MaisFé.org

Designer de moda de Hollywood que defendeu suas crenças ajudou a dar forma ao garment do templo moderno

Você sabia que Rosie Marie Reid usou sua popularidade no mundo da moda para arrecadar fundos para o templo de Los Angeles? Quando a Igreja estava construindo o templo de Los Angeles, Rose Marie desejou ajudar como pudesse. Ela projetou um maiô branco lindo coberto de lantejoulas costuradas à mão. E que mãos costuraram a maioria dessas lantejoulas? As irmãs de Sociedade de Socorro que Rose Marie recrutou para ajudar. Todos os rendimentos deste maiô em particular foram destinados para ajudar a construir o templo de Los Angeles na década de 1950. 

Rose Marie Reid foi um exemplo de membro forte e devoto de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias apesar do glamour de Hollywood e da vida de celebridade. Como resultado, ela teve sucesso no mundo da moda sem se afastar de suas crenças sobre modéstia.

Rose Marie Reid ajustando um dos seus maiôs em uma modelos. Imagem de exhibits.lib.byu.edu

Em setembro de 1925, Marie comprou um salão de beleza em Baker City, Oregon, e trabalhou com a mãe no salão, enquanto seus irmãos montavam um estúdio de pintura ao lado delas. Os irmãos dela começaram a ter aulas de pintura com o artista viajante Gareth Rhynhart, quem eles tinham conhecido em Cardston, mas depois de duas semanas, Rhynhart se recusou a continuar a ensinar-lhes, a menos que ele pudesse se casar com Rose Marie. Mesmo não estando interessada, ela concordou com o casamento porque ela queria que seus irmãos continuassem com as aulas de arte — um arranjo que a família de Rose Marie não soube até muitos anos mais tarde. O casamento não durou muito; Rose Marie divorciou-se de Rhynhart em 1935.

Depois do divórcio, Rose Marie mudou-se para Vancouver, Colúmbia Britânica e começou a ter aulas de natação com Jack C. Reid; Ela se apaixonou por ele, e eles começaram a planejar o casamento. A família de Rose Marie não ficou muito animada com a união. Eles não gostavam da ideia de que Reid não era membro da Igreja, mas Rose Marie assegurou-lhes que ele entraria para a Igreja. Ele fez exatamente isso, e os dois se casaram logo depois.

Rose Marie Reid com os missionários da Missão Denver Colorado. Imagem de exhibits.lib.byu.edu.

Jack, que passava muitas horas na piscina, não estava feliz com os trajes de banho da época. Eles foram feitos de lã e quando embebidos em água ficavam pesados e desconfortáveis. Rose Marie decidiu fazer um maiô novo para Jack; Ela fez uma sunga a partir de um velho casaco de poliéster e amarrou os lados para um ajuste confortável. Jack gostou tanto que desejou que Rose Marie fizesse o design de trajes semelhantes para a loja de departamentos Hudson Bay Department Store para vender. Desconfiada de vender trajes de banho, Rose Marie joelhou-se para orar e perguntar ao Senhor se Ele queria que ela fizesse trajes de banho. No dia seguinte ela recebeu uma resposta afirmativa. Rose Marie encontrou alguns tecidos bonitos para fazer um maiô com laços dos lados. Ao ver o modelo, os compradores da loja Hudson Bay fizeram o pedido dez dúzias de trajes de banho masculinos e seis dúzias de trajes femininos — e a Reid Holiday Togs, Ltd. Teve início.

Um dos modelos de maiô de Rose Marie Reid. Imagem de www.mormonwiki.com

Os trajes de Rose Marie tornaram-se muito populares porque eles foram os primeiros a incluem soutiens, fechos na barriga, perninhas e cordões ou rendas. Durante o primeiro ano da empresa, ela apresentava apenas seis estilos. Anos mais tarde, mais de 100 estilos foram mostrados em uma temporada. Em 1946, Rose Marie decidiu mudar sua empresa do Canadá para os Estados Unidos. Triunfando sobre outras empresas de maiô nos Estados Unidos, em 1958 a empresa faturou 14 milhões de dólares em vendas. Em 1959, a produção chegou a 10.000 trajes por dia e a distribuição no mundo todo chegou em 46 países, tornando Reid a maior fabricante de trajes de banho do mundo. Ela também foi estava entre as 10 mulheres do ano da Los Angeles Times em 1955, e em 1958, ela foi premiada Designer do Ano.

A popularidade de Rose Marie cresceu imensamente depois de levar seus trajes de banho para os Estados Unidos. Joan Crawford, Jane Russell, Rhonda Fleming, Marilyn Monroe e Rita Hayworth todas usaram maiôs Reid em filmes ou fotos. Marilyn Monroe deu Rose Marie “quase tanto crédito quanto à Mãe Natureza por sua popularidade”.

Rose Marie a caminho de um desfile de moda na Flórida. Imagem de exhibits.lib.byu.edu.

Embora Rose Marie tenha alcançado sucesso no mundo dos negócios, ela enfrentou provações na vida pessoal. Embora Jack não tenha expressado nenhum desejo de ter filhos, Rose Marie teve três filhos com ele. Como o passar do tempo, Jack se tornou abusivo para Rose Marie e seus filhos. Ela também começou a sentir que o marido se juntou a Igreja sem qualquer compromisso real ou testemunho. Seu casamento acabou em 1946.

Na década de 1960, o negócio de Rose Marie começou a declinar com a popularidade do biquíni. Ela se recusou a desenhar um biquíni, defendendo os maiôs modestos. Ela deixou a empresa em 1962, alegando que o biquíni foi a “cartada final”.

Depois de deixar a empresa para outros designers, Rose Marie foi convidada pelo Presidente David O. McKay — por meio de Belle Spafford, Presidente Geral da Sociedade de Socorro — a redesenhar os garments do templo, para que as mulheres se sentissem mais confortáveis e bonitas ao usá-los. Rose Marie descobriu enquanto trabalhava com os garments que ela era parente de Elizabeth Warner Allred, que ajudou a desenhar o primeiro garment nesta dispensação. Rose Marie se perguntou se o Senhor “havia mantido esse privilégio em nossa família”.

Rose Marie morreu em 18 de novembro de 1978, em Provo, Utah. Devido à sua fé e perseverança, ela mostrou os outros que é possível ser forte em suas crenças e não mudar os padrões de vida para ter vida de celebridade.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

Recato: Palavras proferidas pelos líderes da Igreja 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *