Um recomeço após o divórcio: como Deus cuidou de tudo
O seguinte artigo foi escrito com base no relato de Laécio Araújo.
Conheci a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 2009, por meio de um amigo. Era um momento em que eu precisava fortalecer meu lado espiritual, já que tinha vindo do Tocantins para São Paulo há pouco tempo.
Fui ensinado pelos missionários e algumas semanas depois fui batizado. Em seguida, me preparei para servir como missionário.
Servi na Missão Brasil Manaus entre 2011 e 2013, e quando voltei, comecei a trabalhar no Centro de Treinamento Missionário.
Conheci minha ex-esposa algum tempo depois, namoramos e nos casamos em janeiro de 2014. Ela também era missionária retornada, e eu, aos meus 24 anos, tinha a certeza de que um casamento entre dois missionários retornados não tinha como dar errado.
Tivemos o nosso filho após dois anos e nosso casamento durou mais 3 anos depois do bebê.
Um ano antes do divórcio, lembro de algo que me marcou muito, minha ex-esposa disse que não queria mais ser esposa, apenas mãe. Vivemos esse período como colegas, em quartos separados e criando o nosso filho.
A decisão do divórcio foi mútua. Demos entrada com os papéis em novembro e em dezembro estávamos oficialmente divorciados.
Não sabia o que fazer
Uma das coisas que mais me machucou, em todo esse processo, foi o dia em que saí de casa. Nunca estamos preparados para um momento como esses, e acredito que eu não soube como agir. Ao me ver pegar as minhas coisas, meu filho perguntou: ‘Papai, para onde você vai?’ Eu não sabia o que responder.
Logo, minha ex-esposa disse: ‘Ele está indo embora. Está abandonando a gente’. Meu filho chorou e gritou muito pedindo para eu voltar. Ainda sinto muito por esse dia, acredito que não superei a maneira como saí de casa até hoje.
Tentando continuar a vida
Fui morar com o meu irmão e lembro de estar tão devastado com aquela situação a ponto de não ter forças para sair do carro. Precisei de ajuda naquele momento logo após a separação e meu irmão foi essencial para que eu conseguisse ter forças para continuar com minha vida.
Eu tive muitas crises de ansiedade, não conseguia dormir direito, estava no último ano da faculdade, não tinha emprego fixo, trabalhava como motorista de aplicativo, fui privado de ver meu filho e tinha acabado de perder a minha família.
Nunca pensei em tirar a própria vida, mas em meio a tantas coisas, um dia, ao dirigir para casa, cogitei jogar o carro debaixo de um caminhão. Fico triste ao lembrar disso. Mas, sempre pensava que conseguiria suportar aquelas provações. Lembro que em minhas conversas com Deus, eu sempre pedia forças para conseguir suportar e superar minhas provações.
Mesmo após aquela experiência, lembro que conversei muito abertamente com meu Pai Celestial, e prometi para mim mesmo que eu iria ter uma família um dia e que não me afastaria da Igreja.
Um recomeço
Quatro meses após o divórcio conheci minha atual esposa. Uma amiga dela era amiga de um dos amigos que moravam comigo e com meu irmão. E elas sempre iam em nosso condomínio para usar a piscina.
Na época eu mal saía do quarto, então lembro que nem liguei para a presença delas ali. Elas começaram a ir com frequência ao apartamento e após alguns meses, saimos juntos pela primeira vez. Namoramos por dois anos, e então, nos casamos. Nunca perdi o desejo de ter uma família e acredito que ela foi a resposta para as minhas orações.
O papel do Salvador
Em meus momentos mais difíceis, sempre me lembrei da Expiação do Salvador. Em meu coração eu sabia que Ele me entendia, que Ele havia sentido aquilo que eu estava sentindo. Isso era algo que sempre estava em minha mente e coração: ‘o Salvador já suportou tudo isso. Se Ele suportou, eu também sou capaz, não posso desistir’.
Se você está passando pelo mesmo que eu passei, lembre-se que você é forte. Você é um filho de Deus. Você consegue! O Salvador já passou por essas coisas, e Ele confia em você. Ele sabe que você pode suportar. Temos capacidade e forças para passar por isso. Não importa quão grande seja o seu problema, o Salvador vai te ajudar a carregar esse fardo. Ele conhece o peso disso.
Não me arrependo de meu primeiro casamento, não tenho mágoas da minha ex-esposa. Acredito que foi uma experiência positiva e sou grato pelos momentos felizes que vivemos.
Hoje, percebi que eu era imaturo e aprendi muito sobre estar em um relacionamento e sobre mim mesmo. Agora sei onde errei e me esforço para não cometer os mesmos erros novamente.
O Senhor nos dá a oportunidade de começar novamente. Ele nos dá outras oportunidades. Se nos mantivermos fiéis, o Senhor vai preparar um caminho para que nossos desejos justos se cumpram.
Veja também: Um novo começo: como Deus me salvou do vício das drogas