MaisFé.org

Não sabe como explicar às crianças o que acontece no templo? A Irmã Aburto pode te ajudar!

Este trecho é uma adaptação de “Reaching for the Savior”, livro escrito pela Irmã Reyna I. Aburto.

Há alguns anos, o meu marido Carlos e eu fomos chamados para ensinar no curso de preparação para o templo em nossa ala. Como parte de nosso chamado, o nosso bispo nos pediu para ensinar os rapazes e as moças de 17 anos para se prepararem para entrar no templo.

À medida que apresentamos a primeira aula aos nossos alunos ansiosos, mencionamos a eles que no templo aprendemos sobre o grande plano de salvação. Um dos rapazes, com um olhar de alívio no rosto, exclamou: “Sério?! É isso que aprendemos no templo? Isso me faz me sentir muito melhor!”

A reação dele me impactou bastante e me fez pensar, será que Carlos e eu já dissemos aos nossos filhos que no templo aprendemos sobre o plano de salvação? Sinceramente, não me lembrava do que contamos ou do que não contamos sobre o templo para eles. Mas eu tinha a certeza de que provavelmente não lhes contamos o suficiente, e desejava ter uma segunda oportunidade.

Então me lembrei de algo! Eu realmente tenho uma segunda oportunidade! Em Sua infinita misericórdia, o Senhor está constantemente nos dando segundas oportunidades! Terei uma segunda oportunidade e uma terceira oportunidade, e muitas outras oportunidades, com cada um dos meus netos! O que é mais surpreendente é que eu constantemente tenho novas chances não só com a minha família, mas também com “a geração em ascensão”, com todos os jovens na minha esfera de influência.

Mais recentemente, tive a oportunidade de visitar o Templo de Paris, França com a minha família. No centro de visitantes do templo, fomos recebidos por missionárias. Entre outras coisas, elas nos mostraram uma bela réplica do templo e deram a mesma visão geral que dão a todos os visitantes, incluindo aqueles que não são de nossa fé. De uma maneira simples, mas poderosa e profunda, elas nos contaram sobre as diferentes salas do templo e o que acontece dentro de cada uma delas.

Sem usar as palavras exatas faladas dentro do templo e sem revelar qualquer uma das informações sagradas que nós, que fizemos convênios no templo, prometemos não revelar, essas missionárias nos deram um resumo magnífico e abrangente das coisas esclarecedoras e capacitadoras que fazemos dentro de suas paredes.

Entre outras coisas, elas nos disseram que o templo é um lugar onde aprendemos que Deus tem um plano e que nós somos parte desse plano. Elas também nos disseram que na casa do Senhor nós fazemos promessas específicas para cumprir as leis de Deus e para nos esforçarmos para se tornar como Ele.

Elas descreveram muito bem a alegria que podemos sentir se mantivermos essas promessas. Elas também mencionaram que o Pai Celestial nos promete Suas bênçãos em troca e que Ele sempre cumpre Suas promessas.

Mais uma vez, perguntei a mim mesma, por que nunca me ocorreu ensinar meus filhos sobre o templo de uma forma tão profunda e simples? Por que neguei aos meus filhos a bênção de ouvir mais de mim as maravilhosas verdades que aprendi e as importantes promessas que fiz com Deus em sua casa ao longo dos anos?

Considerando a ênfase de nosso profeta em transformar o nosso lar em um centro de ensino, de aprendizado, de estudo e de vivência do evangelho de Jesus Cristo, eu me pergunto como seria se nós pudéssemos compartilhar mais informações sobre o templo com a nova geração e com nossos entes queridos durante a essas conversas sagradas ao redor de nossa sagrada mesa de jantar ou quando estamos ministrando uns aos outros.

Não estou insinuando que devamos falar levianamente e descuidadamente sobre o templo. No entanto, eu sinto que se seguirmos o Espírito, se não citarmos as palavras exatas usadas no templo, se não revelarmos a informação de que fizemos o convênio de não revelar, e se levarmos em conta o coração e as intenções daqueles com quem estamos interagindo, nós provavelmente poderíamos ajudá-los a estar melhor preparados para quando for seu momento de fazer convênios com o Senhor em Seu templo sagrado.

Então, o que contaria a eles? Sem despejar muita informação de uma vez, e dependendo do nível de entendimento das crianças, eu poderia provavelmente dizer-lhes o seguinte:

  • O templo é um lugar onde nos preparamos para estar de volta à presença de Deus.
  • No templo aprendemos sobre o plano de salvação e a missão divina de Jesus Cristo nesse plano.
  • No templo participamos de ordenanças, tanto para nós como para nossos antepassados.
  • Para nos prepararmos para promessas e bênçãos maiores no templo, estamos simbolicamente limpos do pecado. Somos então ungidos na cabeça com óleo e abençoados para nos tornarmos mais como Deus e Jesus Cristo. Esta cerimônia é um simbolismo da lavagem e unção de Aarão e seus filhos, como descrito na Bíblia.
  • Parte da instrução que recebemos no templo é feita por meio de um filme e gravações de áudio. Somos ensinados sobre a criação da terra, o papel do Salvador, Adão e Eva, a queda, e como o plano de Deus nos redime da queda por causa do sacrifício de Cristo. Também aprendemos sobre as promessas que faremos com Deus:
    • Prometemos obedecer a todos os mandamentos de Deus que aprendemos com as escrituras e profetas.
    • Prometemos a Deus que sacrificaremos a nossa própria vontade pela Sua vontade. Sacrificar-se assim nos lembra o sacrifício de Jesus Cristo por nós.
    • Prometemos nos esforçar para viver como Jesus viveu, focando em práticas santas e puras. Prometemos falar respeitosamente dos servos do Senhor e não tratar as coisas sagradas com leviandade, usar humor ofensivo, ou usar o nome de Deus inapropriadamente.
    • Prometemos não ter relações sexuais antes do casamento, e sermos completamente fiéis ao nosso cônjuge quando casarmos.
    • Prometemos estar dispostos a dar tudo o que temos—ou que teremos—para Deus para ajudar a realizar Sua obra. Isso inclui o nosso tempo, os nossos talentos e tudo com o que Ele nos abençoa.
  • No templo todos usam roupas brancas, o que é simbólico de pureza e igualdade.
  • Uma vez que recebemos nossas investiduras no templo, usamos vestes sagradas sob a nossa roupa exterior, que têm profundo significado religioso. O Presidente Nelson explicou: “assim como o Salvador exemplificou a necessidade de perseverar até o fim, nós usamos os garments fielmente como parte da armadura duradoura de Deus.”
  • No templo, as cerimônias de casamento são realizadas em lindas salas onde um homem e uma mulher se ajoelham juntos em um altar e fazem promessas com Deus e um com o outro. Os casais são casados no templo por mais tempo do que esta vida; eles são casados por toda a eternidade.
  • Espera-se que centremos nossas vidas em Jesus Cristo e nas promessas que Ele nos pede para fazer a Deus no templo. Portanto, às vezes dizemos que nossas vidas estão centradas no templo ou que o templo é um foco de nossa fé.
  • Por meio das ordenanças disponíveis no templo, podemos estar com Deus e nossas famílias para sempre, independentemente de quando viveram, quanto tempo viveram, ou se foram capazes de fazer essas promessas do templo durante suas próprias vidas.

Eu também lhes diria que enquanto fazemos promessas ao nosso Pai Celestial, Ele nos promete que podemos voltar a viver com Ele e nos tornar como Ele é. Ele nos promete que podemos estar com nossas famílias para sempre e desfrutar de maiores bênçãos do que podemos imaginar.

Quão grata sou pelo dom do arrependimento e pelas segundas oportunidades. O Senhor Jesus Cristo, em Sua misericórdia amorosa, nos encontra onde estamos e nos leva pela mão, se permitirmos. A cada dia, Ele nos dá a oportunidade de nos arrependermos, de progredirmos, de melhorarmos e de nos aproximarmos Dele.

“E falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo, profetizamos de Cristo e escrevemos de acordo com nossas profecias, para que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados.” (2 Néfi 25:26)

É minha humilde oração, para que Ele possa abençoar a cada um de nós para saber o que Deus quer que ensinemos à nova geração, tanto no interior do templo quanto fora do templo, para que eles possam estar melhor preparados para fazer convênios com Ele, de modo que eles podem ser “armados com retidão e com o poder de Deus, em grande glória” (1 Néfi 14:14), de modo a suportarem as pressões do mundo, e para que eles possam perpetuar a justiça para as gerações vindouras.

Fonte: LDS Living

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *