DestaquesEstandarte da LiberdadeNotíciasPersonalidades

Entrevista com Antonio Carlos Lima

Thiago Trindade entrevista Antonio Carlos Lima do blog estandartedaliberdade.com]

Qual foi o fator principal que o motivou para escrever este livro?

O Livro “Tomar Sobre Nós os Nomes de Cristo” é fruto de anos do meu estudo pessoal sobre Jesus Cristo, figura central e razão de ser do Livro de Mórmon, e da pesquisa sobre Seus nomes e títulos neste volume de escrituras sagradas. “Porque o Senhor recebeu esses nomes?” “Que ensinamentos eles trazem sobre Ele?” “Como esses nomes foram apresentados pelos profetas?” “De que modo posso me aproximar mais de Jesus Cristo por meio do conhecimento de Seus nomes?” Essas são algumas das perguntas pessoais que me motivaram a desenvolver esse estudo. Ao escrever este livro, pretendi que ele fosse uma fonte segura de consulta para todos aqueles que desejarem conhecer melhor o Salvador e Redentor.

Quais desafios encontrados pelo irmão para que o trabalho fosse executado?

Escrever sobre Jesus Cristo nunca foi uma tarefa fácil. Sei bem disso, pois Ele tem sido meu tema principal desde que, há muitos anos, comecei a colocar no papel minhas impressões e sentimentos. É a imperfeição do autor, e não a perfeição da fonte dos textos, que provoca a sensação de incompletude, de que sempre faltará algo a ser dito sobre o Mestre. Esse sentimento é verdadeiro, mas não me impede de continuar. Antes, me impulsiona a buscar a excelência na escrita dos Seus ensinamentos.

O nome é, possivelmente, o elemento mais fundamental da formação da individualidade de uma pessoa, acompanhando-a desde o nascimento até seu último dia de vida. Os nomes e títulos de Jesus são ainda mais importantes que os nossos nomes, pois são proféticos e eternos. Eles apresentam sua condição única como nosso Mestre, Senhor e Rei. Ao aprendermos sobre esses nomes e títulos e seus significados, teremos uma melhor visão de quem Ele realmente é, Sua divindade e Sua obra.

Quais foram as pessoas que mais lhe apoiaram com motivação e força para que o senhor pudesse realizar este feito?

Minha esposa, nossa filha e nosso filho, com sua esposa e seu filho, nosso neto, me apoiam, incentivam, ensinam e alegram ao longo do caminho. Como Leí que, tão logo comeu do fruto da árvore da vida, desejou “que dele também comesse [sua] família”, minha família sempre foi meu “público-alvo” prioritário.

Além da minha família, é claro que tenho sido ajudado, ao longo de toda a vida, por muitos mestres do evangelho, que desde quando eu era uma criança, têm me ensinado sobre o Salvador com amor, paciência e diligência. Sou grato a eles, também. De certo modo, eles também contribuíram para este livro.

Qual é o sentimento que o irmão tem ao saber que pode influenciar muitas pessoas a achegarem-se a Cristo por meio de seu testemunho expresso na forma de livro?

Meu desejo sincero é que, pela leitura deste livro, as pessoas possam se aproximar ainda mais de Jesus Cristo. Meu livro aborda mais de 120 nomes de Cristo no Livro de Mórmon, com escrituras, meu comentários e citações de apóstolos e profetas. Esse conteúdo é importante porque pode despertar o desejo no leitor de aprender pelo Espírito Santo, que é o testificador da doutrina. Ele, o Espírito Santo, ampliará o conhecimento do leitor sobre as coisas sagradas. O livro é um meio para ajudar o leitor a iniciar esse processo espiritual. Eu me sinto realmente muito feliz ao saber que meu esforço e dedicação podem ajudar alguém a conhecer melhor o Senhor Jesus Cristo e se tornar um pouco mais como Ele é.

Hoje, sua família é composta por membros da Igreja? Com quantos anos você foi batizado? Qual é o seu chamado atual?

Minha família é composta de seis membros (eu, minha esposa, dois filhos, nora e neto) e somos todos membros ativos e entusiasmados de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Em 1983, vi dois missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias subirem a rua da casa de meus pais em Aracaju e, sendo ainda um menino, vestido com um calção vermelho, sem camisa e com uma bola debaixo do braço, ajeitei-me sobre o muro baixo para observar aqueles rapazes vestidos de maneira tão diferente do que normalmente se via naquele bairro pobre e marginalizado. Talvez tenha sido meu interesse, evidenciado pelos meus olhos curiosos, que fez aqueles jovens decidirem atravessar a rua para falar comigo. Era tarde de sábado e, felizmente, meu pai estava em casa e os autorizou a voltarem na segunda-feira para ensinarem à família. Ao final de uma semana de estudos, no domingo, 29 de maio de 1983, aos 11 anos de idade, fui batizado em uma pia batismal improvisada nos fundos de uma casa alugada que abrigava o pequeno ramo. Servi como missionário de tempo integral na Missão Brasil Brasília de 1991 a 1993 e, atualmente, sirvo como sumo conselheiro.

Em 2018, senti-me inspirado a colocar minhas mensagens disponíveis para leitura em um blog. E assim foi criado o Blog Estandarte da Liberdade, com o objetivo de apresentar Jesus Cristo e Seu evangelho, de maneira simples e clara, por meio de ponderações sobre Sua doutrina e Seus princípios. A iniciativa já conta com mais de 800 mil visualizações de 135 países. Em 2020, criei o Canal Estandarte da Liberdade no Youtube, no qual já entrevistei ao vivo mais de 200 convidados sobre temas do evangelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *