MaisFé.org

Vem e Segue-Me: 1 Néfi 16–22 – Coisas pequenas e simples

Vem e Segue-me é um programa da Igreja para o estudo pessoal e familiar das escrituras. No ano de 2020 estudamos o Livro de Mórmon – outro testamento de Jesus Cristo. E vamos publicar artigos apoiando o programa.

Como a Liahona funcionava?

Já reparou que a primeira vez que a família de Leí usou a Liahona foi para encontrar comida, ao invés de saber a direção pela qual seguir no deserto?

Com o relato em 1 Néfi 16 aprendemos que este instrumento preparado pelo Senhor é um símbolo de nutrição espiritual e física e não somente de orientação geográfica. Mas o que isso significa?

Significa que o Senhor está disposto a guiar a cada um de nós em direção à sustento físico e espiritual. Ele deseja estar envolvido em todos os aspectos de nossa vida.

A única coisa que precisamos fazer é buscar revelação de forma ativa, seguir os sussurros do Espirito Santo e se arrepender frequentemente.

Fé + Diligência + Atenção = Revelação

“Aquele dispositivo era um instrumento físico que servia de indicador externo da condição espiritual interior que apresentavam diante de Deus.” – David A Bednar

É algo simples, mas coisas simples são fáceis de ser negligenciadas em nossa rotina.

“Pois eis que é tão fácil dar ouvidos à palavra de Cristo, que te apontará um caminho reto para a felicidade eterna, como o foi para nossos pais dar atenção a essa bússola, que lhes apontava um caminho reto para a terra prometida.”  – Alma 37:44

Qual navio o Senhor mandou você construir?

Quando eu era um instrutor do Centro de Treinamento Missionário eu sempre usava  1 Néfi 17 para ensinar que se o Senhor ajudou Néfi a construir um navio, Ele podia ajudar qualquer missionário a aprender português.

Eu perguntava: “Qual é o seu navio pessoal? Qual a tarefa que você sente que o Senhor quer que você faça?”

E eles sempre respondiam: “Aprender português.”

Qual é o seu navio? O que você sente que o Senhor espera que você faça? Talvez seja algo que pareça impossível.

Mas Néfi nos dá a receita:

1 – Não murmurar + pedir instrução

“Senhor, aonde irei a fim de encontrar minério para fundir e fazer ferramentas, com o fito de construir o navio do modo que tu me mostraste?” – 1 Néfi 17:9

2 – Viver retamente

“…esforcei-me em guardar os mandamentos do Senhor e exortei meus irmãos a serem fiéis e diligentes.” – 1 Néfi 17:15

3 – Se inspirar nas escrituras

“…se o Senhor possui tão grande poder e fez tantos milagres entre os filhos dos homens, por que não pode ensinar-me a construir um navio?” – 1 Néfi 17:51

4 – Buscar revelação frequentemente

“E eu, Néfi, ia frequentemente à montanha e orava frequentemente ao Senhor; por isso o Senhor me mostrou grandes coisas.” – 1 Néfi 18:3

Ao seguir essa receita, podemos fazer qualquer coisa que o Senhor nos ordenar.

Isaías vê o nascimento de Cristo

Como entender as palavras de Isaías?

Muitas pessoas comentam sobre a dificuldade de estudar as palavras de Isaías que são citadas no Livro de Mórmon. Néfi mencionou três motivos pelos quais as pessoas não entendem as palavras de Isaías:

  • As pessoas não conheciam “o modo de profetizar dos judeus” (2 Néfi 25:1).
  • Não estavam cheias do espírito de profecia (versículo 4).
  • Não haviam sido ensinadas “à maneira das coisas dos judeus” (versículo 5).

Eu falo por mim, mas ainda estou aprendendo “o modo de profetizar dos judeus”. No manual do instituto do Livro de Mormon é apresentado outras dificuldades que podemos ter para entender as palavras de Isaías em nossos dias:

  • A maior parte dos escritos de Isaías são poéticos. Não é fácil traduzir a beleza e a profundidade da poesia de um idioma para outro.
  • Muitas profecias de Isaías têm duplo significado. Por isso, podem ser cumpridas em diversas situações, em períodos diferentes da história.
  • Isaías usava muito simbolismo. Muitos dos objetos e acontecimentos citados por ele eram de sua própria época e temos dificuldade de entendê-los hoje.

Então como podemos compreender esses capítulos em 1 Néfi e 2 Néfi?

Estudar outras escrituras: O próprio Livro de Mórmon nos ajuda a entender as profecias que se cumprem em nossos dias. Doutrina e Convênios também ajuda o leitor a entender como algumas profecias já se cumpriram.

Buscar ajuda do Espírito Santo: Parece óbvio, mas muitas vezes lemos as escrituras só por ler. Esquecemos que assim como a Liahona, elas nos mostram o que precisamos aprender se buscarmos a instrução do Senhor através do Espírito Santo.

Diligência: Ler rápido para chegar nos capítulos interessantes não é um estudo diligente. Para compreender as palavras de Isaías precisamos ler linha sobre linha.

Conclusão

Para mim, o estudo dessa semana foi um lembrete de nossa dependência no Senhor e de sua infinita misericórdia. Ele deseja que por meio de coisas pequenas e simples, possamos nos achegar a ele e prosperar na terra no caminho da terra prometida, que para nós é a vida eterna.

Relacionado:

Onde está localizada a Terra de Abundância da época de Néfi?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *