Qual será o “sinal da Segunda Vinda do Filho do Homem”?

Na cronologia dos sinais do fim dos tempos, Joseph Smith colocou a aparição do Filho do Homem depois da ausência do arco-íris. Ele também colocou este sinal messiânico, depois que o sol escurecer e a lua não der a sua luz. Assim como a tradução de Joseph Smith de Mateus 24, que afirma que o “sinal da Segunda Vinda do Filho do Homem” será visto nos céus depois dos dias de tribulações e depois dos “poderes dos céus” (ou as estrelas) serem “estremecidos” ou caírem do céu (v. 37; cf. Rev. 6:13; D&C 88:87).

Assim como uma estrela anunciou a chegada do Salvador na terra durante o meridiano dos tempos (ver Mat. 2:1–2, 9–10), também será sua Segunda Vinda. Este ‘grande sinal’ será visto por ‘todas as pessoas’, e aparecerá imediatamente após anjos voarem no céu e anunciarem a chegada do Esposo (ver Mat. 2:1–2, 9–10). Um dos amigos próximos de Joseph Smith, Wandle Mace, jura que o profeta disse que esse sinal seria o retorno da cidade de Enoque. (Moisés 7:62–63)

Joseph Smith fornece valiosos comentários sobre esse assunto, e explica que quando esse sinal for visto por todo o mundo, as pessoas dirão “Isso é um planeta, um cometa, etc.” Ele também disse que o fraco não entenderá o verdadeiro significado deste sinal, e atribuirá a uma causa natural – e o justo entenderá seu verdadeiro significado. E a vinda do Filho do Homem será como o nascer do sol que surge gradualmente do leste e segue em direção ao oeste. De maneira similar ao sol, esse sinal começará discreto, mas crescerá gradualmente até que a terra ‘se encherá de luz’ e todos verão. O Élder Orson Pratt concordou com essa afirmação ao ensinar que esse ‘será como o nosso sol visto de todo um lado do globo, e então iluminará todo o outro lado, ou irá iluminar toda a terra ao mesmo tempo.” Nos dois casos, no final, todo olho verá esse grande sinal de que algo extraordinário está para acontecer.

líderes da igreja

Sinais adicionais

Contudo, os outros sinais da Segunda Vinda serão miraculosos. O livro de Doutrina e Convênios afirma que haverão outros “grandes sinais acima dos céus,” além de estrelas caindo, o sol escurecendo, e a lua tornando-se sangue (D&C 29:14), O Presidente Wilford Woodruff, a quem muitos desses outros sinais foram mostrados por um anjo de Deus, relatou como será um deles. Quando eu era missionário, tive a seguinte experiência.

Ajoelhei e orei, me levantei e sentei. A sala estava cercada de luz. Um mensageiro veio até mim. Tivemos uma longa conversa. Ele me mostrou os sinais dos últimos dias, e me disse o que viria a acontecer. Vi o sol se tornar em escuridão, a lua em sangue, e as estrelas caírem do céu. Vi o dia da ressurreição. Vi exércitos de homens na primeira ressurreição, vestidos com o manto do Santo Sacerdócio. Vi a segunda ressurreição. Vi grandes sinais que me foram apresentados[Hel. 14:6] por aquele personagem, e entre todo o resto, haviam sete leões que queimavam como brasa, sentados nos céus. [O anjo disse], “Esse é um dos sinais que aparecerão nos céus antes da vinda do Filho do Homem. É o sinal das várias dispensações.”

Em outro momento, o Presidente Woodruff descreve novamente que esses objetos eram “sete leões que queimavam como brasa nos céus.” Ele falou, “Perguntei ao mensageiro para que eles serviam. Ele respondeu que eram representações das diferentes dispensações do evangelho de Cristo para os homens, e que serão vistos nos céus, em meio aos outros sinais que aparecerão.”

Esta é uma tradução do artigo escrito por Matthew B. Brown e publicado originalmente no site ldsliving.com o título “What the “Sign of the Son of Man” at the Second Coming Means”.

Relacionado:

“Eis que depressa venho” – a Segunda Vinda está muito próxima

2 comentários em “Qual será o “sinal da Segunda Vinda do Filho do Homem”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *