MaisFé.org

Perguntas e respostas:”O que fazer quando não me sinto digno de orar por causa do meu vício?

Pergunta

Tenho 18 anos e tenho lidado com um vício por um bom tempo. Faz tempo que ando pensando sobre servir uma missão. Sinto que preciso ter uma confirmação da veracidade do Livro de Mórmon e de que a Igreja é verdadeira. Por causa desse vício, não me sinto digno o suficiente para orar e muito menos para ler o Livro de Mórmon para receber uma confirmação. Além disso, desde que me formei no ensino médio, tenho questionado a Igreja. Você pode me ajudar com o meu dilema?

Resposta

Não importa quão bem o inimigo te conheça, Deus e Jesus Cristo te conhecem infinitamente melhor. Além disso, eles amam você e querem que você volte à Sua presença depois dessa experiência mortal. Eles querem abençoar a sua experiência mortal com todas as coisas necessárias para que você possa voltar à presença Deles. E Eles são mais poderosos do que o diabo, por isso confie Neles.

O Espírito nos ensina a orar

A primeira coisa que precisamos esclarecer é a sua preocupação de não ser digno o suficiente para orar.  Nada poderia estar mais longe da verdade!  Essa ideia vem diretamente de Satanás e de seus seguidores:

E agora, meus amados irmãos, percebo que ainda meditais em vosso coração; e é-me doloroso falar-vos sobre isso.  Porque, se désseis ouvidos ao Espírito que ensina o homem a orar, saberíeis que deveis orar; porque o espírito mau não ensina o homem a orar, mas ensina-lhe que não deve orar.

Mas eis que vos digo que deveis orar sempre e não desfalecer; e nada deveis fazer para o Senhor sem antes orar ao Pai, em nome de Cristo, para que ele consagre para vós a vossa ação, a fim de que a vossa ação seja para o bem-estar de vossa alma. (2 Néfi 32:8-9)

Ao contrário do espírito mau, o Espírito Santo (e todos os que são seguidores de Cristo) vão ensiná-lo a orar. Se o pecado – qualquer pecado – tornasse alguém indigno de orar, nenhum de nós seria digno de orar! Não se sentir digno é uma das melhores razões para orar – a oração é uma grande parte do arrependimento. Você pode sentir que está longe demais para ser ouvido, mas Isaías diz a verdade disso:

Vinde agora, e argui-me, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. (Isaías 1:18)

Por piores que sejam os seus pecados, Cristo pode lhe curar. Não há nada que você possa dizer a Deus que Ele já não saiba, por isso vá falar com Deus.  O ato de falar com Ele, e ouvir a Sua orientação e inspiração lhe dará força para melhorar. O primeiro passo pode ser o mais difícil, mas há um grande poder nele.

Ganhar confiança espiritual

Além da oração, você menciona duas coisas que eu acho que você deve trabalhar para ajudar a criar o embalo necessário para melhorar e mantê-lo. O primeiro deles é hesitação ou incerteza. A vida está cheia disto.

É preciso muito trabalho duro para superar. Aqui novamente, as escrituras nos fornecem orientação:

Mas eis que, se despertardes e exercitardes as vossas faculdades, pondo à prova as minhas palavras, e exercerdes uma partícula de fé, sim, mesmo que não tenhais mais que o desejo de acreditar, deixai que esse desejo opere em vós, até acreditardes de tal forma que possais dar lugar a uma porção das minhas palavras. (Alma 32:27)

Pelos seus comentários, sinto que você tem esse desejo, mas talvez precise de ajuda para reconhecê-lo. Deixe a incerteza de lado – ou pelo menos quaisquer pensamentos ou sentimentos de dúvida de que a certeza pode ser alcançada – é possível!  Recomendo que estude todo o capítulo 32 de Alma. Você pode achar os capítulos seguintes muito úteis também. Os ensinamentos de Alma neste capítulo são alguns dos melhores sobre como testar a verdade. O próprio Senhor forneceu uma segunda testemunha deste método:

Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo. (João 7:17)

Decida agora, não mais tarde, mas agora mesmo, que você vai “dar lugar” para os ensinamentos do Livro de Mórmon, que você vai testar o desafio do Salvador para “fazer a vontade dele”, e ver qual é o resultado. Mas certifique-se de que você faz isso com sinceridade – não para provar que as coisas estão erradas, mas para confiar sinceramente que, se for certo, agir irá produzir bons resultados. (Veja Morôni 7: 6, 9 e Tiago 1: 6) Você pode pensar que você não é digno o suficiente para sentir o Espírito ou receber inspiração de Deus.  Mais uma vez, se fosse assim , nenhum de nós seria digno, pois todos somos pecadores!  O simples fato de que você está buscando ajuda me diz que você quer melhorar, e isso é tudo o que o Salvador precisa para agir – um desejo sincero!

Receber um testemunho do Livro de Mórmon

Específico para o seu desejo de obter um testemunho do Livro de Mórmon, estude Morôni 10. Ao fazê-lo, tome notas das coisas que você precisa fazer para seguir o conselho de Morôni:

  • Que coisas você precisa lembrar (anote-as)?
  • O que significa “receber estas coisas”? (isso não significa apenas ter uma cópia do Livro de Mórmon – talvez seja melhor ler as definições do verbo “receber” em um dicionário e considerar quais delas são aplicáveis aqui.)
  • Como você desenvolve um coração sincero e uma real intenção?
  • Como você aumenta sua fé em Cristo?
  • Etc.

Ao estudar (não somente ler, mas ler, considerar e fazer anotações), o Espírito Santo lhe ensinará e o encorajará. Quando achares que é o momento certo, ajoelhe-se num lugar em que não podem lhe atrapalhar. Comece sua oração com gratidão. Expresse a tristeza que sente por seus pecados e fraquezas. Testifique sobre as verdades que você já conhece (pode parecer estranho testificar a Deus, mas confie em mim, há poder nisso). Então peça-lhe para confirmar ou testificar a você sobre as verdades que você tem estudado.

Em relação à sua ideia de ir ou não para a missão, coloque de lado a indecisão e faça uma escolha. Mesmo que não consigas decidir se vai servir uma missão, pelo menos decida agora que vai se preparar. Estudar irá ajudá-lo muito. Você também pode estudar o Pregar o Meu Evangelho: Um guia para o serviço missionário. Aprender a ensinar o evangelho às pessoas também lhe ensinará o evangelho. Todas estas coisas irão levá-lo ao ponto de saber por você mesmo a verdade e estar preparado para compartilhá-la com os outros.

Superar o pecado e a dependência

A última coisa que precisamos de resolver é o vício. Por definição, o vício não é algo que se supere sozinho. Se ainda não o fez, por favor, vá ver o seu bispo imediatamente. Não espere.  Não tenha vergonha ou medo. Será um enorme alívio confessar e invocar as chaves que seu bispo tem para trazer o poder expiatório de Cristo para sua vida. Se você está realmente viciado, uma entrevista só não será o suficiente, mas seu bispo pode ajudá-lo a encontrar os recursos que você precisa. Ele pode fornecer orientação espiritual, e ele pode ajudá-lo enquanto você estuda e se prepara para o seu futuro. Eu não consigo enfatizar como é importante não esperar – quanto mais você espera, mais difícil fica. (Veja “arrependimento é sempre positivo” por Stephen W. Owen da Conferência Geral de outubro de 2017.)

Continue com fé

Isto pode parecer muito trabalhoso, mas lembre-se do que eu disse anteriormente sobre o poder do primeiro passo? Prometo que será muito mais fácil quando começar. Lembre-se, nem tudo tem que ser feito num instante. Você está procurando criar novos hábitos, e isso é melhor feito aos poucos, consistentemente e persistentemente.  Faz as coisas que sabe que são certas. Siga o conselho do seu bispo. Passe o tempo todos os dias nas escrituras e na oração. Em breve você vai voltar a se controlar. Você vai sentir confiança em sua capacidade de superar as dúvidas e dificuldades que você tem agora. Se falhar um dia, ou se descuidar, não se martirize, comece tudo de novo. Todos nós erramos às vezes – você não estará sozinho nisso – então o passo importante é começar de novo. Talvez acima de tudo, confie no Senhor:

Mas aquele que crê nestas coisas que eu disse, a ele visitarei com as manifestações do meu Espírito e ele saberá e dará testemunho. Pois em virtude do meu Espírito saberá que estas coisas são verdadeiras, porque persuade os homens a fazerem o bem.

E tudo quanto persuade os homens a fazerem o bem, vem de mim; porque o bem não vem de ninguém, a não ser de mim. Eu sou o mesmo que conduz os homens a todo o bem; aquele que não crer em minhas palavras, não crerá em mim — que eu sou; e aquele que não crer em mim, não crerá no Pai que me enviou. Pois eis que eu sou o Pai, eu sou a luz e a vida e a verdade do mundo. (Éter 4:11-12)

Vou orar por você.

Fonte: Ask Gramps

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *