MaisFé.org

7 padrões de oração que aprendemos com o Profeta Joseph Smith

Aprendi muito nos últimos 40 anos de estudos intensivos sobre o Profeta Joseph Smith, tentei ver e seguir padrões de sua vida, sua fidelidade e sua incrível obediência ao Senhor.

Joseph foi ensinado por ninguém menos do que 56 diferentes mensageiros celestiais, incluindo pelo menos 5 visitas do Pai e do Filho, 22 visitas do anjo Morôni, e visitas dos Doze Apóstolos, os da época de Jesus, e os Doze Discípulos de Cristo relatados no Livro de Mórmon. Podemos confiar em Joseph, segui-lo e ter um testemunho seguro de seu chamado.

Senti que deveria escrever sobre 7 padrões de oração que aprendi com o Profeta Joseph — padrões que nos ajudarão a nos aproximarmos do Senhor, e nos ajudarão a exercer grande fé para a salvação. Acho que alguns destes padrões irão surpreendê-lo.

Padrão 1: Conhecer a nossa absoluta dependência do Senhor

Aprendi esse padrão com a Primeira Visão.

A oração que antecede a Primeira Visão está relacionada com a nossa absoluta dependência do Senhor para obter um conhecimento que simplesmente não podemos obter sem a Sua ajuda.

Fonte: Newsroom

Joseph percebeu que sem a ajuda de Deus, ele permaneceria na escuridão e na confusão sobre o conhecimento que precisava para avançar na vida.

Estamos numa posição semelhante nas nossas vidas? Existem coisas que simplesmente não podemos saber sem a ajuda de Deus?

Padrão 2: Cansar o Senhor até que Ele nos abençoe.

Como assim? Parece que fazer isso incomoda o Senhor. Bom, na verdade não.

A lição que aprendemos com a parábola pouco lembrada sobre a viúva que importuna o juiz injusto (Lucas 18:1-5) foi uma alusão recorrente nos ensinamentos de Joseph Smith. Encorajando a cada um de nós a seguir o exemplo da viúva insistente, Joseph disse:

“Deus não tem preferência por ninguém. Todos temos o mesmo privilégio. Vem a Deus. Cansai-O até que Ele os abençoe.”

Então, agora sabemos que devemos ir a Deus para descobrir coisas que não poderíamos descobrir sem Ele, e, somos convidados a cansá-Lo até que Ele nos abençoe.

Podemos aplicar estas coisas em nossas vidas? Existe algo que você realmente precisa? Não estou falando de dinheiro — embora o dinheiro, às vezes, seja parte de nossas orações, mas me refiro aos momentos em que precisamos receber orientações, obter cura de nossas doenças e enfermidades, ter revelação sobre algo, podemos cansar o Senhor e somos convidados a fazê-lo. Acredito que ainda temos muito a aprender sobre este padrão de oração.

Padrão 3: Juntar-se a fé de outras pessoas na obtenção de bênçãos poderosas.

Parece um pouco óbvio unir nossa fé com nossa família e amigos próximos para obter bênçãos, mas vamos observar o padrão na vida de Joseph.

Neste relato, Joseph e Hyrum estavam com cólera. Fracos demais para conseguir andar, eles decidiram orar juntos a Deus, a fim de ter sua saúde restaurada.

“Fizemos isso, mas sem receber qualquer bênção, pioramos.”

Eles decidiram orar novamente, mas “os céus pareciam selados contra nós e todo o poder que poderia nos dar qualquer assistência estava bem fechado dentro de seus portões.”

Então, eles decidiram orar por misericórdia “e não se levantar até que um ou o outro tenha um testemunho de que seríamos curados”

“Em pouco tempo, Hyrum saltou para os seus pés e exclamou: ‘Joseph, eu vi uma visão em que nossa mãe estava de joelhos, embaixo de uma macieira, orando por nós, e ela está pedindo a Deus, em meio a lágrimas, para poupar nossas vidas. O Espírito testifica a mim que as suas orações e as nossas serão ouvidas – e a partir desse momento fomos curados e seguimos o nosso caminho, regozijando-nos.”

Podemos nos humilhar e pedir a fé e as orações de nossas mães e pais, irmãos e irmãs e queridos amigos quando estamos cercados de desafios mais difíceis do que podemos suportar? Não importa se seus pais ou familiares são membros da Igreja ou não, eles ainda podem exercer a fé em Deus em seu nome.

Use este poderoso padrão de oração e receberão grandes bênçãos, incluindo uma união mais profunda e um grande amor entre sua família.

Padrão 4: Orar por algo melhor

John Lyman Smith, primo de Joseph, estava hospedado com Joseph e Emma, e ele lembrou desta história:

“Na minha juventude, eu costumava comer à mesa de Joseph, o Profeta. Uma vez fui convidado para jantar. Estando eu a brincar na sala com seu filho, Joseph nos chamou, e ficamos um ao lado do outro. Depois de olhar para a mesa ele disse: “Senhor, nós te agradecemos por este pão de milho e pedimos-te para que nos envie algo melhor. Amém. O pão de milho foi cortado e eu recebi um pedaço.

“Antes de terminarmos de comer, um homem veio à porta e perguntou se o Profeta Joseph estava em casa. Joseph atendeu o visitante que disse: “trouxe um pouco de farinha de trigo e um presunto”

“Joseph aceitou os presentes e abençoou o homem em nome do Senhor. Voltando-se para sua esposa, Emma, ele disse: “Eu sabia que o Senhor iria responder à minha oração.””

Isto é uma oração de ingratidão? Acho que não. Acredito que essa é uma oração de alguém que realmente conhece o Senhor e sabe que Ele dá boas dádivas àqueles que pedem.

Eu realmente acredito que ao exercitar fé e conhecer o Senhor que dá as dádivas e as bênçãos que recebemos, podemos Lhe pedir algo melhor e vamos recebê-lo.

Padrão 5: Conhecer Deus tão bem que realmente sabemos a quem estamos orando.

Joseph disse o seguinte sobre o exercício da verdadeira fé em Deus:

“Observemos que três coisas são necessárias para que qualquer ser racional e inteligente possa exercer a fé em Deus para a vida e salvação.

“Primeiro, a ideia de que Ele realmente existe.

“Em segundo lugar, uma ideia correta de Seu caráter, perfeições e atributos.

“Em terceiro lugar, um conhecimento real de que o curso da vida que estamos seguindo está de acordo com Sua vontade. (Lectures on Faith 3:3-5)”

Eu amo ler as escrituras com a intenção de obter uma ideia correta do caráter de Deus, suas perfeições e atributos. À medida que O conheço melhor, sou mais capaz de orar a Ele. Seus atributos estão espalhados por todas as escrituras.

Agora, vamos olhar para a vida do Profeta Joseph é e ver este padrão:

Mary Elizabeth Rollins Lightner relatou:

“[Minha mãe e eu] fomos a algumas noites para a casa da família Smith, onde outras pessoas já estavam reunidas. Logo Joseph chegou e eles realizaram uma reunião.”

Depois do fim do encontro, “eles então se ajoelharam em oração, que ele conduziu. Sua oração foi tão longa, que várias das pessoas se levantaram para descansar seus joelhos e, em seguida, ajoelharam-se novamente para conseguirem ir até o fim.”, disse Mary, “eu nunca ouvi uma oração tal qual aquela em minha vida. Senti que ele estava falando com o Senhor, e poder estava sob todos nós.”

Joseph podia orar assim porque ele realmente conhecia o Senhor pessoalmente e falava com Ele como um homem fala com seu amigo. Eu amo este tipo de oração poderosa.

Padrão 6: Saber de antemão que receberemos a sua resposta – exercer grande fé.

Adoro estudar os relatos dos dias 21 e 22 de setembro de 1823, para ver como o jovem profeta de 17 anos orou com conhecimento e poder. Leia atentamente este relato de Oliver Cowdery:

“O coração de Joseph estava em fervorosa oração, e toda a sua alma estava tão perdida a tudo de natureza temporal, que a terra, para ele, tinha perdido o seu encanto, e tudo o que ele desejava era estar preparado no coração para comungar com algum tipo de mensageiro que pudesse comunicar-lhe a informação desejada de sua posição perante Deus. [E como Joseph registrou: ‘pois eu tinha plena confiança em obter uma manifestação divina, como eu recebi anteriormente.’]

É claro que sabemos que esta oração antecedeu a primeira visita do anjo Morôni. Mas eu amo tudo o que aprendemos:

  • Joseph tinha plena confiança em obter uma visão.
  • Ele estava em fervorosa oração.
  • Toda a sua alma se desprendeu para todas as coisas desta terra.
  • Seu coração foi abrandado.

E veja os resultados! Podemos aprender algo com este padrão de oração!

Padrão 7: Clamar do fundo de nossa alma.

Às vezes nós realmente queremos algo do Senhor e temos que continuar orando por dias, semanas, meses ou até mesmo anos. O que aparentemente parece uma oração sem resposta, nos mantém de joelhos e neste modo de súplica por muito mais tempo do que alguma vez imaginamos.

Joseph Smith tinha sido preso em 1 de novembro de 1838 – e nos 140 dias seguintes ele orou para ser solto e implorou a Deus para que a justiça fosse feita a ele e aos seus companheiros. Ele clamou em meio a angústia de sua alma:

de Joseph Smith

“Ó Deus, onde estás? E onde está o pavilhão que cobre teu esconderijo?” (D&C 121:1).

Realmente podemos chegar a esse ponto de gritar e clamar. Mas por meio desta experiência, Joseph se aproximou do Senhor. Ele aprendeu os princípios do sacerdócio. Ele recebeu força, confiança e poder que não possuía. Antes da Cadeia de Liberty, Joseph sempre teve um porta-voz para falar por ele: Sidney Rigdon ou Oliver Cowdery fariam os discursos mais longos e Joseph os mais curtos. Depois de Liberty ninguém mais falou por Joseph.

Eu testifico que temos muito a aprender sobre a oração em nossas vidas. Eu testifico que Deus está disposto a nos ensinar a orar. Eu testifico que os padrões que o Profeta Joseph nos ensinou nos ajudarão a nos aproximar de Deus.

Fonte: Meridian Magazine

Relacionado:

Você se sente indigno de orar? Leia isto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *