristo.”

A terra “cumpre a lei “(obediência), torna-se “santificada”, torna-se semelhante ao globo de “vidro e fogo”, onde os anjos habitam, e age como um Urim e Tumim para os seus habitantes, manifestando a eles “todas as coisas” (luz adicional e verdade).

Contemplando a luz

Esta é apenas a minha observação pessoal e infiltrando-se no reino da especulação (eu avisei), mas me parece que a transfiguração pode ocorrer em um espectro. No caso de Cristo, mesmo suas roupas são descritas como “brancas como a luz.”

Mas em outros casos, parece ser apenas o rosto da pessoa ou “semblante” que é iluminado. Embora ambos os casos descrevam uma grande mudança, poderia a santificação/transfiguração em menor escala ocorrer de outras formas?

Por exemplo, quando o Espírito de Deus sussurra revelação à sua mente, esse pensamento nos dá um vislumbre da mente do próprio Deus. Se nossas mentes estão alinhadas e unidas com a de Deus, mesmo por um breve momento, isso necessitaria de um grau de transfiguração?

Poderia dar um novo significado às escrituras como em Doutrina e Convênios 6:15,

“Eis que tu sabes que me inquiriste e que te iluminei a mente; e agora te digo estas coisas para que saibas que foste iluminado pelo Espírito da verdade.”

Fonte: Third Hour

Relacionado:

Alguma mulher nas escrituras viu Deus?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *