MaisFé.org

39 ensinamentos sobre a oração – de acordo com as escrituras, os profetas e os apóstolos

Já reparou que a oração é algo presente em muitas religiões? Claro que existem algumas diferenças, mas o fato é que existe uma grande necessidade de falarmos com um Ser Superior. Alguém que sabe mais que nós, que tem maior compreensão das coisas e que tem poder para nos ajudar.

Para os Santos dos Últimos Dias, esse Ser superior é Deus, o nosso Pai. Quando oramos a Ele, estamos compartilhando nossos sentimentos, pensamentos, ideias, dúvidas ou até mesmo desabafando com Ele.

E por ser Deus, nosso Pai, Ele é onipotente, onisciente e onipresente. Ele ouve nossas orações e tem poder para nos resgatar, consolar, orientar, confortar e responder.

Pela oração ser tão importante as escrituras estão cheias de exemplos de como o Senhor nos ouve e nos responde. E por isso separamos esses ensinamentos em algumas categorias e adicionamos algumas citações maravilhosas sobre a oração de Conferências Gerais. Vamos começar?

Velho Testamento

1. Gênesis 12:8 – Orar ao Senhor para O adorar

E moveu-se dali para a montanha a oriente de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

Antes de ter seu nome mudado para Abraão, Abrão construiu um altar para adorar o Senhor e a primeira coisa que fez foi oferecer uma oração, adorando a Deus. Nós também podemos oferecer uma oração reconhecendo e adorando nosso Pai Celestial

2. Números 21:7 – Orar por outras pessoas

Pelo que o povo foi a Moisés, e disse: Pecamos, porquanto falamos contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.

Quando o povo de Israel percebeu que tinha pecado contra Deus, eles pediram a Moisés que orasse por eles. Sempre podemos orar por aqueles que amamos e que sabemos que precisam de ajuda divina.

3. Salmos 55:17 – Não existe hora certa para orar

De tarde e de manhã e ao meio dia orarei, e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.

Segundo o salmista, podemos orar a qualquer hora e temos a promessa de que sempre seremos ouvidos.

4. Isaías 56:7 – Podemos orar na casa de Deus

Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada a casa de oração para todos os povos.

Podemos ter uma experiência ainda mais especial na casa de Deus se tivermos uma oração em nosso coração. É claro que o Senhor escuta nossas orações independente de onde estivermos, mas podemos receber inspiração a mais por ter ido buscá-Lo em Sua casa.

5. Daniel 6:10 – Orar para agradecer

Daniel, pois, quando soube que o documento estava assinado, entrou na sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas para o lado de Jerusalém), e três vezes ao dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como antes costumava fazer.

Daniel foi jogado na cova dos leões por ter sido pego orando e agradecendo ao Senhor. Ainda bem que hoje em dia isso não acontece mais! Mais uma coisa pela qual podemos agradecer a Deus: a liberdade religiosa.

6. Jeremias 29:13 – Orar com todo o coração

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

Orar com todo o coração significa expressar nossos sentimentos, ser sinceros, suplicar com toda a nossa alma. Orar com todo o coração é muito diferente de só orar com os lábios.

7. Joel 2:32 – Orar para receber livramento

E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor escapará; porque no monte de Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o Senhor disse, e entre os sobreviventes, os quais o Senhor chamará.

Ao mesmo tempo que o profeta Joel compartilhava as coisas terríveis que acontecerão próximo da Segunda Vinda de Cristo, ele disse que podemos orar ao Pai para receber livramento e proteção nos momentos difíceis e perigosos de nossas vidas.

8. Jonas 2:7 – Orar para se lembrar de Deus

Desfalecendo em mim a minha alma, me lembrei do Senhor; e chegou a ti a minha oração, no templo da tua santidade.

Não precisamos ficar presos dentro da barriga de um peixe grandão para ser lembrados de Deus, não é mesmo? Jonas meio que lembrou do Senhor e orou a Ele enquanto estava na barriga da baleia, mas nós podemos nos lembrar de Deus sempre e em lugares mais confortáveis.

Novo Testamento

9. Mateus 5:44 – Orar por aqueles que não nos tratam bem

Eu vos digo, porém: Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;

Não é fácil amar nossos inimigos assim como Cristo nos ensinou, mas podemos começar orando por essas pessoas.

10. Mateus 6:6 – Orar sozinhos

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê em oculto, te recompensará publicamente.

Podemos orar em público, mas também podemos conversar em particular com nosso Pai Celestial. Assim, podemos abrir nosso coração e conversar com Ele.

11. João 14:13 – Orar em nome de Jesus Cristo

E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

É muito importante que sempre que orarmos, o façamos em nome de Cristo. Ele é quem intercede por nós, Ele é o nosso advogado perante o Pai.

12. Romanos 8:26 – Orar para ter o Espírito Santo

E da mesma maneira, também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

O Espírito Santo é um membro da Trindade, e portanto, é um Deus. Ele pode nos ajudar a receber revelação para nossas vidas ao mesmo tempo que nos traz orientação direta dos céus.

13. Romanos 12:12 – Orar para ser capazes de passar por adversidades

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

O Senhor nos disse que nossa vida na Terra não seria fácil, mas que podemos perseverar com paciência e esperança por meio da oração.

14. Tiago 1:6 – Orar sem duvidar

Porém peça-a com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.

Se orarmos com fé, sem duvidar de que receberemos uma resposta ou mesmo sem duvidar da resposta que recebermos, com certeza seremos orientados para o bem pelo nosso Pai Celestial.

O Livro de Mórmon

15. 2 Néfi 32:8-9 – O Espírito de Deus nos ensina a orar

E agora, meus amados irmãos, percebo que ainda meditais em vosso coração; e é-me doloroso falar-vos sobre isso. Porque, se désseis ouvidos ao Espírito que ensina o homem a orar, saberíeis que deveis orar; porque o espírito mau não ensina o homem a orar, mas ensina-lhe que não deve orar.

O espírito mau não quer que oremos ao Pai. Então precisamos nos policiar para nunca deixar de falar com nosso Deus. 

16. Enos 1:4 – Estar em espírito de oração durante o dia todo

E minha alma ficou faminta; e ajoelhei-me ante o meu Criador e clamei-lhe, em fervorosa oração e súplica, por minha própria alma; e clamei o dia inteiro; sim, e depois de ter anoitecido, continuei a elevar a minha voz até que ela chegou aos céus.

Não precisamos ficar um dia inteirinho de joelhos, mas podemos ter uma oração em nossas mentes e em nossos corações durante todo o nosso dia.

17. Ômni 1:26 – A oração acompanha o jejum

E agora, meus queridos irmãos, quisera que viésseis a Cristo, que é o Santo de Israel, e participásseis de sua salvação e do poder de sua redenção. Sim, vinde a ele e ofertai-lhe toda a vossa alma, como dádiva; e continuai em jejum e oração, perseverando até o fim; e assim como vive o Senhor, sereis salvos.

Sempre que jejuamos é importante que oremos. Tanto antes, durante e depois de terminarmos o jejum. É uma maneira de nos aproximarmos ainda mais do Senhor.

18. Alma 34:17 – Orar para receber misericórdia de Deus

Portanto, permita Deus, meus irmãos, que comeceis a exercer vossa fé para o arrependimento, que comeceis a invocar seu santo nome, para que tenha misericórdia de vós.

Ao decidirmos fazer mudanças em nossas vidas, iniciando o processo de nos tornarmos como Cristo, podemos orar ao Senhor para pedir misericórdia.

19. Alma 37:37 – Orar para nos aconselharmos com o Senhor

Aconselha-te com o Senhor em tudo que fizeres e ele dirigir-te-á para o bem; sim, quando te deitares à noite, repousa no Senhor, para que ele possa velar por ti em teu sono; e quando te levantares pela manhã, tem o teu coração cheio de agradecimento a Deus; e se fizeres essas coisas, serás elevado no último dia.

Nossos planos não precisam ser um segredo. Podemos e devemos compartilhá-los com nosso Pai. Ele vai nos ajudar, orientar. Ele nos dará ideias por meio do Espírito Santo. Ele sabe o que é melhor para nós.

20. 3 Néfi 19:24 – Orar de coração, sem usar de repetições

E aconteceu que depois de haver assim orado ao Pai, Jesus aproximou-se dos discípulos e eis que continuavam orando a ele, sem cessar; e não repetiam muitas palavras, porque lhes era manifestado o que deviam dizer e estavam cheios de anelo.

Uma oração é uma conversa com Deus, então podemos nos expressar como faríamos em uma conversa, ao mesmo tempo que mantemos o respeito por nosso Pai. Não precisamos memorizar frases, nem mesmo repetir algum padrão.

21. Morôni 7:48 – Orar para receber caridade

Portanto, meus amados irmãos, rogai ao Pai, com toda a energia de vosso coração, que sejais cheios desse amor que ele concedeu a todos os que são verdadeiros seguidores de seu Filho, Jesus Cristo; que vos torneis os filhos de Deus; que quando ele aparecer, sejamos como ele, porque o veremos como ele é; que tenhamos esta esperança; que sejamos purificados, como ele é puro. Amém.

Ter o puro amor de Cristo por outras pessoas não é tão fácil assim. E é por isso que o Senhor nos aconselha a pedir por esse dom em nossas orações.

Doutrina e Convênios

22. D&C 6:11 – Orar para saber os mistérios de Deus

E se perguntares, conhecerás mistérios que são grandes e maravilhosos; portanto, exercerás teu dom para que desvendes mistérios, para que leves muitos a conhecerem a verdade, sim, para convencê-los do erro de seus caminhos.

Podemos receber mais conhecimento sobre as escrituras ao perguntarmos a Deus. Ele nos promete que nos revelará Seus mistérios e a verdade.

23. D&C 9:8 – Orar para saber se o que decidimos está certo

Mas eis que eu te digo que deves estudá-lo bem em tua mente; depois me deves perguntar se está certo e, se estiver certo, farei arder dentro de ti o teu peito; portanto, sentirás que está certo.

Bom, talvez esse seja bem parecido com o número 19, mas a diferença nesse caso é que antes de apresentarmos a nossa solução ou plano ao Senhor, a gente deve ter estudado muito bem por nossa conta. Ter buscado todas as soluções possíveis e então apresentar tudo isso ao Pai. Se estiver certo, ele vai fazer arder nosso peito.

24. D&C 25:12 – Cantar um hino é uma oração

Porque minha alma se deleita com o canto do coração; sim, o canto dos justos é uma prece a mim e será respondido com uma bênção sobre sua cabeça.

Os hinos frequentemente são compostos de letras cheias de preces, louvores, agradecimentos, tudo o que também falamos em uma oração. Então não se acanhe, você sempre pode cantar um hino que o Senhor ficará alegre. 

25. D&C 68:28 – Ensinar nossos filhos a orar

E também ensinarão seus filhos a orar e a andar em retidão perante o Senhor.

Falar com nosso Pai Celestial é algo tão importante que precisamos ensinar nossos filhos, ou mesmo todos à nossa volta, a orar.

26. D&C 88:119 – Orar em nossos lares

Organizai-vos; preparai todas as coisas necessárias e estabelecei uma casa, sim, uma casa de oração, uma casa de jejum, uma casa de fé, uma casa de aprendizado, uma casa de glória, uma casa de ordem, uma casa de Deus.

Para que nossa casa se torne ainda mais como um pedacinho do céu, podemos orar dentro dela. Em família ou individualmente, a oração no lar faz com que nosso lar se aproxime mais de Deus e os membros de nossa família se aproximem mais uns dos outros.

Líderes da Igreja

27. David A. Bednar – Orar é um privilégio

“A oração é um privilégio e o desejo sincero da alma. Podemos deixar para trás as orações rotineiras e mecânicas e nos envolver em orações significativas, pedindo com fé e agindo, perseverando com paciência na prova de nossa fé, reconhecendo e aceitando humildemente que “seja feita a vontade do Pai e não a minha”.”

28. M. Russell Ballard – A oração nos aproxima das pessoas

“A oração nos elevará e nos aproximará como indivíduos, como famílias, como Igreja e como mundo. A oração influenciará cientistas para ajudá-los na descoberta de vacinas e medicamentos que colocarão fim a esta pandemia. A oração consolará as pessoas que perderam entes queridos. Ela nos guiará para sabermos o que fazer a fim de nos proteger.”

29. Brigham Young – Orar deve ser parte integrante de nossa vida diária

“Não conheço nenhum outro caminho para os santos dos últimos dias seguirem senão fazerem com que cada sopro seja praticamente uma oração a Deus, pedindo que ele guie e dirija seu povo”.

30. Juan A. Uceda – Nossas orações são ouvidas por Deus

“No exato momento em que dizemos: “Pai Celestial”, Ele ouve nossa oração e é sensível a nós e a nossas necessidades. E Seus olhos e ouvidos se voltam para nós. Ele lê nossa mente e sente nosso coração. Não se pode esconder nada Dele. Agora, o que é maravilhoso é que Ele vai vê-lo com os olhos do amor e da misericórdia — algo que não podemos compreender plenamente. No entanto, o amor e a misericórdia estão com Ele no exato momento em que você diz: “Pai que está no céu”.”

31. Henry B. Eyring – Orar nos traz poder

“Com uma oração fervorosa, Deus pode nos conceder poder no sacerdócio em quaisquer circunstâncias em que nos encontremos. É simplesmente requerido que peçamos com humildade para que o Espírito nos mostre o que Deus gostaria que disséssemos e que fizéssemos, e então devemos fazer essas coisas e continuar vivendo de modo a merecer esse dom.”

32. Richard G. Scott – Entender as respostas de nossas orações pode ser difícil

“Nosso Pai Celestial não nos mandou à Terra para fracassarmos, mas sim para triunfarmos gloriosamente. Pode parecer um paradoxo, mas é por isso que o reconhecimento de resposta às orações pode ser às vezes difícil. Às vezes tentamos tolamente enfrentar a vida dependendo de nossa experiência e capacidade. É muito mais sábio procurarmos saber o que fazer por meio da oração e da inspiração divina. Nossa obediência garante que, se for necessário, nos qualifiquemos a ter o poder divino para realizar um objetivo inspirado.”

33. J. Devn Cornish – Orar pedindo coisas justas

“Crianças, jovens e adultos, por favor, creiam no quanto um amoroso Pai Celestial deseja abençoar vocês. Porém, como Ele não interferirá em nosso arbítrio, precisamos pedir que Ele nos ajude. Tais pedidos são em geral feitos por meio da oração. A oração é um dos mais preciosos dons que Deus concedeu ao homem.”

34. Russell M. Nelson – Orar é algo simples

“O Senhor poderá atender a uma oração simples, oferecida com fé, com meia dúzia de palavras […] tão pronta e eficientemente quanto responderá a uma oração de mil palavras. O Senhor aceitará aquilo que for suficiente, com muito mais prazer e satisfação do que aquilo que for demasiado e desnecessário”.

35. Sydney S. Reynolds – Não existe lugar certo para orar

“Onde estavam na última vez que oraram? Já orei em muitos lugares: na praia, nas montanhas, na igreja, no parque de diversões. Oro em casa, em um avião e no hospital. Sei que posso orar ao Pai Celestial a qualquer hora, em qualquer lugar. Sei que Ele me ouve.”

36. Boyd K. Packer – Podemos orar sempre

“Uma das mais afiadas ferramentas do adversário é convencer-nos de que não somos mais dignos de orar. Não importa quem você seja ou o que tenha feito, sempre pode orar.”

37. James E. Faust – A oração nos cura

“Uma oração fervorosa e sincera é uma comunicação de mão dupla, que muito contribuirá para trazer Seu Espírito, fluindo como água curativa, para ajudar-nos com as provações, dificuldades, dores e sofrimentos que todos enfrentamos”.

38. Elaine S. Dalton – Orar e clamar a Deus

“Podemos orar! Podemos clamar a Deus em nome de Seu Santo Filho Jesus Cristo e buscar consolo, orientação e direção.”

39. Thomas S. Monson – Agir de acordo com nossa oração

“Precisamos orar e depois precisamos agir.”

E então? Qual foi o ensinamento que você mais gostou? 

Esqueci de alguma coisa?

Compartilhe com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *