Primeira capelã militar é endossada pela Igreja
Semana passada o Church News publicou um artigo sobre Jenna Carson, a primeira mulher capelã militar endossada pela Igreja de Jesus Cristo.
Desde menina, Jenna tinha o desejo de servir uma missão de tempo integral. Ela serviu na Missão Tampa Flórida em espanhol.
Durante o serviço missionário, Jenna teve uma revelação de que faria pós-graduação depois de terminar o seu bacharelado em Inglês na Universidade Brigham Young.
Ao conversar com uma de suas professoras e mentora durante a graduação, Jenna aprendeu sobre a faculdade de estudos religiosos Harvard Divinity School e sentiu que era ali onde deveria seguir os seus estudos.
Segundo o Church News, Jenna disse que sentiu um “forte ardor de que aquela escola era para onde eu deveria ir, mesmo que não soubesse o que era uma faculdade de estudos religiosos.’”
Jenna seguiu seus estudos e conta que sua pós em Estudos Religiosos a levariam para uma carreira jurídica ou acadêmica. Contudo, em 2015, durante seu primeiro semestre ela aprendeu o que era capelania e teve uma segunda revelação por meio do Espírito.
“Senti que Deus estava me chamando para ser capelã militar.”
O que é um capelão
Nos Estados Unidos, um capelão é um oficial comissionado não-combatente que tem a função de oferecer serviços religiosos e suporte espiritual aos membros das forças armadas do país. Além disso, o capelão também oferece aconselhamento aos comandantes com relação a questões morais e religiosas, para que estes ajudem seus subordinados.
Os candidatos à capelania devem obter mestrado em Teologia ou em outra área de estudo relacionada.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias trabalha junto com as Forças Aramadas dos E.U.A. para desenvolver os requisitos necessários de um candidato a capelão. Por meio desse trabalho em conjunto a Igreja já endossou diversos capelães nas Forças Armadas do E.U.A. Mas nenhum era mulher.
O processo de capelania de Jenna
Jenna procurou o escritório de relações militares e serviços de capelães da Igreja, expressando seu desejo de se tornar uma capelã militar endossada pela Igreja.
Não foi fácil. Foram anos até que o processo de endosso fosse concretizado. Ela enfrentou muitos desafios pessoais, mas sabia que não deveria deixar o sentimento que tinha de trabalhar como capelã militar para trás.
“Confiei que o Pai Celestial”, disse ela, “me retribuiria melhor do que poderia imaginar.”
Em 2020, Jenna entrou em contato com o escritório da Igreja mais uma vez e logo recebeu o endosso para se tornar capelã militar. Jenna trabalhou como capelã hospitalar e depois em uma prisão federal.
Seu objetivo era ser capelã militar na Força Aérea e ela não desistiu. Hoje ela segue o legado de sua família no serviço militar. Ambos os avós e um tio foram pilotos da Força Aérea e seu pai serviu no Exército.
No dia 7 de julho de 2022, Jenna foi designada pelo Éder Jaggi e começará o seu serviço como 1º tenente da Força Aérea dos Estados Unidos na Base Aérea de Keesler em Biloxi, Mississippi.
De acordo com o Church News, Jenna é a primeira mulher capelã endossada pela Igreja, mas não será a última. Há outras mulheres candidatas à capelania e no futuro serão capelãs militares endossadas pela Igreja.
Fonte: Church News
Amei saber dessa história pena eu nao ter nenhuma chnce pois nao estudei o suficiente