MaisFé.org

9 maneiras de se aproximar de Deus

“O Espírito Santo pode fazer por nós, fisicamente, espiritualmente, emocionalmente, mentalmente e intelectualmente o que nenhum remédio criado pelo homem pode começar a fazer”, disse a Irmã Linda K. Burton, presidente geral da Sociedade de Socorro, durante um devocional do Sistema Educacional da Igreja no dia 2 de março.

A transmissão—proveniente da Universidade Brigham Young–campus de Idaho em Rexburg, Idaho—foi traduzida para muitos idiomas para jovens adultos da Igreja em todo o mundo. Veja a transmissão aqui.

Assim como aprender a tocar um instrumento ou um idioma é um processo, aprender a língua do Espírito é também um processo, um processo que é vital para todos aprenderem, disse Irmã Burton. É por meio do reconhecimento da voz do Espírito que os indivíduos são capazes de agir e fazer o que o Senhor quer que eles façam.

“É meu desejo mais profundo que aumentemos em nossa capacidade de ouvir e entender os impulsos do Espírito e agir de acordo com os sussurros que recebemos do Espírito Santo”, disse ela. “Para isso, devemos primeiro aprender a reconhecer a Sua voz.”

Irmã Burton compartilhou nove maneiras de ajudar as pessoas em sua busca para se aproximar de Deus e ouvir Sua voz.

“Podemos começar ao reconhecer que nosso Pai que está nos céus quer se comunicar conosco”, disse ela. “Nós sabemos disso porque todos os profetas dos últimos dias têm ensinado a doutrina da revelação pessoal. Fazemos as coisas pequenas e simples que demonstram que Ele está em primeiro lugar em nossas vidas e que queremos receber a revelação Dele.”

  1. Orar com sinceridade e humildade.

“Uma maneira de orar sinceramente é aprender a formular perguntas sinceras, do fundo do coração e humildemente levá-las ao Senhor”, ensinou a irmã Burton.

A irmã Burton fez perguntas que o Presidente Spencer W. Kimball fez uma vez a um grupo: “você quer orientação? Você orou ao Senhor por inspiração? Você quer fazer o que está certo ou quer fazer o que quer fazer, estando certo ou não? Você quer fazer o que é melhor para você a longo prazo ou o que parece mais desejável para o momento? Você já orou? Você orou bastante?”

Orar sinceramente significa que os indivíduos pretendem agir de acordo com a resposta que recebem, disse ela.

  1. Agir prontamente quando receber impressões espirituais.

Ao compartilhar um vídeo de uma experiência do Presidente Thomas S. Monson, que ilustra a grande importância de responder prontamente às impressões do Espírito, a Irmã Burton falou da importância de agir e de seguir as orientações dadas pelo Espírito.

  1. Estudar as escrituras diariamente.

Citando as palavras do Élder Robert D. Hales do Quórum dos Doze Apóstolos, a Irmã Burton disse: “quando queremos falar com Deus, oramos. E quando queremos que Ele fale conosco, estudamos as escrituras; pois Suas palavras são ditas por meio de Seus profetas.”

Ao compartilhar uma experiência de quando tinha 20 anos de idade, a irmã Burton falou de sua necessidade de obter uma resposta para suas orações sinceras enquanto enfrentava uma situação difícil. Enquanto falava com seu pai, ele sugeriu que ela se voltasse para as escrituras para ajudar a guiar suas decisões.

“Segui o seu conselho inspirado e estudei as escrituras”, disse ela. “Depois de algum tempo e esforço contínuo, fui abençoada com uma resposta inconfundível à minha oração. Depois de oferecer o meu melhor pensamento e decisão ao Senhor, eu sinceramente pedi uma confirmação dessa decisão e senti uma tranquila e pacífica confirmação no fundo do meu coração.”

verdades e mentiras

  1. Viver a lei do jejum.

“A fim de aumentar a nossa capacidade de ouvir a voz do Espírito, todos nós faríamos bem em jejuar a cada domingo de jejum e livremente dar a nossa oferta de jejum para ajudar aqueles que precisam”, disse ela.

Através do jejum, recebemos o espírito de profecia e revelação e a oportunidade de ser aconselhados pelo Senhor.

  1. Ser dignos e adorar no templo.

Baseando-se nas palavras do Presidente George Albert Smith, a Irmã Burton disse que “cada um de nós tem direito à inspiração do Senhor de maneira proporcional à forma como vivemos uma vida consagrada.”

A irmã Burton salientou que o Presidente Smith não disse que os indivíduos têm que ser perfeitos para receber inspiração, ele disse que apenas precisam estar dispostos a dar o seu melhor para viver dignamente.

“A dignidade parece ser um pequeno preço a pagar para abrir as janelas do céu”, disse ela. “À medida que cumprimos com os nossos convênios e partilhamos do sacramento, nos é prometido ter sempre o Espírito conosco. Mas isso vem depois de prometermos e mantermos a promessa de que sempre nos lembraremos do Salvador.”

  1. “Não tratar com leviandade as coisas sagradas” (D&C 6:12).

Os indivíduos devem reconhecer que a revelação do Senhor é uma confiança sagrada, ensinou a irmã Burton. Ao citar o Élder Richard G. Scott, a irmã Burton disse: “a inspiração cuidadosamente registrada mostra a Deus que Suas comunicações são sagradas para nós. Tais registros devem ser protegidos contra perdas ou a intromissão de outras pessoas.”

  1. Estar preparados para prosseguir com fé.

Relembrando quando ela e seu marido estavam noivos e fazendo planos para o futuro, a Irmã Burton disse que, quando confrontado com perguntas sobre os estudos e que carreira seguir, ou se perguntando quando deveriam começar uma família, eles se voltaram para o conselho dado por um profeta vivo, que ensinou a eles quem podem ter filhos enquanto eles estavam na faculdade e trabalhando, tudo ao mesmo tempo.

“Avançamos com fé”, disse ela. “Não foi fácil. O meu marido acabou trabalhando em três empregos de meio período enquanto ia para a faculdade para me permitir começar a minha nova carreira como mãe e educadora. Esse caminho estava em oposição direta à lógica do mundo, mesmo naquela época. Ao olhar para trás, podemos agora ver como tomar esses passos de fé resultou em bênçãos eternas, bênçãos que poderíamos ter perdido se não tivéssemos ouvido a voz do Espírito através do profeta escolhido pelo Senhor.”

  1. Deixar o Senhor decidir os detalhes do que Ele escolhe revelar e quando Ele escolhe revelá-lo.

“Talvez alguns de vocês tenham tido uma experiência semelhante à que os nossos seis filhos tiveram ao procurarem companheiros eternos dignos”, disse ela. “Porque eles só conseguem ver agora que cada um precisava ter certas experiências, a fim de ser capaz de reconhecer a mão do Senhor levando-os a seus companheiros eternos.”

Algumas dessas experiências exigiram anos de espera paciente e de prosseguir com fé, disse a irmã Burton. Às vezes, os céus até lhes pareciam fechados enquanto oravam.

“Quando o tempo do Senhor entra em conflito com nossos próprios desejos, confie em que possa haver algumas experiências preparatórias que o Senhor precisa que tenhamos antes que nossas orações sejam respondidas.”

  1. Dar ouvidos aos avisos dos profetas.

Ao compartilhar exemplos de avisos dados pelos profetas de hoje, irmã Burton ensinou que é através da sintonização do coração com a voz do Espírito que as bênçãos vêm.

“De todos os dons que nosso Pai Celestial poderia ter escolhido para conceder a seus filhos e filhas enquanto deixamos as águas do batismo, ele escolheu nos dar o dom do Espírito Santo.

“A voz do mundo é alta, implacável, persuasiva e persistente. A menos que aprendamos a sintonizar nossos corações com a voz do Espírito e refinar nossa capacidade de buscar, receber e agir sobre a revelação pessoal, estamos em terreno instável, no melhor dos casos. Precisamos da voz do Espírito para nos guiar para longe de tudo o que é imundo, tolo, vulgar, violento, egoísta e pecaminoso. Precisamos que o Espírito Santo não só para nos levar a tudo o que é ‘virtuoso, amável, de boa fama ou louvável’, mas para nos ajudar a cultivar um desejo por essas coisas, a fim de resistir à tentação do mundo.”

Fonte: The Church of Jesus Christ of Latter-Day Saints

Relacionado:

Mestre, o mar se revolta. Podes acalmar as tempestades?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *