Mão Que Ajudam Participará do Clean Up World Day em São Vicente

São Vicente adere à iniciativa mundial e organiza mutirão de limpeza nas praias.

No dia Mundial de Limpeza, comemorado neste sábado (15), São Vicente realiza mutirão nas praias. A iniciativa acontece em diversos países com o objetivo de reunir sociedade civil, órgãos públicos e órgãos públicos e privados em torno de evidenciar que a preservação do meio ambiente é dever de todos. A programação, que acontecerá simultaneamente em pontos da Área Insular e Área Continental da Cidade, às 9h, consiste em retirar micro lixo da areia e resíduos flutuantes da água. Além da ação, oficinas e apresentações de projetos sustentáveis por algumas entidades farão parte da agenda.

A coleta de resíduos flutuantes será durante a remada simbólica dentro da baía de São Vicente, em várias modalidades aquáticas como stand up, vela, caiaque e com o apoio dos barcos da Colônia de Pescadores Z4. Para quem quiser participar da ação serão distribuídos luvas e sacos de lixo.

Na Área Continental será feita a limpeza nos rios Boturoca e Branco e no canal da Rua 20, no Parque das Bandeiras, na Gleba 2. Após a ação os resíduos serão pesados para registrar a quantidade de lixo coletado, gerando dados para o Município. Em seguida, algumas entidades participantes farão apresentações propondo ideias de projetos sustentáveis.

Ao longo do mês, até o dia 26, será realizada a exposição fotográfica sobre São Vicente com o tema “Quem Ama Preserva”, no 3° piso do Shopping Brisamar.

“É muito importante que as pessoas saibam um pouco mais sobre ação e também participem. Saber que você faz parte de uma iniciativa mundial, que pessoas de diversos lugares estão fazendo a mesma coisa para manter o planeta limpo é incrível, uma experiência inesquecível”, incentiva o palestrante que estará no dia 15 no Clean Up Day em São Paulo.   A palestra aberta ao público terá início às 15h no campus da UNESP de São Vicente (Praça Infante Dom Henrique, s/nº – Parque Bitaru).

Mobilização – O evento érealizado em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza, conhecido em inglês como ‘Clean Up World Day’, que começou como uma iniciativa em 2008, na Estônia, país da Europa, reunindo em um dia 50 mil pessoas, que em quatro horas coletaram 10 toneladas de lixo.  Com o resultado obtido a ideia se espalhou pelo mundo, sendo adotada atualmente por cerca de 150 países.

Para 2018, segundo o movimento ‘Let´s Do It’, organizador do Clean Up World Day, a meta é que 5% da população mundial participe, estimando no Brasil, chegar a aproximadamente 10 milhões de voluntários.

Confira os pontos de concentração:

Ponto 01– Praça Tom Jobim 9h | limpeza das Praias da Biquinha e Gonzaguinha- Coordenação Projeto Mãos Que Ajudam e Adesaf.

Ponto 02 – Ilha Porchat 9h | Limpeza da praia do Itararé e praia do Stand Up – Coordenação Ecomov e UNESP

Remada Ecológica– Concentração 9h – Praia dos Milionários (ponto específico que irá concentrar a coordenação geral das atividades e a pesagem dos resíduos coletados. Apresentação de projetos sustentáveis e oficinas recicláveis).

Área Continental

Ponto 01– E.E Mario Covas Jr – R. Dr. Archimedes Bava – Parque das Bandeiras- GLEBA 2, 9h – Limpeza das margens do canal da rua 20 e Rio Boturoca ou Branco – Coordenação Anjos da Natureza.

Fonte:
http://www.diariodolitoral.com.br/sao-vicente/sao-vicente-adere-a-iniciativa-mundial-e-organiza-mutirao-de-limpeza/117021/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *