MaisFé.org

Vem e Segue-me: “O sumo sacerdote dos bens futuros” – Hebreus 7-13

Todas as semanas deste ano estamos postando artigos que visam apoiar o estudo do manual Vem e Segue-me. Nesta semana estudaremos Hebreus 7-13.

Um dos pontos doutrinários tratados nesta lição se refere a fé. Paulo nos dá um dos mais belos e profundos sermões sobre a fé em Hebreus 11. Ele começa com a definição de fé. Ele diz:

“a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.” (Hebreus 11:1)

O profeta Joseph Smith traduziu esse versículo assim:

“a fé é a certeza de coisas que se esperam, a prova das coisas que não se veem.”

O que isso significa? Significa que fé é a “esperança nas coisas que se não veem e que são verdadeiras” (Alma 32:21)

A fé também é “a prova das coisas que não se veem”. Morôni explicou que não recebemos uma confirmação espiritual, uma esperança divina, até “depois da prova de vossa fé” (Éter 12:6). Isso significa que a fé virá como uma recompensa de um esforço ou uma ação nossa.

É por isso que o Profeta Joseph Smith ensinou que “a fé [é] o primeiro princípio da religião revelada e o alicerce de toda retidão” e que também ela é “o princípio de ação existente em todos os seres inteligentes” (Lectures on Faith, [1985], p. 1). A ação em si não é fé no Salvador, mas agir de acordo com princípios corretos é um componente importante da fé. Por isso, “a fé sem as obras é morta” (ver Tiago 2:20).

O Profeta Joseph explicou ainda que “a fé não é apenas um princípio de ação, mas também de poder, em todos os seres inteligentes, tanto no céu como na terra” (Lectures on Faith, p. 3).

O Elder David A. Bednar ensinou sobre isso:

“Assim, a fé em Cristo leva à ação justa que aumenta nossa capacidade e nosso poder espirituais. Compreender que a fé é um princípio de ação e de poder nos inspira a exercer nosso arbítrio moral em consonância com as verdades do evangelho, convida os poderes redentores e fortalecedores da Expiação do Salvador a agirem em nossa vida, e amplia o poder que há em nós e que nos torna nossos próprios árbitros (ver D&C 58:28).”

Podemos ter fé que amanhã o sol vai se levantar, podemos ter fé que daqui alguns anos estaremos casados ou que atingiremos sucesso na carreira. Toda esperança em coisas futuras pode ser definida como fé. Entretanto, a verdadeira fé é centralizada em Jesus Cristo. E essa fé produz poder espiritual.

A fé é um dom. Podemos exercer “nossas faculdades” e “plantar a semente da fé” (Alma 32:27) – e isso significa que temos o desejo de crer – e que agimos segundo esse desejo… mas não podemos forçar a semente germinar. Ela só brotará se Deus assim o desejar. É Deus que nos concede fé.

Paulo ensina ainda que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). E nos ensina algo semelhante ao Rei Benjamim – os elementos da fé: 

“Acreditai em Deus; acreditai que ele existe e que criou todas as coisas, tanto no céu como na Terra; acreditai que ele tem toda a sabedoria e todo o poder, tanto no céu como na Terra; acreditai que o homem não compreende todas as coisas que o Senhor pode compreender.

E novamente, acreditai que vos deveis arrepender de vossos pecados e abandoná-los e humilhar-vos diante de Deus; e pedir com sinceridade de coração que ele vos perdoe; e agora, se acreditais em todas estas coisas, vede que as façais.” (Mosias 4:9-10)

Paulo também fala do nível de fé que fez com que profetas e santos do passado realizaram grandes milagres. Contudo, ele também explica que a fé mais sublime não muda a vontade de Deus, mas a aceita. Esse tipo de confiança fez com que muitos continuassem a exercer fé mesmo não recebendo as promessas de Deus nesta vida. Um deles foi Abraão, que recebeu promessas gloriosas, mas não as recebeu plenamente na vida mortal.

A mais poderosa fé não é aquela que move montanhas, mas aquela que aceita a vontade de Deus e continua viva, forte e diligente em guardar os mandamentos do Senhor mesmo que as coisas não saiam sempre como se deseja.

A fé para curar e ser curado é boa, mas a fé para não ser curado – e se submeter com paciência a esperado Senhor é maior. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *