3 Frases que nunca devemos dizer para pessoas com depressão

Membros da Igreja de Jesus Cristo são conhecidos por serem pessoas positivas e felizes, e têm uma capacidade notável de manter a esperança, apesar das as dificuldades da vida.

Também nos esforçamos para compartilhar essa positividade com as pessoas ao nosso redor, especialmente aqueles que estão passando por momentos difíceis.

No entanto, essa positividade pode causar mais mal do que bem, quando estamos tentando ajudar pessoas com depressão.

Pessoas com depressão, diagnosticadas ou não, sentem mais do que só tristeza ou angustia emocional. Eles têm um problema de saúde que está além de seus controles.

A frase “a felicidade é uma escolha” pode não ser uma realidade para eles, assim como é para outras pessoas.

Às vezes, a felicidade pode parecer impossível mesmo depois tentar com toda mente e vontade.

Já que sabemos disso, devemos evitar dizer as seguintes frases na próxima vez que estivermos tentando ajudar alguém que sofre com depressão.

“É só um dia ruim. Amanhã será um novo dia.”

Para as pessoas que lutam contra a depressão, isso não é verdade, porque o que eles sentem não dura somente um dia.

Para eles, sentimento de tristeza, desespero, falta de esperança e perca de interesse pode durar dias, ou até mesmo semanas. Essa frase pode fazer com que eles sintam que ninguém entende pelo que estão passando.

Se eles estão tendo um dia ruim, podemos convidá-los a fazer algo que eles gostam – exercícios físicos, assistir um filme, jogar algum jogo, caminhar ou fazer qualquer coisa que ajudará a tirar as suas mentes daquilo que estão sentindo.

Mas não devemos esperara que eles se animem logo na primeira vez. Muitas vezes, a melhora acontece gradualmente, e em algumas ocasiões, pode ser que nada os anime.

Mas despeito de qualquer coisa, devemos continuar convidando e tentando. Isto os ajudará a não ficar sozinhos.

Por outro lado, devemos respeitar as escolhas deles e entender que existem dias que são mais difíceis do que outros. Tente alcançar um equilíbrio entre a amizade e o espaço pessoal.

“Você deve orar mais e acreditar de Jesus Cristo te ajudará.”

Com os momentos ruins que enfrentam, eles provavelmente já oraram sinceramente a Deus para que Ele tire esse fardo de seus ombros e que os livrem das emoções negativas, nem que seja por um momento.

Eles provavelmente já abriram seus corações para Deus diversas vezes, buscando conforto e força, então dizer essa frase por não ajudar tanto como parece.

Na verdade, pode fazer com que se sintam sem esperanças, e sintam que talvez estejam fazendo algo errado, e questionem porque Deus não respondeu as orações deles e aliviou seus fardos.

Devemos entender que ter depressão não é igual a ser fraco espiritualmente ou não estar perto o suficiente de Deus. A depressão certamente não é um indicativo de fé.

Devemos sempre apoiá-los e nos tornarmos instrumentos de Deus, para que sintam que não estão sozinhos.

Podemos acompanha-los em consultas médicas, sessões de aconselhamento e outras atividades que possam ajuda-los.

“Existem pessoas que estão piores que você. Seja grato e conte as bênçãos.”

A severidade dos desafios das pessoas e o impacto que esses desafios têm em suas vidas são diferentes. Duas pessoas podem ter depressão, mas suas circunstâncias, experiências pessoais e passadas, sistemas de apoio e acesso a aconselhamento profissional podem ser diferentes.

Então não podemos simplesmente julgar quem está passando pelo pior. Essa frase fará com que sintam culpados e que não são gratos.

Devemos ajudar a ver as possibilidades disponíveis nas vidas dessas pessoas, a despeito de suas condições – suas capacidades de servir, amar e tornarem-se uma benção para outras pessoas.

Isto pode abrir perspectivas e ajuda-los a ver que suas vidas não são limitadas ao confinamento da depressão.

A força de vontade necessária para viver uma vida na qual não se pode simplesmente escolher ser feliz, é muito maior do que podemos imaginar.

Então, temos o divino chamado de ser gentis, mais genuínos, mais compreensivos e de nos colocarmos mais a disposição daqueles que lutam contra a depressão, uma palavra de cada vez.

Fonte: Faith.ph

Relacionado:

Ter depressão não significa sofrer sozinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *