MaisFé.org

Perguntas e Respostas: por que minha bênção patriarcal não menciona a primeira ressurreição?

Pergunta

Muitas pessoas que recebem sua bênção patriarcal são informadas de que ressuscitarão na manhã da primeira ressurreição se estivermos qualificados. A bênção da minha esposa diz exatamente isso.

Minha bênção patriarcal não faz nenhuma menção à minha ressurreição. Isso significa que não vou me qualificar para a manhã da primeira ressurreição?

Não estarei com minha esposa se ela ressuscitar na primeira ressurreição? Estou preocupado.

Resposta

É compreensível sua preocupação sobre esse assunto se você não entende o princípio fundamental por trás das bênçãos patriarcais.

Espero que, por meio dessa explicação, você possa encontrar paz e consolo nas seguintes palavras de nossos líderes e sentir o Espírito Santo confirmar a verdade.

Ao falar sobre as bênçãos patriarcais na Conferência Geral, o Presidente James E. Faust disse que uma bênção patriarcal é:

“É uma dire­triz sagra­da que con­tém con­se­lhos, pro­mes­sas e infor­ma­ções do Senhor; no entan­to, a pes­soa não deve espe­rar que a bên­ção deta­lhe tudo que lhe acon­te­ce­rá ou que res­pon­da a todas as per­gun­tas. O fato de que a bên­ção patriar­cal pode não men­cio­nar acon­te­ci­men­tos impor­tan­tes da vida, como uma mis­são ou casa­men­to, não sig­ni­fi­ca que isso não irá acon­te­cer. Para que nossa bên­ção patriar­cal, se cum­pra, pre­ci­sa­mos ente­sou­rar no cora­ção as pala­vras pre­cio­sas que ela con­tém, pon­de­rar a res­pei­to delas e viver de manei­ra a rece­ber as bên­çãos na mor­ta­li­da­de e uma coroa de jus­ti­ça no por­vir.”

Se, por meio de nossas bênçãos do sacerdócio, pudéssemos perceber apenas uma pequena parte da pessoa que Deus deseja que sejamos, perderíamos nosso medo e nunca mais duvidaríamos.

Da mesma forma, vemos em ‘Bênçãos Patriarcais’, em Tópicos do Evangelho no site da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o princípio de que as bênçãos patriarcais podem não delinear todos os eventos na vida de uma pessoa.

“Embora a bênção patriarcal contenha promessas e conselhos inspirados, não se deve esperar que ela responda a todas as dúvidas da pessoa que a recebe, ou que especifique detalhadamente tudo o que acontecerá em sua vida. Se a bênção não mencionar um evento importante, como a missão de tempo integral ou o casamento, a pessoa não deve presumir que não terá essa oportunidade.

De igual modo, a pessoa que receber a bênção não deve presumir que tudo o que está mencionado nela será cumprido nesta vida. A bênção patriarcal é eterna, e suas promessas podem se estender para as eternidades. Se a pessoa for digna, todas as promessas serão cumpridas no devido tempo do Senhor. As promessas e bênçãos que não forem cumpridas nesta vida serão cumpridas na vida futura.”

Uma citação do Presidente McConkie indica que, conforme orientado pelo Espírito Santo, o patriarca deve dar o consolo, orientação e advertências de que uma pessoa precisa para ajudá-la a cumprir sua missão.

Não podemos esperar que a bênção declare todos os eventos na vida de uma pessoa, desde o nascimento até a ressurreição, apenas para citar o que é mais crítico para o sucesso da vida de uma pessoa de uma forma sucinta e reveladora.

“As bênçãos patriarcais contêm uma declaração inspirada da linhagem do recebedor e, também, quando guiadas pelo Espírito, uma declaração inspirada e profética da missão da vida da pessoa, juntamente com as bênçãos, conselhos e admoestações que o patriarca seja inspirado a proferir, para o cumprimento dessa missão.” (Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine p. 558.)

Cada bênção patriarcal é única porque cada filho de Deus é único. Espero que aprender que as bênçãos patriarcais são designadas exclusivamente para cada pessoa, e não apenas listas dos mesmos eventos de vida declarados de maneiras diferentes, consolem você.

O que o Senhor destaca em sua bênção? Como ter um destaque diferente de sua esposa pode trazer um maior reconhecimento de seus pontos fortes e talentos?

Para encerrar, gostaria de mencionar uma bela declaração do então Élder Russell M. Nelson. Em abril de 2000, a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos compartilharam uma apresentação de vídeo em que cada um compartilhou um breve testemunho.

O Élder Nelson decidiu enfocar sua mensagem no convênio abraâmico. Esta aliança se aplica a você como membro da Casa de Israel e semente de Abraão.

“Em 1843, o Senhor declarou ao Profeta Joseph Smith que ‘Abraão recebeu promessas relativas a sua semente e ao fruto de seus lombos — dos quais tu provéns… Esta promessa é vossa também, porque sois de Abraão’(D&C 132: 30–31).

Irmãos e irmãs, vocês também têm direito às grandiosas bênçãos prometidas à linhagem fiel de Abraão. O Senhor explicou que vocês podem receber as bênçãos e responsabilidades do sacerdócio Dele por meio de sua fé, obras e linhagem (declarada em sua bênção patriarcal). ‘Sois herdeiros legais’, disse ele. ‘Vossa vida e o sacerdócio permaneceram, e é necessário que permaneçam por meio de vós e de vossa linhagem’ (D&C 86:9–10).

As bênçãos máximas do convênio abraâmico são conferidas nos templos sagrados. Elas permitem-nos surgir na Primeira Ressurreição e herdar tronos, reinos, principados, poderes e domínios para nossa ‘exaltação e glória em todas as coisas’ (D&C 132:19). O cumprimento do antigo convênio abraâmico só é possível em virtude do Senhor Jesus Cristo. É graças a Ele que poderemos habitar com Deus, com Ele e nossa família eternamente”

Mesmo que você nunca tenha recebido uma bênção patriarcal ou mesmo que sua bênção patriarcal não mencione a ressurreição, o Senhor, por meio de convênios e de seus profetas, explica que ressuscitar na primeira ressurreição está ao alcance de todos os que fazem e guardam convênios eternos.

Por causa de Jesus Cristo, essa verdade é uma realidade na qual podemos confiar e buscar. Espero que encontre consolo em todas as promessas do Senhor para você.

Fonte: Ask Gramps

The post Perguntas e Respostas: por que minha bênção patriarcal não menciona a primeira ressurreição? appeared first on maisfe.org.

2 thoughts on “Perguntas e Respostas: por que minha bênção patriarcal não menciona a primeira ressurreição?

  • Ailton Souza

    Mesmo que você nunca tenha recebido uma bênção patriarcal ou mesmo que sua bênção patriarcal não mencione a ressurreição, o Senhor, por meio de convênios e de seus profetas, explica que ressuscitar na primeira ressurreição está ao alcance de todos os que fazem e guardam convênios eternos.
    Minha opinião: Poderia ter nesse parágrafo a importância de ser obter a Benção Patriarcal e o incentivo para os membros fortalecer esse desejo em seu coração de buscar adquirir sua Benção Patriarcal. Grande abraço

    Resposta
  • Francisco Cezar Loyola

    A benção patriarcal não é uma adivinhação, são possibilidades condicionadas ao cumprimento dos convênios sagrados que fazemos. Os mandamentos recebidos na benção patriarcal não são diferentes dos demais mandamentos que conhecemos e que provém do Senhor, mas o que está na benção patriarcal devemos focar e nos concentrar neles como um guia ou bússola. É uma benção do sacerdócio como outras que recebemos, porém esta possui “status” de escritura, pois é recebida por inspiração do espírito e fica escrita para sempre. É uma escritura pessoal, que cada membro deve guardar como algo sagrado para sí. As ordenanças salvadoras do evangelho que recebemos no templo contém todas as promessas da exaltação e ainda assim dependem de nossa fidelidade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *