MaisFé.org

Como Satanás criou a vergonha e 5 maneiras de combate-la

Essas palavras descrevem uma das ferramentas mais comuns do adversário. Conhecida como vergonha, essa ferramenta foi utilizada para tentar alterar o relacionamento entre o homem e Deus para sempre.

Infelizmente, a vergonha é uma ferramenta muito eficaz. Mas o que é a vergonha e como ela nos foi apresentada? E o mais importante, como podemos sobrepujá-la?

O que é a vergonha?

A vergonha é uma emoção dolorosa que vem da comparação entre como vemos a nós mesmos com o que acreditamos que deveríamos ser.

As pessoas que sentem vergonha, geralmente não pensam somente que fizeram ou fazem coisas ruins, elas acreditam que são ruins e não têm valor.

A vergonha tende a causar um desejo de se esconder. Tentamos esconder nossas falhas e inadequações. A vergonha pode gerar um forte sentimento de imperfeição que pode impedir a pessoa de seguir em frente em qualquer direção.

No contexto do evangelho, a vergonha pode nos levar a questionar os motivos de levarmos uma vida reta e pode colocar um muro entre nós e o Pai Celestial.

A vergonha ataca diretamente a verdade fundamental de que somos filhos de Deus. Se não temos confiança em nosso amado Deus, em nosso misericordioso Salvador, e em nosso próprio potencial, o progresso se torna quase impossível.

Como a vergonha nos foi apresentada?

Através dos ensinamentos do evangelho restaurado e do templo, aprendemos que Adão e Eva estavam na presença de Deus no Jardim do Éden. Também aprendemos que foi Satanás que sugeriu que o casal se escondesse de Deus porque estavam nus.

E assim, nasceu a vergonha. O homem nunca havia considerado que deveria se esconder de Deus, nem mesmo depois de transgredir.

Pela necessidade do plano, Adão e Eva for a expulsos do Jardim do Éden e entraram no mundo solitário e triste. Eles não poderiam mais estar na presença física de Deus.

No entanto, é improvável que Deus quisesse que Adão e Eva se sentissem envergonhados. Houveram consequências por suas ações, mas eles deveriam se sentir indignos a ponto de se esconderem do Deus que eles amavam?

De maneira similar, todos nós transgredimos as leis de Deus. Então, devemos nos esconder de Deus por causa de nossos erros e pecados?

Se acreditamos nas escrituras e nas palavras dos profetas modernos, a resposta é não.

5 Maneiras de combater a vergonha

É muito provável que todos nós sentiremos vergonha em nossas vidas. O que podemos fazer sobre isso? Seguem algumas dicas para podermos pensar no assunto.

Reconhecer a diferença entre a vergonha e a culpa

A culpa tem um propósito, especialmente dentro do evangelho. A culpa nos ajuda a saber quando fizemos algo de errado, e nos exorta ao arrependimento. Não ficamos livres quando cometemos erros. Devemos encarar as consequências e perseverar na dor ou na provação que vem com o pecado.

No entanto, Deus nos ensinou que sempre que nos voltarmos para Ele, poderemos progredir e ser perdoados. Precisamos desassociar nossa fraqueza e pecados, do amor de Deus. Satanás tira a glória do arrependimento colocando tanta vergonha sobre nós que nem ao menos tentamos.

O Élder Jeffrey R. Holland disse:

“Mas, por mais tardios que se imaginem, por mais chances que achem que perderam, por mais erros que sintam ter cometido ou talentos que achem que não têm, ou por mais longe do lar, da família e de Deus que achem que se afastaram, testifico-lhes que vocês não foram para além do alcance do amor divino. Não lhes é possível afundar tanto a ponto de não ver brilhar a infinita luz da Expiação de Cristo.”

Concentre-se em seu relacionamento com Deus, não com a cultura da Igreja

unico membro

Grande parte da vergonha é causada por não vivermos acima de nossas expectativas, sejam elas criadas por nossa própria mente ou por influências externas. Mesmo que não haja intenção, a cultura da Igreja pode criar uma grande pressão sobre nós.

Frequentemente sentimos que precisamos ser perfeitos. Os princípios do evangelho se tornam intermináveis listas de tarefas. E não é de se admirar que ficamos frustrados.

Deus sabe aonde você está. Ele tem um plano para te impulsionar para frente. Concentre-se em desenvolver um relacionamento com Cristo e em mudar o seu coração, ao invés de tentar se encaixar em um molde ou de se encaixar nas expectativas que os outros colocam sobre você.

Provavelmente o que você terá que fazer para se aproximar de Cristo será diferente de outras pessoas.

Evite comparações, especialmente nas mídias sociais

Ao falarmos sobre outras pessoas, sabemos que a comparação é a ladra da felicidade. Mas percebemos o quão profunda a comparação pode se tornar?

Nas mídias sociais, todos os dias testemunhamos grandes performances: somente selfies perfeitas, as melhores comidas, os momentos mais fantásticos. Podemos não perceber, mas a realidade se tornou somente isso.

Evite comparações ao concentrar-se em seu próprio progresso e servindo aos outros. Ambos abrirão seus olhos para como Cristo verdadeiramente vê as coisas. Não confie nas mídias sociais e em como o mundo diz que você deve ser, agir ou o como você deve viver a sua vida.

Encontre o que você ama em si mesmo

Quando sentimos vergonha, geralmente estamos desesperados por coisas que nos fazem nos sentirmos amados e valorizados. Ao invés de fazer o que verdadeiramente nos traz felicidade e realização, fazemos o que irá provocar elogios e a aprovação de outras pessoas. Porém isto nunca será suficiente ou duradouro.

Descubra os dons e talentos com os quais você foi abençoado e os aproveite.

Independente de outras pessoas, por que você se ama? O que te traz alegria?

É bom buscar pelo que te motiva e se perguntar o porquê você está fazendo algumas coisas

Siga em frente com fé

As pessoas que estão passando por provações, não querem escutar que ao simplesmente tentarem ser felizes iram concertar as coisas. E é a verdade. Quando alguém se sente muito envergonhado, a dor parece insuportável, ‘somente ter amor próprio não irá funcionar.’

No entanto, existe um princípio verdadeiro por trás de tudo isso que pode nos ajudar. A única maneira de nos livrarmos da escuridão é adicionar luz. Precisamos continuar tentando, precisamos seguir em frente e continuar fazendo o nosso melhor para colocar luz em nossas vidas.

Em seu discurso na Conferência Geral de abril de 2016, o Élder Holland disse:

“E o mais importante em relação ao evangelho é que recebemos crédito pelo nosso esforço mesmo quando não somos bem-sucedidos… Continue a tentar. Continue a confiar. Continue a acreditar. Continue a crescer. Os céus vão regozijar-se por você hoje, amanhã e para sempre.”

Fonte: LDSDaily

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *