O perigo da comparação

Já se sentiu estagnado na vida, ou bem atrás das demais pessoas como se todos estivessem progredindo exceto você? E quando este pensamento invadiu sua cabeça tirou a conclusão de que nada em sua vida estava funcionando? Saiba que na maioria das vezes se comparar com os demais pode te trazer grandes problemas.

A diferença entre se comparar e se inspirar

Podemos aprender com exemplo de boas pessoas dentro e fora da igreja que compartilham bons conhecimentos e incentivos para ajudar-nos a desenvolver excelentes qualidades no modo de viver.

A diferença é que na maioria das vezes confundimos as coisas e interpretamos tudo erroneamente, enxergamos perfeição em seres humanos imperfeitos que não existe!

Muitas coisas podem te fazer exercer a comparação injusta consigo mesmo; amigos se casam com a pessoa maravilhosa, familiares e amigos tem o emprego que você sempre desejou, as pessoas em sua volta estão sempre em incríveis viagens pelo mundo, aquele amigo já está se formando na faculdade, e você ainda nem entrou em uma etc.

Cada um em algum momento da vida já deve ter feito esta análise injusta de comparação, e a pergunta porque comigo não está acontecendo nada disto, se tento tanto? O engraçado, é que esta maldosa comparação muitas vezes são reflexos de pessoas que nunca viu pessoalmente a não ser através da tela de seu celular.

Visualizar uma vida cheia de alegrias com sucesso desejando atingir metas não é pecado. O perigo surge quando seus pensamentos começam ser negativos com sua vida atual criando ansiedade e pessimismo em relação ao futuro, e enxergando mil defeitos em si mesmo.

Comparação: Sou muito inferior a esta pessoa, para ela as coisas parecem ser mais fáceis. Ela é inteligente, bela, tem muito dinheiro e pode conseguir tudo! Já eu, não sei se consigo. Porque ela consegue e eu não?

Inspiração: Admiro esta pessoa, tenho grande potencial e capacidade para conseguir coisas maravilhosas também para minha vida!

Nosso foco

Com as mídias sociais, é mais fácil sermos bombardeados por pessoas que estão vivendo uma bela vida. Como já dito anteriormente, se inspirar em vidas positivas não é ruim! Mas se lamentar porque ainda não a está vivendo isto não é bom.

Ao invés de ficar fissurado por focar na vida e metas que seus amigos estão conquistando rapidamente, foque no salvador e em si próprio. As pessoas nas quais admiramos são imperfeitas e só mostram aquilo que desejam que os outros saibam, não sabemos os desafios que cada uma delas enfrentam.

O foco deve sempre estar no Salvador Jesus Cristo. Quando começamos a pensar frequentemente Nele, e fazer a sua vontade, esquecemos aos poucos de coisas que prejudicam a saúde mental e espiritual.

Ele é o único que é perfeito, jamais fomos ou seremos esquecidos pelo Salvador, mas é bem provável que se não tomarmos cuidado o deixaremos de lado, não porque somos horríveis, mas seres humanos precisam vencer as fraquezas naturais desta vida, uma delas é deixar o espírito mais forte diariamente, pois somos filhos e filhas gerados em espírito por pais Celestiais.

Ele conhece os anseios de cada coração, ama muito aqueles que não se desesperam mas Nele confiam e lembre-se, Cristo nunca falha mas as pessoas sim.

Tenha gratidão por sua vida!

Não só os profetas e apóstolos nos ensinam sobre os benefícios da gratidão, mas a ciência também! Quando começamos a listar coisas pelas quais somos gratos desenvolvemos sentimentos de paz e alegria e otimismo, e criamos mais fé e amor pelas bênçãos que o Pai Celestial já nos concedeu.

Lembre-se, que existem muitas pessoas que talvez tenha o que sempre desejaram, mas não são felizes porque não reconhecem as coisas boas pelas quais foram abençoadas. Não espere um belo dia para ser feliz, ame o agora, e confie que tudo no final dará certo, faça sua parte e o Pai Celestial intercederá quando for preciso.

“É preciso esforço para exercer gratidão e encarar a vida com otimismo. No entanto, o Senhor verdadeiramente nos abençoa e Suas ternas misericórdias não devem passar despercebidas ou deixar de receber o devido valor.’’ 1

amigos

Acredite no seu sucesso!

O tempo para cada um realizar algo na vida pode ser diferente, e não existe atraso se está fazendo a sua parte.

Pensamentos de desânimo e questionar o amor do Pai Celestial por você, vem da influência de lúcifer que o influência a pensar que foi esquecido pelo próprio Deus, uma grande mentira esta ideia.

Toda vida existente nesta terra nasceu para vencer, brilhar e conquistar! Foque sua vida em Cristo, exerça fé em seu Pai Celestial, e em sua capacidade de conquistar!

“Porque eis que eu sou Deus; e sou um Deus de milagres; e mostrarei ao mundo que sou o mesmo ontem, hoje e para sempre; e não trabalho com os filhos dos homens a não ser de acordo com sua fé.” (2 Néfi 27:23)

Se tudo der certo continue tendo fé, e se tudo der errado escolha ter fé, força e coragem.

Escrito por Lívia Melo

Fontes: 1 – Gratidão – lds.org

Relacionado:

Moldar o corpo à imagem de Cristo e não à imagem do mundo

The post O perigo da comparação appeared first on maisfe.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *