MaisFé.org

O caminho para longe da escuridão: minha vida após a luta contra o suicídio

Há quatro anos, compartilhei as lutas que tive com o suicídio e uma experiência específica em que senti uma mão Divina me tirar da destruição.

Naquela época, me esforcei para encontrar o caminho para sair da escuridão. No entanto, hoje mudei fundamentalmente por meio do poder expiatório de Jesus Cristo.

A impressão de escrever este artigo é muito forte e apesar de ainda ser muito difícil escrever sobre o assunto decidi tentar.

“E uma certa mulher, que por doze anos tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando, antes indo a pior;
Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou a sua veste.
Porque dizia: Se tão somente tocar as suas vestes, sararei.
…e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
E logo Jesus, percebendo que saíra de si poder, voltando-se para a multidão, disse: Quem tocou as minhas vestes?…
Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.”
Marcos 5:25-34

O impacto do artigo “Me salvei de um Suicídio”

O toque da fé por Yongsung Kim

Foi horrível para mim escrever aquele artigo há quatro anos e compartilhar publicamente minha luta.

Eu nunca o teria escrito sem um mandamento direto do Senhor. Porém, porque obedeci e compartilhei, várias coisas aconteceram.

Primeiro, recebi centenas histórias. Tive que fazer uma pausa (e ainda faço) de ouvir ou ler e responder àqueles que sofrem sem seus entes queridos, aqueles que sofrem com o suicídio e aqueles que tentam entender como alguém pode sentir tanto desespero.

Segundo, imediatamente senti que era responsável por todos que entravam em contato comigo. Falei de como o Senhor me salvou em um trem em meu momento de maior desespero.

Ainda posso reviver aquela cena em minha vida a qualquer momento e superar essa experiência não me impediu de cair outros atos de desespero.

Enfrentei aquela escuridão, embora em menor grau, várias vezes desde que escrevi sobre o assunto.

As vozes silenciadas no trem voltaram em pensamentos de dirigir para um penhasco ou atentar contra minha própria vida, mas comecei a reconhecer aquelas vozes nefastas imediatamente e bani-las da minha mente.

Eu as bani de minha mente ao forçar uma mudança de pensamento, cantar uma música ou ligar para alguém.

Às vezes eu pedia uma bênção. Às vezes, expulsava as vozes ao declarar o nome de Jesus Cristo. Às vezes, clamava por Jesus onde quer que estivesse e implorava a Ele para tirar aquele fardo de mim.

Eu vos guiarei

“E não podeis suportar tudo agora; contudo, tende bom ânimo, porque eu vos guiarei. Vosso é o reino e são vossas as suas bênçãos e são vossas as riquezas da eternidade.” Doutrina e Convênios 78:18

Percebi que as vozes foram diminuindo aos poucos.

Encarei a escuridão de frente. Reconheci meus gatilhos e orei para saber como mudar ou diminuir o impacto de cada um deles em minha vida.

Descobri uma variedade de coisas como sentar-se em meio à minha dor por não ter filhos e também deixar de lado os comentários e julgamentos dos outros sobre nosso status parental. Em meio a dor de traumas anteriores, procurei por luz. E eu encontrei luz.

Encarar a escuridão também parecia reconhecer a escuridão pelo que ela era. Orei para ser levada a professores que pudessem me ajudar a compreender a escuridão.

Na maioria das vezes, a lição aparecia enquanto eu trabalhava. Por acaso, selecionei trabalhos de edição relacionados a assuntos aplicáveis.

Enquanto eu trabalhava, o Espírito Santo confirmava que o que eu estava ouvindo se aplicava a mim. Eu parava e examinava o conhecimento que estava sendo compartilhado e aprendia como aplicá-lo à minha vida.

Uma vez aprendi que deveria perguntar a outros membros da família se eles tinham experiências relacionadas a esse tópico.

Eles tinham em um menor grau, mas não exatamente como eu. Isso me levou a entender o que causou essa “divisão” em mim.

Depois de mapear minha mente e ver as evidências em minha vida, compartilhei o que descobri com o meu esposo Anthony e discutimos como os problemas se manifestavam em minha vida e em nosso casamento.

Corajosamente descobrir e enfrentar algumas dessas coisas assustadoras abriu a porta para a minha cura.

Eu te sararei

“Porque eu sou o Senhor que te sara.” Êxodo 15:26

Senti que estava aprendendo a confiar e interagir novamente. O pêndulo de alegria e escuridão continuava balançando e, durante esse período, experimentei uma das maiores traições externas da minha vida.

Enquanto superava aquele problema, passei a ver a traição como uma grande professora.

Dei alguns passos para trás e caí, mas quando me levantei novamente, eu sabia que estava ficando cada vez mais forte.

Decidi que não queria repetir os mesmos padrões repetidas vezes. Até mesmo a decisão de não reviver padrões antigos e estagnados me ajudou a sair de repetições cíclicas.

Jesus é o Salvador

Arte de Yongsung Kim

Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; porém ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim.
Então Jesus, parando… perguntou-lhe,
Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja.
E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou.
E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.
Lucas 18:38-43

Mudei de apenas acreditar em Cristo para acreditar que Ele poderia me salvar das trevas nesta vida, agora.

Eu me senti como Pedro, que viu o Salvador andando sobre a água e saltou do barco para caminhar até Ele e então começou a afundar quando as ondas começaram a bater ao seu redor.

Surpreendentemente, vi Jesus estender a mão para mim. Saí do barco da incredulidade e das velhas formas de pensar e da horrível zona de conforto em que estive por tanto tempo, para as ondas quebrando.

E com o Seu encorajamento, comecei a andar até Ele de formas que nunca havia feito antes.

Busquei mais pela Sua direção. E orei mais sobre minha fraqueza. Me arrependi mais de meus pecados. Segui mais os sussurros do Espírito Santo.

E caminhei sobre as águas. Até que comecei a afundar.

Senhor, salva-me

Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e começando a afundar, clamou, dizendo: Senhor, salva-me.
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
Mateus 14:30-31

Porém, Jesus me levantou novamente. No entanto, Ele não me colocou de volta no mesmo barco, porque eu me tornei diferente. Eu não queria voltar para onde estava.

Jesus me deu coragem para tentar novamente. Tentei de novo, de novo. E de novo.

E de novo. Até que um dia percebi que estava andando sobre as águas sem medo e sem dúvida!

A expiação de Jesus Cristo

O Senhor da Oração, por Yungsung Kim. Imagem: Lighthaven

“As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolavam à minha cabeça.  …mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus.” Jonas 2:5-6

Busquei ativamente a graça do Salvador. Implorei pela graça curadora em oração. O templo se tornou um lugar seguro para aprender a como aplicar Sua graça.

Li exemplos bíblicos de como outras pessoas buscaram e receberam a graça. Pedi ao Senhor maneiras tangíveis de aprender a reconhecer e receber Sua graça.

Era como aprender a perdoar os outros, quer soubessem que eu os perdoava ou não. Também parecia pedir desculpas e retificar erros que eu poderia corrigir.

Parecia que eu estava realmente me auto examinando e me arrependendo rapidamente dos erros.

Tive a clara compreensão de que se eu realmente acreditasse no poder da expiação do Salvador, então começaria a ver o rosto do Salvador no rosto daqueles que me ofenderam.

Ou seja, Ele tomou sobre Si as dores e sofrimentos que experimentei, para que eu pudesse aceitar Sua graça e ter minhas dívidas pagas.

Em vez de nutrir ressentimento, escolhi ver o rosto de Jesus Cristo no rosto do meu ofensor porque Jesus prometeu pagar o preço daquela dor. E Ele pagou.

Lições tangíveis também incluíram sentir abundância e reconhecer e apreciar a beleza ao meu redor.

Treinei para que pudesse considerar toda a vida preciosa e insubstituível – embora eu admita que algumas criaturas sejam mais difíceis de amar plenamente.

Minhas lições incluíram ver de diferentes perspectivas. Por exemplo, assisti a um vídeo sobre um cara que realmente amava baratas e exaltou o grande benefício que elas oferecem ao meio ambiente.

Assisti a uma discussão na faculdade sobre os benefícios ambientais e econômicos de outros tipos de insetos.

Assisti documentários sobre pessoas com crenças radicalmente diferentes das minhas que me ajudaram a enxergar diferentes perspectivas de vida.

Buscar valor e propósito divino

“Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.” Lucas 12:6-7

Pedi ao Senhor que me mostrasse meu propósito e meu valor. Sempre lia minha bênção patriarcal. Vi o cuidado divino em minha vida através dos milagres e ternas misericórdias do Senhor.

Verbalizei meu apreço por milagres de várias maneiras. Quanto mais eu reconhecia a mão do Senhor em minha vida, mais eu via Sua mão em minha vida e mais confiava que Sua mão estava em minha vida por um motivo.

Porque eu bem sei os pensamentos que eu penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
E serei achado por vós, diz o Senhor, e farei retornar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.”
Jeremias 29:11-14

Meus esforços valeram a pena! Já se passou muito tempo desde que tive que lutar contra pensamentos suicidas.

No geral, minha confiança foi restaurada. Meu casamento está melhor. Meu relacionamento comigo mesmo está melhor. Meu relacionamento com o Senhor está melhor.

O caminho

falará

Arte de Yongsung Kim

“Achava-me no mais escuro abismo, mas vejo agora a maravilhosa luz de Deus. Minha alma estava atormentada com um suplício eterno, mas fui resgatado; e minha alma já não sofre.” Mosias 27:29

Ainda me lembro como me senti. Se eu quiser posso fazer aquelas memórias aparecem. Mas hoje, geralmente só me lembro delas quando encontro uma alma preciosa que precisa de compaixão e esperança semelhantes.

Agora, em vez de reviver e repetir o passado em padrões decrescentes, estou aproveitando minha jornada para uma terra prometida de liberdade, graça e paz.

Quase todas as pessoas que conheci que sofrem com dor e escuridão semelhantes não acreditam que existe uma maneira de escapar delas.

Mas eu testifico que existe um caminho! Para mim, só havia um caminho e esse caminho é Jesus Cristo! Eu encontrei o Caminho e qualquer pessoa também pode encontrar!

“Disse-lhe Tomé… como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida…”
João 14:5-6

Que a sua jornada o leve ao Caminho, à Verdade e à Vida. Eu prometo que é possível ser feliz, a paz é tangível, a luz é uma realidade e que Jesus Cristo realmente transforma as coisas velhas e as faz novas.

Fonte: Third Hour

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *