Primeira Presidência anuncia a criação da Área Canadá
A Primeira Presidência da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou a criação da nova Área do Canadá, com o objetivo de melhorar a liderança e o apoio aos líderes e unidades da Igreja em todo o país. A nova área começará a funcionar a partir de 1º de agosto de 2025.
Essa divisão será formada a partir de partes de três áreas existentes: a Área da América do Norte Central, a Área da América do Norte Nordeste e a Área da América do Norte Oeste. Toronto, Ontário, será a sede do escritório da nova presidência de área, que também contará com um diretor de assuntos temporais e outras funções de apoio.
A Primeira Presidência expressou sua gratidão pela direção do Senhor à medida que Sua Igreja continua a crescer. Em uma carta enviada a líderes da Igreja em todo o mundo, a Primeira Presidência escreveu: “Somos gratos pela direção do Senhor à medida que Sua Igreja continua a crescer na terra”.
Com a criação da Área Canadá, a Igreja passará a ter 24 áreas no total. Atualmente, o Canadá está dividido em três áreas da Igreja da América do Norte:
- Área da América do Norte Central, que inclui as províncias de Alberta, Manitoba, Saskatchewan, os Territórios do Noroeste e o território de Nunavut;
- Área da América do Norte Nordeste, que abrange as províncias de New Brunswick, Newfoundland, Nova Scotia, Ontário, Prince Edward Island e Quebec;
- Área da América do Norte Oeste, que cobre a Colúmbia Britânica e o Território do Yukon.
As áreas são lideradas por uma presidência designada pela Primeira Presidência que é composta de um Setenta Autoridade Geral, que é auxiliado por dois conselheiros, que podem ser Setentas Autoridades Gerais ou Setentas de Área.
A criação das presidências de área começou em 1984, com o intuito de ajudar a Igreja a responder às necessidades específicas de uma Igreja global em crescimento. Desde então, mais áreas foram adicionadas e algumas foram extintas.
Em 2006 e 2007, a Igreja chegou a ter 31 áreas. Hoje, com 23 áreas, seis delas incluem partes dos Estados Unidos e são gerenciadas por presidências baseadas em Salt Lake City.
O crescimento da Igreja no Canadá
A nova Área Canadá será a quarta da Igreja que abrange um único país, juntando-se às áreas do Brasil, México e Filipinas. Isso é um reflexo do crescimento e da necessidade de uma maior atenção às necessidades de cada país.
O evangelho foi pregado pela primeira vez no Canadá quando Joseph Smith Sr., pai do profeta Joseph Smith, atravessou a fronteira dos EUA e visitou várias cidades no leste do Canadá. Nas duas décadas seguintes, cerca de 2.500 canadenses foram convertidos.
Os primeiros santos dos últimos dias a entrar na região que hoje é Alberta foram Simeon F. Allen e seu filho Heber S. Allen, que trabalharam na construção da ferrovia Canadian Pacific em 1883. Em 1886, o presidente do Estaca Cache, Charles O. Card, recebeu permissão do presidente da Igreja, John Taylor, para explorar oportunidades de colonização no sudoeste do Canadá.
O Templo de Cardston, em Alberta, foi o primeiro templo no Canadá e o sexto da Igreja no mundo. Foi o primeiro templo construído fora dos Estados Unidos e seus territórios. O Templo de Laie, no Havai, foi dedicado em 1919, quando o Havai ainda era um território dos EUA.
Atualmente, mais de 200 mil membros da Igreja vivem no Canadá, distribuídos por quase 500 congregações. A criação da Área Canadá representa um passo importante no apoio a essa crescente comunidade de santos.
Fonte: Church News
Veja também: Qual é a diferença entre Setenta Autoridade Geral, Setenta de Área e Líderes Gerais?
Posto original de Maisfé.org